aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

sobre o autor


Fernando Diederichsen Stickel, com os Jack Russell Bolt e Jimmy.

Nasci em São Paulo SP na Pro Matre Paulista em 6 Outubro 1948 às 18:52h

Meus pais Erico João Siriuba Stickel e Martha Diederichsen Stickel ambos de origem alemã me educaram rigidamente, e aprendi o pouco de alemão que sei principalmente no contato diário com nossa governanta Lina Johanna Dietze, conhecida por Fräulein, mas também com meus avós paternos Erna e Arthur Stickel.

Nossa casa na R. dos Franceses era cheia de livros, quadros, gravuras, esculturas, tapetes, era uma casa onde se ouvia música clássica e não havia televisão. Meus pais se relacionavam principalmente com arquitetos, músicos, gente da arte e da cultura.

Havia um piano no porão, e por um breve período também um órgão elétrico Hammond, que meu pai tocava. O porão, a garagem e o jardim permitiam brincadeiras de todos os tipos, minha infância e de meus irmãos foi basicamente dentro de casa, não havia convivência com vizinhos nem brincadeiras de rua.

Toda minha vivência de bairro e de rua se realizava na casa do meu amigo Klaus Foditsch, que morava na Rua Barão de Aguiar, ao lado do Aeroporto de Congonhas.

Meu interesse por máquinas, motores, bicicletas, carrinhos, tudo que andasse e tivesse motor já era evidente, e tanto perturbei meus pais que com 16 anos de idade ganhei uma Leonette 50cc.

Com cerca de 20 anos de idade iniciei aulas de desenho com Frederico Nasser, fato que mudou radicalmente minha vida, pois me lançou em velocidade supersônica no mundo das artes, por conta deste pontapé inicial os anos de 1968, 69, e toda a década de 70 foram riquíssimos, e solidificaram minha paixão pela ARTE.

A partir daí a vida continuou com sólidas escolhas e paixões já encaminhadas…

Estudei em 1970 com Baravelli, Fajardo, Nasser e Resende na Escola Brasil: e formei-me pela FAU-USP em 1973.

Nos anos 70 trabalhei como arquiteto e designer gráfico, optando por uma carreira nas artes plásticas em 1980.

Participei de inúmeras exposições individuais e coletivas, recebendo em 1985 o Prêmio Aquisição Desenho, no III Salão Paulista de Arte Contemporânea.

Fui nomeado para o Programa CAPES / FULBRIGHT de especialização em Artes nos EUA, e morei em New York em 1984/85.

Dei aulas de desenho de observação em meus estúdios na Vila Olímpia na R. Ribeirão Claro e na R. Nova Cidade por 20 anos. Com Anísio Campos promovemos o curso “Oficina de Design de Automóvel” em 1988, 1989 e 1990.

Publiquei os livros: “aqui tem coisa” (poesias e desenhos) pela Editora DBA em 1999; “Vila Olímpia” (fotos), pela Editora Terceiro Nome em 2006 e “Clássicos” (fotos e pequenas histórias) pela Editora Madalena em 2020

Ocupo desde 2004 a posição de Diretor Presidente da Fundação Stickel, instituição sem fins lucrativos visando a transformação de jovens e adultos através das artes visuais, nossa atuação concentra-se na Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha, distritos da zona Norte de São Paulo. Nosso lema ARTE TRANSFORMA!

Em 2007 uma paixão antiga finalmente encontrou espaço para se desenvolver, a militância no universo dos carros clássicos. Adquiri um Porsche 911 Carrera 1975 e meu envolvimento neste universo cresceu exponencialmente, me filiando a clubes e participando de rallies, passeios e eventos de antigomobilismo, no Brasil e no exterior.

Concluí em 2009 MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/CEATS e em 2011 frequentei a Foundation School em Bertinoro, Itália promovida pelo CAF – IDIS.

Venho atuando ativamente no Terceiro Setor, participando de congressos, encontros e seminários.

Optei pela fotografia em 2003, na sequência de 30 anos de carreira nas artes plásticas e ensino de desenho de observação, e expus minhas fotos pela primeira vez na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2006, com curadoria de Diógenes Moura, com a série “Vila Olímpia”.

Minhas obras estão em coleções públicas e particulares, no Brasil e no exterior.

Mantenho desde 2003 este blog “aqui tem coisa”

Estou casado com a Sandra e tenho os filhos Fernanda, Antonio e Arthur, e os netos Samuel, Ian, Noah e Pedro.

Sandra e eu somos os pais do Jimmy Hendrix e do Bolt, adoráveis cães da raça Jack Russell. Eles comandam as nossas vidas!

é isso, por fernando stickel [ 15:19 ]