Um dia como hoje em São Paulo, chuva e 16 graus de temperatura, com volta para casa de moto, me faz imediatamente ficar com vontade de voltar às minhas férias na Grécia!!!!
17 de julho de 2012
é isso, por fernando stickel [ 18:49 ]
17 de julho de 2012
Logo que a Av. Hélio Pellegrino foi aberta em 1992, sobre o leito canalizado do córrego Uberaba, surgiu o Sacolão da Vila Olímpia, um dos primeiros negócios abertos na nova avenida. Eu fui cliente, pois morava a cerca de um quarteirão, na esquina da R. Ribeirão Claro.
Hoje, vinte anos depois, são dezenas de lojas, restaurantes sofisticados, agências de automóveis e até prédios residenciais de alto padrão se encontram na avenida.
O sacolão se transformou em “Hortifruti”, e agora fechou, evidentemente para dar lugar a algum novo empreendimento sofisticado.
A cidade não para de mudar, e a Vila Olímpia é um dos bairros que muda mais rápidamente, está precisando urgentemente de Metrô!
é isso, por fernando stickel [ 14:43 ]
17 de julho de 2012
Mais uma vez a usina de força do Porsche 911 Carrera 1975 passa por ajustes, e voltará ao seu berço nos próximos dias…
Estou louco para voltar a usar os 210hp desta jóia de 2,7 litros!
é isso, por fernando stickel [ 13:27 ]
16 de julho de 2012
A rich blonde buys a new automatic Jaguar XKR Sport.
She drives the car perfectly well during the day, but at night, the car just won’t move at all.
After trying to drive the car at night for a week (but without any luck), she furiously calls the Jaguar dealers and they send out a technician to her. The technician examines the car and finds nothing wrong with it. So he turns to the blonde and asks:
“Ma’am, are you sure you are using the right gears?”
Full of anger, the blonde replies:
“You fool, you idiot, how on earth you could ask such a question? I’m not stupid you know! Of course I am using the right gears; I use D during the day and N at night!!”
é isso, por fernando stickel [ 11:53 ]
16 de julho de 2012
é isso, por fernando stickel [ 8:46 ]
15 de julho de 2012
A Saga do Exaustor Capítulo VI
Após meses de funcionamento capenga e ruidoso, o exaustor da cozinha da Sociedade Hípica Paulista agora quebrou de vez, o que me permitiu hoje aproveitar agradáveis momentos de silêncio, tomando um solzinho ao lado da piscina.
Talvez agora caia a ficha na cachola dos responsáveis e recomecem do zero, fazendo direito.
A observação que escrevi no livro de sugestões. Se tiver curiosidade, veja os capítulos anteriores desta novela sem heróis aqui.
é isso, por fernando stickel [ 19:20 ]
13 de julho de 2012
No último sábado, antes da inauguração da exposição “Um Olhar sobre a Brasilândia”, Arnaldo Pappalardo fez uma palestra para os alunos do curso “Aproximações com a Arte” realizado pela Fundação Stickel em parceira com o IMPAES, CENPEC e a Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia.
A turma toda, professores, alunos, colaboradores da Fundação Stickel.
é isso, por fernando stickel [ 8:32 ]
13 de julho de 2012
é isso, por fernando stickel [ 7:37 ]
12 de julho de 2012
Da esq. para a direita, Thais, funcionária da Fundação Stickel; Antonio, aluno; Arnaldo Pappalardo, professor; Gilberto, aluno e Lucas Cruz, professor, na inauguração da exposição “Um Olhar sobre a Brasilândia”, com trabalhos dos alunos do Projeto Contrapartida, promovida pela Fundação Stickel e Sub-Prefeitura Freguesia/Brasilândia na Casa de Cultura da Brasilândia.
Martha Stickel, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Stickel e Arnaldo Pappalardo.
O vereador Floriano Pesaro com a aluna Isis e com sua assessora.
A turma toda, professores, funcionários, alunos, e Walter, o responsável pela Casa de Cultura (de cabelos mais brancos que os meus…).
é isso, por fernando stickel [ 14:52 ]
11 de julho de 2012
Imagine uma praia como esta, ela existe e chama-se Agios Sostis, na ilha de Mykonos, Grécia.
Imagine ainda que ao lado desta praia exista um pequeno restaurante chamado Kiki.
Dotado apenas de uma grelha, oferecendo saladas, peixes, lulas, camarões, polvos, e vinhos, com preços, acredite se quiser, ridículos…
Imagine ainda que, após o almoço, andando apenas alguns passos, você encontre este espaço calmo e silencioso para descansar.
Imagine ainda o Monte Olimpo, morada dos deuses da mitologia grega, eu acho que deve ser muito parecido com isto…
é isso, por fernando stickel [ 10:01 ]
9 de julho de 2012
Hoje à tarde, em um agradável passeio a pé, Sandra, Jimmy Hendrix e eu fomos conhecer o novo Shopping JK Iguatemi na Vila Olímpia.
Muito bonito, projeto arquitetônico primoroso, amplo, arejado, bem iluminado. Até aí tudo bem.
Ocorre que o trânsito na região virou um inferno, e como sempre o poder público falhou, porque não assumiu para valer sua responsabilidade, que a estas alturas, no caos em que São Paulo se transformou, deveria ser:
– Sem transporte público adequado, NÃO abre.
Não adianta dizer que haverão zilhões de vagas de estacionamento, valet-parking, o escambau, pois o modelo em vigor de privilegiar o transporte individual, em detrimento do coletivo está ERRADO!!!!
A outra coisa surpreendente é o tamanho das lojas, todas as grifes estrangeiras mais importantes e mais caras lá estão, em mega-lojas.
A Chanel, que ainda não abriu, ocupa a área de um quarteirão!!
Em um raio de ceca de 1.500m encontram-se três shoppings sofisticados, o próprio JK, o Iguatemi, e Cidade Jardim, além do Shopping Vila Olímpia, destinado a público de menor poder aquisitivo.
Haverá mercado para tudo isso? Aos preços exorbitantes que hoje se praticam em São Paulo, transformada em uma das cidades mais caras do mundo??!
Sei não…
Penso sempre nas metrópoles que conheço, como New York, onde morei, Londres e Paris, todas muito bem providas de transporte público, nas quais os sistemas de metrô datam do século XIX e onde os shoppings não tem estacionamento, por exemplo Bloomingdales na 59, Harrods em Knighstbridge e Le Bon Marché em Saint Germain.
São Paulo está atrasada quase um século…Para comparar, o Metrô de São Paulo começou a funcionar em 1974, e tem hoje cerca de 74km de linhas, o Metrô da Cidade do México começou a funcionar em 1969 e tem hoje cerca de 202 km de linhas…
é isso, por fernando stickel [ 20:30 ]
8 de julho de 2012
Em 1600, Giordano Bruno foi condenado à fogueira pela Inquisição porque acreditava que a terra se movia em torno do seu eixo e em torno do sol. Trinta e três anos depois, Galileu Galilei só não teve o mesmo destino porque renunciou à sua convicção científica.
A dificuldade em confirmar a rotação da terra reside no fato de que se trata de uma rotação muito lenta (0,0007 rotações por minuto).
Em 1851, o astrônomo francês Jean Bernard Léon Foucault (1819-1868) realizou uma bela e simples experiência capaz de demonstrar a rotação da terra. Com uma corda de 67 metros, fixa no teto do Panthéon de Paris, ele suspendeu uma esfera de 28 kg e imprimiu-lhe um movimento pendular.
A princípio, a expectativa era que o pêndulo oscilasse em um movimento retilíneo em um único plano vertical. No entanto, o que foi observado é que a oscilação do pêndulo parecia girar com o tempo, mudando sua direção em relação a esse plano considerado.
Quando o pêndulo é colocado em movimento, pelas Leis de Newton, sua oscilação depende somente da força gravitacional, da tração do fio e da resistência do ar, que faz diminuir a amplitude das oscilações com o passar do tempo. Nenhuma outra força age para explicar a mudança de direção da oscilação do pêndulo. Em Paris, a rotação é medida em cerca de 10° por hora, no sentido horário.
Mas, se não há nenhuma força atuando no pêndulo para que mude a direção da oscilação, por que o pêndulo gira? Na verdade, o pêndulo não gira. É o plano contido pela Terra que está girando! O plano de oscilação do pêndulo permanece constante. Nós, os observadores, temos a impressão de que o pêndulo gira, por que estamos “presos” à Terra.
O experimento de Foucault consiste em uma das maneiras mais simples e elegantes de se provar a rotação da Terra, que até hoje é admirada por sua simplicidade na forma de integração entre o ser humano e a natureza, sendo considerada por muitos físicos como um dos dez mais belos experimentos científicos.
Em janeiro 2010 levei meu filho Arthur para conhecer Paris, fomos ao Panthéon e, frustração! O pêndulo estava fechado para reforma!
Desta vez voltei lá e pude ver a maravilha em ação. Me surpreendeu a lentidão do movimento de oscilação, veja:
é isso, por fernando stickel [ 17:49 ]
6 de julho de 2012
é isso, por fernando stickel [ 16:08 ]
6 de julho de 2012
Que delícia!!!!
Mr. Higgs deve estar se sentindo muito bem!!!! Parabéns a ele!!!
Em 1964 o cientista britânico Peter Higgs postulou a existência de uma partícula subatômica, que os físicos do CERN afirmam ter, talvez, encontrado depois de uma longa busca.
Trata-se do bóson de Higgs, partícula que atribui massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como “Modelo Padrão”, conjunto de leis elaborado nos anos 70 para descrever o funcionamento do universo.
é isso, por fernando stickel [ 14:32 ]
6 de julho de 2012
Agora a parte interessante sobre o Projeto HOMEM-CARRO, documentário com e sobre Anísio Campos (veja post abaixo):
O projeto já está no Catarse para crowdfunding. Veja e se delicie com o vídeo promo, leia a proposta, confira as contrapartidas oferecidas, contribua e participe da construção de uma grande história. Basta clicar aqui.
Olha só, tem quadro, escultura e sketches do Anísio entre as recompensas. Mas atenção! São em número limitado!
Eu já apoiei três projetos no Catarse, os três obtiveram sucesso! Agora vou apoiar mais este, muito especial, pois além de tudo trata-se de um amigo querido e companheiro de trabalho, Anisio e eu promovemos juntos o curso “Oficina de Design de Automóvel” em 1988, 1990 e 1992.
é isso, por fernando stickel [ 12:25 ]
6 de julho de 2012
Projeto HOMEM-CARRO, documentário com e sobre Anísio Campos!!!
Reproduzo abaixo o post do blog do Flavio Gomes:
SÃO PAULO (vamos ajudar!) – É o seguinte, macacada… A Raquel Valadares, cineasta, filha do Anísio Campos, está com um projeto tão ambicioso quanto essencial para a memória da indústria automobilística brasileira: fazer um documentário sobre seu pai, o maior designer de carros que o país já teve.
Antes que perguntem os mais desavisados, Anísio está bem, forte, divertido como sempre, e faz oitentinha no ano que vem. Para as filmagens, a Raquel precisa de TODOS os carros cujos projetos/desenhos tiveram algum grau de participação seu pai. Alguns eu já indiquei, passei os contatos, a coisa vai andar. Mas para muitos outros, vamos precisar da blogaiada. Leiam o pedido dela e eu volto depois:
“Chamada pública”, ou “convocação de loucos”, ou ainda “um pedido amigo”.
Anísio Campos, designer de muitos dos carros de nossa história e meu pai, será tema de um documentário. “Homem-Carro” (título provisório) já está em produção. Pretendo fazer deste doc um filme-processo, registrando o passo-a-passo do seguinte desafio: reunir autor e obra em grande estilo.
Até onde eu contei, são ao todo 15 carros. Papai desenhou para as ruas e para as pistas, desde 1964. O momento mais prolífico foi a década de 80, em que fez, pela Dacon e pela Engerauto, sete automóveis.
Algumas de suas criações são “clássicos” e imagino encontrar com facilidade. Puma GT, Puma DKW e 828, por exemplo. Mas como fazer para localizar em São Paulo e região — ou mesmo em outras quebradas — carros como Corcel Hatch da Souza Ramos e o P.A.G. da Dacon, que também são dele?
Quero localizar carros que constituem a obra do Anísio Campos e conversar com seus donos. Quero conversar com quem sabe de alguém que conhece alguém. Ou mesmo que sabe onde os carros, mesmo abandonados, jazem. Tudo isso interessa ao meu filme. Tudo isso interessa para resgatar esta memória.
Para conseguir chegar até os donos dos carros projetados pelo Anísio é necessário tecer uma teia de relações. Para isso, a “web”. Eu conto com a colaboração de todos. Qualquer informação é preciosa!
Abraços!
Raquel Valadares
Contatos
e-mail: raqvaladares@gmail.com
Telefones: (21) 7864-5745, (21) 3269-7391, (21) 3164-4626?Nextel (ID) 10*5553?Skype (ID) kelcampos
A lista da Raquel, DOS CARROS QUE TIVERAM ALGUM TIPO DE PARTICIPAÇÃO DO ANÍSIO (não nos encham o saco, advogados, ESTOU FALANDO DE PARTICIPAÇÃO, NÃO DE AUTORIA EXCLUSIVA) é a que segue:
1967 – Puma GT DKW
1966 – Carcará (réplica única com Paulo Trevisan)
1968 – AC biposto de corrida
1970 – Tropí
1974 – AC monoposto Fórmula Super-Vê
S/data – Karmann-Ghia/Porsche, Equipe Dacon
S/data – Corcel Hatch, Souza Ramos
S/data – P.A.G. Dacon
1982 – 828
1985 – Escorpion Ergo Cabine
1985 – Escorpion pick-up
1987 – Topazzio
1988 – Nickinho
1988 – Nickão
1990 – Chubby
2005 – 828/3 (protótipo único com Ricardo Machado)
Quem tiver qualquer pista desses carros, coloque aqui nos comentários ou entre em contato direto com ela. Mas insisto: não basta vir aqui e comentar “ah, eu vi não sei onde…”. ENTREM EM CONTATO COM A RAQUEL e passem para ela suas informações. Vamos achar todos e mostrar que esta internet do capeta serve para alguma coisa útil, afinal…
é isso, por fernando stickel [ 12:08 ]
5 de julho de 2012
Com crise ou sem crise na Grécia, tenho certeza que os empresários que se dedicam a aquecimento solar de água vão muito bem obrigado.
Não há uma única casa que não tenha o aparelho em cima do telhado.
é isso, por fernando stickel [ 18:57 ]
5 de julho de 2012
Os vândalos do século XIX eram mais zelosos da permanência de suas “intervenções”, gravavam seus nomes a cinzel!
Estes estão gravados na base de uma das colunas do templo de Poseidon, em Cape Sounion.