Edie Sedgwick (1943-1971), uma das “superstars” de Andy Warhol em sua “Factory”.
Morreu de overdose aos 28 anos.
13 de dezembro de 2012
é isso, por fernando stickel [ 18:33 ]
10 de dezembro de 2012
Alguém comentou o descalabro na Casa de Cultura da Brasilândia, situação que acabou por justificar o término da parceria que a Fundação Stickel vinha lá mantendo em 27/11/2012.
Nosso parceiro na Brasilândia “Luisinho do Pandeiro” sempre apoiou as atividades da Fundação, divulgando nossas ações.
Desta vez, infelizmente, a notícia que ele traz tem o sabor de “fim-de-feira”…
é isso, por fernando stickel [ 9:02 ]
6 de dezembro de 2012
“Toda forma que cria beleza tem uma função”
“O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que no encontro sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein.”
Fiz esta homenagem a Oscar Niemeyer (1907-2012) em 9 Maio 1979, no caderno que mantive com meu amigo Cassio Michalany.
Como artista, escultor, desenhista, um gênio!
Já como arquiteto, sofrível (estive DENTRO de várias obras dele, são péssimas)
Como político, lamentável.
Sobre o comunismo de butique de Niemeyer, ícone perfeito da CHEC (Comunistas Hipócritas da Esquerda Caviar) leiam o excelente artigo de Reinaldo Azevedo.
Por outro lado, é inegável o legado plástico de Niemeyer, homenageado pelo Edifício Copan, neste meu óleo sobre tela de 1980.
é isso, por fernando stickel [ 9:16 ]
6 de dezembro de 2012
Livro Vera Martins: Pintura por Desconstrução
A Fundação Stickel, a Editora Terceiro Nome e a Galeria Jaqueline Martins convidam para o lançamento do livro “Vera Martins: Pintura por Desconstrução”, na Galeria Jaqueline Martins (Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 74, São Paulo-SP), no próximo dia 15 de dezembro (sábado), a partir das 12 horas.
O evento também marcará o início de uma exposição de Vera Martins no local e contará com uma performance da artista.
Editado pela Fundação Stickel e pela Terceiro Nome, o livro é belo registro da obra desta artista plástica que propõe a desconstrução do suporte da pintura. Desfiando a tela, Vera a transforma em fios e eles, por sua vez, tornam-se chicote e pincel, impondo suas marcas, formas e nós que geram linhas em uma ação enérgica, corporal e vital.
A artista vem de uma família de fiandeiras portuguesas que faziam à mão todas as etapas do trabalho: o plantio do linho, a sedagem, a fiação e o tear dos lençóis. Em seu percurso de 25 anos nas artes plásticas, Vera também se tornou uma fiandeira, tecendo a vida, a morte e a sexualidade em pinturas, objetos e instalações.
O livro começou com o Projeto Contrapartida da Fundação Stickel, por meio do qual a artista criou uma parceria para publicar seu trabalho e, em troca, desenvolveu um curso sob o mesmo tema, para jovens da Brasilândia, a partir das suas experiências com alunos na Alemanha. ”O livro é o projeto editorial mais ambicioso da Fundação Stickel até agora. Iniciou-se como um registro do Projeto Contrapartida e foi evoluindo, incorporou vários textos, fotos, recebeu a colaboração de várias pessoas e sofreu inúmeras revisões do design gráfico”, relata Fernando Stickel, presidente da fundação.
Performance – Por volta das 16 horas, a artista realizará na galeria uma demonstração de sua técnica de chicotear para produzir suas obras.
A exposição das obras de Vera Martins ficará aberta na galeria ate 22 de dezembro.
Serviço:
Livro Vera Martins: Pintura por Desconstrução
Organização: Fernando Stickel
Textos: Agnaldo Farias e Carlos Perrone
Fotos: Rômulo Fialdini
108 págs
ISBN: 978-85-7816- 100-2
Preço: R$ 40,00
Lançamento, exposição e performance da artista
Local: Galeria Jaqueline Martins (Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 74, São Paulo-SP)
Data: 15/12 (sábado)
Horário: 12 horas
é isso, por fernando stickel [ 8:35 ]
5 de dezembro de 2012
Passei estes dias em frente a este imóvel situado na Av. João Dias 480, bairro de Santo Amaro, em São Paulo, onde morou desde os anos sessenta o pintor Wesley Duke Lee (1931-2010)
Tive o privilégio de conhecer o artista e sua casa/atelier, situada na parcela do imóvel marcada na foto com o Nº 1.
Ao lado, marcada com o Nº 2, ele montou nos anos setenta a fábrica de molduras “Rex”, depois desativada. O espaço passou a abrigar o “Instituto de Arqueologia Anímica de Santo Amaro”, na “Sala Cacilda Teixeira da Costa”, que nada mais era que o arquivo pessoal do artista.
Esta simples descrição não faz jus ao que de fato se encontrava neste imóvel, uma riqueza inacreditável de arte, objetos, livros, e, principalmente, um clima de beleza, mistério e arte únicos, que eu tive a felicidade de fotografar em 2005.
Na foto de Dezembro de 2005, em frente à sua casa, a Profª Drª Claudia Valladão de Mattos, o próprio Wesley, e os pesquisadores André Luis Tavares Pereira e Maria do Carmo Couto da Silva.
Naquela época a Fundação Stickel dedicava-se a digitalizar os arquivos pessoais do artista, projeto bruscamente interrompido, veja porque aqui.
é isso, por fernando stickel [ 15:02 ]
5 de dezembro de 2012
Participei do I Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais, promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em parceria com o Global Philantropy Forum (GPF), no último dia 30/11.
Muito bem organizado, com boas palestras, entre elas a do cientista Miguel Nicolelis, genial!
é isso, por fernando stickel [ 14:06 ]
4 de dezembro de 2012
Eu não tive o prazer de conhecer o Fabio pessoalmente, apesar de frequentarmos o mesmo clube de antigomobilistas. Tenho certeza de que ele estará passeando agora no meio das nuvens, em cima de sua Moto Guzzi…
Transcrevo abaixo a nota oficial do MG Club do Brasil:
“O MG Club do Brasil vem externar o seu profundo pesar sobre a morte do amigo, colecionador, piloto e associado Fábio Steinbruch de 51 anos (faria 52 em 12 de março), morto em um acidente de motocicleta (Moto Guzzi 250 – estouro do pneu dianteiro) na marginal do Tiete (São Paulo) – ele mesmo ligou para o resgate do Corpo de Bombeiros, sendo levado ao Hospital São Luiz (uma clavícula quebrada perfurou a artéria torácica superior, levando a uma forte hemorragia).
Seu enterro ocorreu no dia de ontem (3/12). Sempre que podia, o Fábio como associado do MG Club do Brasil, participava de nossos eventos (os realizados em pista, participava de todos) – no nosso último evento na pista do Eduardo Souza Ramos, ele compareceu com dois carros de corrida (Alfa Romeo GTV e um JK).
Sua atuação no antigomobilismo não se resume a isso – foi um grande incentivador do hobby, sendo autor de livros sobre o tema e, tinha a intenção de fundar um museu (que estava sendo construído na Região de Águas de Lindóia), onde poderia mostrar grande parte da sua coleção de mais de 200 veículos.
Era um homem gentil, de boa índole e apaixonado pela Alfa Romeo (foi um dos fundadores do Alfa Romeo Clube) e por carros nacionais (corria ultimamente com um Dodge Polara todo preparado). Nosso pesar a sua mulher Fabiane, seu irmão Leo e a toda sua família.
Conselho e Diretoria do MG Club do Brasil
Luis Cezar Ramos Pereira
Presidente”
é isso, por fernando stickel [ 13:52 ]
4 de dezembro de 2012
A day in the life – Fuga das Ilhas II
Acordei às 8:00h, tomei café, dei um tempo, preparei os equipamentos, besuntei grossas camadas de protetor solar, peguei o carro e fui para a Barra do Sahy, tentei entrar na “cidade” e desisti, muita bagunça, carros parados em tudo quanto é lugar, estacionamentos lotados, voltei e parei na beirada da estrada.
Através da praia lotada fui até a tenda da Fuga das Ilhas, lá escreveram o Nº 14 no meu braço direito. Dei uma circulada, examinei as bóias, pensei um pouco na estratégia a utilizar na prova.
As escunas voltaram da ilha após deixar a turma da segunda bateria, e os integrantes da terceira bateria começaram a nadar em direção a elas.
Chegamos na ilha e todo mundo se dirigiu à tenda em busca de água, quando cheguei JÁ NÃO HAVIA ÁGUA!!!!!!!! que merda de organização!!
Preocupado, pensei em alternativas, sei que a hidratação correta é uma necessidade absoluta em uma prova longa como essa. Olhei em volta, vários barcos estavam por ali perto da praia, pequenos e grandes, visualizei um “gommone” amarelo chamado Rapa Nui, me aproximei e pedi água ao casal, que muito simpáticamente me deu uma garrafa. Obrigado!!!
Tomei minha água discretamente e fui para debaixo de uma árvore esperar a largada. Examinei a situação e decidi sair bem longe do grupo principal, quando soou a sirene larguei praticamente sozinho e fui no meu ritmo, água mais para fria, mas gostosa, poucas ondas.
Até a metade do percurso foi tudo bem, aí me pegou a primeira cãibra na panturrilha direita, mexi pra cá, mexi pralá, a cãibra soltou, voltei a nadar o crawl, pouco depois outra cãibra, e assim foi indo, e cada vez inventava novos malabarismos para soltar as cãibras, que evoluiram paras as duas pernas e pegavam em todos os lugares.
Quando faltavam cerca de 300m a cãibra foi tão forte que chamei o barco resgate, mas ele estava longe e não me viu, então mais uma vez, com muita calma, fui administrando a melhor maneira de soltar, e fui avançando lentamente, em estilo “cachorrinho de pé” até a linha de chegada.
Completei os cerca de 1.900m. em 59′ 31″. No “curral” da saída ganhei uma medalha, tomei um isotônico, mas bananas já não haviam. Eta organização de merda!!
Tudo bem, sempre vale participar de um evento como esse, disseram que eram cerca de 3.000 participantes.
Encontrei alguns amigos, comentamos os respectivos desempenhos, fui para casa, tomei um banho, almocei e voltei pilotando a Mercedes via Mogi das Cruzes.
Cheguei em casa moído, com as panturrilhas destruidas, o que não me impediu de jantar uma bela pizza com a Sandra e os meus filhos Antonio e Arthur.
é isso, por fernando stickel [ 11:05 ]
3 de dezembro de 2012
A day in the life – Fuga das Ilhas
No sábado acordei cedo, banho, barba, café com a Sandra, brinquei um pouco com o Jimmy, peguei a moto e fui recepcionar os alunos do curso Aproximações com a Arte promovido pela Fundação Stickel, inaugurando a parceria com a Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha.
De lá direto para a Hípica, onde nadei 600m, só para soltar. Almoço com a Sandra em casa, faço uma mala mínima, tiro a capa da Mercedes e largo às 14:30h para o Camburi.
Na estrada venho brincando com uma Cayenne Turbo, três vezes mais potente que a Mercedes com seus burocráticos 170hp… Fico perto do potente monstro preto e ouço a música de seu V8 com clareza, quando acelera para ultrapassar.
Dou uma passada pela Barra do Sahy para confirmar o horário da largada da prova Fuga das Ilhas no domingo, chego ao Camburi por volta das 17:00h, dou um mergulho no delicioso mar gelado e passeio pela praia.
Na Cantietta me permito meia garrafa de Carmen Sauvignon Blanc, linguine vegetariano com enormes brócolis e bolotinhas de queijo de cabra, e vou beliscando torradinhas crocantes enquanto observo na mesa ao lado uma morena musculada com o braço direito totalmente tatuado. A conversa é muito séria e rola sobre alimentação saudável, peso, pedaladas, corridas, repetições de exercícios e cargas, enquanto isso me delicio com uma cuca de banana com sorvete de creme e me espanto com a total falta de sensualidade que exala da mesa, composta de três gatas musculadas e um magrelo de barba.
Reparo que algo foi abolido das famílias, definitivamente, o ensino de modos à mesa. Na falta de orientações, os jovens devem entender que quanto mais complicado melhor, então observo malabarismos de pulso, dedos, garfos e facas inacreditáveis!!!! Que feio!!!!!
Ao lado uma avó embala o carrinho do bebê enquanto canta deliciosas canções de ninar.
No caminho de volta compro revistas e um charuto, chegando em casa me degladio com os controles da televisão e do Sky, peço ajuda para o porteiro da noite, e acabo por encontrar um filme interessente “Jogador”. Meia noite em ponto desligo a luz e durmo como um rei, embalado pelo som do mar.
é isso, por fernando stickel [ 6:40 ]
29 de novembro de 2012
O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em parceira com o Global Philanthropy Forum (GPF), realizará amanhã, 30/11 o I Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais.
O Fórum terá como tema “O Papel da Filantropia no Desenvolvimento do Brasil” e reunirá especialistas e líderes internacionais e nacionais que buscam soluções inovadoras para enfrentar desafios sociais e de desenvolvimento.
No coquetel de lançamento do Forum, hoje na Editora Abril, tive o prazer de rever dois gigantes do Terceiro Setor, Marcos Kisil e Jacques Marcovitch, ambos meus mestres, o Prof. Jacques me deu aula no MBA da FIA, e o Marcos vem me aconselhando desde que o conheci durante a preparação do meu TCC em 2009.
é isso, por fernando stickel [ 22:47 ]
29 de novembro de 2012
Fui à Galeria Leme visitar a exposição da fotógrafa alemã Candida Höfer.
Não me impressionei pela decantada arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, e nem pelas fotografias.
Explico.
Já vi exposições da Candida fora do Brasil, com fotos em formatos bem maiores, da ordem de 2x3m. Acho que para o tipo de trabalho fotográfico da alemã, grandes formatos são fundamentais.
Em relação à arquitetura, eu simplesmente não acredito no concreto aparente, ao menos não desta maneira obsessiva, que te envolve com piso, parede e teto.
Tenho fé na qualidade das paredes brancas e nos ambientes neutros para a exposição de artes visuais. O que não quer dizer que museografia específica para determinada exposição não possa propor com sucesso paredes vermelhas, pretas, transparentes, ou até de concreto.
Além disso achei o espaço principal de exposição um pouco acanhado, faltam, na minha humilde opinião, cerca de dois metros na largura.
é isso, por fernando stickel [ 15:02 ]
29 de novembro de 2012
Fundação Stickel – Arte Transforma
Missão
Promover a inclusão social, cultural e econômica de pessoas e comunidades, por meio das artes visuais.
Visão
Fazer das artes visuais um instrumento de inclusão sócio cultural na sociedade brasileira.
ARTE TRANSFORMA – Impactar para transformar
A Fundação Stickel acredita que o contato do ser humano com a arte é uma poderosa centelha, iniciadora do processo de ampliação de seu universo e conhecimentos.
É o impacto inicial que transmuta olhares, valores e leituras do mundo; é o impulso criativo do desejar mais e ir mais longe.
Percebendo-se como protagonista da própria vida, o ser humano passa a compreender o enorme potencial de transformação pessoal e modificação de realidades.
Por isso promovemos e incentivamos o contato com a arte, por meio de exposições, educativo, cursos, oficinas, edição e lançamento de livros, projeções e pesquisas sobre movimentos artísticos nacionais.
Estimulamos a vivência artística em uma das áreas de maior vulnerabilidade social da capital paulista – Brasilândia/Cachoeirinha – assim como desenvolvemos projetos de cunho empreendedor capazes, não apenas de propiciar geração de renda, mas também de elevar a autoestima do indivíduo e da comunidade.
é isso, por fernando stickel [ 14:13 ]
28 de novembro de 2012
A Saga do Exaustor Capítulo XV
O “novo” exaustor instalado atrás da chaminé da Sociedade Hípica Paulista, a menos de um mês atrás, voltou a fazer um barulho infernal!!!
Vou ter que escrever novamente sobre isso no livro de reclamações, tanta incompetência!!!!
Acompanhe todos os capítulos da novela clicando aqui.
Em tempo: Na sexta-feira, 30/11 consta que o presidente teve um “piti” com o barulho, chamou os responsáveis, reclamou, etc…
é isso, por fernando stickel [ 17:31 ]
28 de novembro de 2012
Como que a fornecer subsídios para comprovar a tese desenvolvida no post abaixo, recebo hoje do Secretário Executivo de Comunicação da Prefeitura de São Paulo as Coletâneas Anuais dos Boletins Informativos AQUI das Subprefeituras, em seis volumes finamente encadernados, abrangendo os anos de 2006 a 2011.
Analisando os verbetes da Subprefeitura Freguesia-Brasilândia, encontro apenas uma menção ao trabalho que a Fundação Stickel vem desenvolvendo na região desde 2007, no volume referente ao ano de 2010.
Ocorre que, apenas no período de 2010 a 2012, a Fundação promoveu na Casa de Cultura da Brasilândia:
-Exposição de fotos Juan Esteves “Presença”
-Curso de fotografia com Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz “Um Olhar sobre a Brasilândia I”
-Exposição de fotos Fernando Stickel “Vila Olímpia”
-Curso de documentário e cinema com Julia Campos “DNA da Brasilândia”
-Curso de fotografia para deficientes visuais com Teco Barbero “24 Horas de Olhar Universal”
-Mutirão de voluntários para revitalização da Praça Benedita Cavalheiro “Dia de fazer a diferença”
-Lançamento oficial do movimento “Transition Brasilândia”
-Exposição de fotos Valdir Cruz “Águas e Árvores”
-Exposição de fotos “Um Olhar sobre a Brasilândia I”
-Exposição de pinturas Carla Fatio “Entre Entes e Sementes”
-Curso de arte e atividades para crianças “Arte nas férias”
-Exibição de filmes às sextas-feiras para crianças e adultos “Cinema na Brasilândia”
-Curso de xilogravura com Laidye Negger
-Exposição de pinturas Plinio Toledo Piza “Terras e Céus: paisagens modulares”
-Curso para educadores da rede pública em parceria com IMPAES e CENPEC “Aproximações com a Arte”
-Curso de fotografia com Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz “Um Olhar sobre a Brasilândia II”
-Curso de curtas-metragens “Associação Cultural Kinoforum”
-Curso de vídeo “Instituto Criar”
-Exposição de fotos “Um Olhar sobre a Brasilândia II”
Uma pequena discrepancia, não é mesmo?
Prova inequívoca de que a Subprefeitura Freguesia-Brasilândia encontra-se totalmente desconectada de sua parceira, a Fundação Stickel, e vice-versa.
é isso, por fernando stickel [ 17:17 ]
27 de novembro de 2012
Aprendendo com o fracasso
A Fundação Stickel acaba de encerrar em 27/11/2012 parceria com a Casa de Cultura da Brasilândia, equipamento da Prefeitura de São Paulo sob a gerência da Subprefeitura Freguesia-Brasilândia.
Em Maio deste ano finalizamos parceria com a Paróquia São José Operário da igreja católica, localizada na Região Episcopal Brasilândia, somando dois encerramentos de parceria em 2012, o que gera a necessidade de reflexão. É preciso entender o que levou as parcerias ao fracasso, para que fatos como estes não se repitam no futuro.
Tenho certeza que todos os projetos que foram desenvolvidos, em ambos os locais, foram de boa qualidade e atenderam à comunidade local. Por qual razão então o fracasso? Que forças se mobilizaram para inviabilizar a presença da Fundação? A quem interessa a nossa ausência?
Paróquia São José Operário
A Fundação chegou à Paróquia no final de 2008 através de reuniões da comunidade local com nossos APS (Agente de Proteção Social) que trabalhavam no Programa Ação Família, desenvolvido pela Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. As reuniões se realizavam no salão paroquial, com a concordância não muito entusiástica do padre responsável.
A Fundação se retirou do Programa Ação Família, porém os contatos com a comunidade permaneceram, o trabalho evoluiu e frutificou com a criação de dois grupos de geração de renda em Maio 2010, e a assinatura de um contrato de parceria com a Paróquia para que os Grupos se desenvolvessem lá, firmado pelo Pe. Hilton em Agosto do mesmo ano, contrato esse que se verificaria totalmente nulo, uma vez que o padre não poderia assiná-lo sem a concordância da Cúria.
Uma crise se instalou ao final de 2010 por divergências em relação à reforma que a Fundação executava no imóvel da Paróquia, o Pe. Hilton desapareceu da Paróquia no início de 2011, vários padres se sucederam e nenhum deles se interessou em dialogar com a Fundação. A curiosa hierarquia da igreja dá autonomia quase total ao padre da paróquia, o Bispo pouca influência tem nas decisões tomadas na comunidade, que acabou por rejeitar a presença da Fundação, processo que culminou com o encerramento de atividades na Paróquia e a saída da Fundação em Maio 2012.
Percebo hoje com clareza que a Fundação pecou em vários aspectos: Por não obter o apoio da comunidade local aos seus projetos; Por falta de clareza quanto à estrutura hierárquica da Igreja Católica; Por não ter procurado o superior hierárquico do Pe. Hilton, o Bispo da Brasilândia, na assinatura do contrato de parceria.
Casa de Cultura da Brasilândia
Em relação à Casa de Cultura o processo foi similar, pois o convite para que a Fundação operasse lá os seus projetos não partiu de uma liderança local legítima, nem mesmo de um profissional graduado da hierarquia municipal, em consequência a Fundação acabou por aceitar uma posição de parceria informal, sem a garantia de contrato, realizando cursos e exposições com pouco interesse da comunidade local, o que poderia ter sido garantido pelo apoio das lideranças da comunidade e/ou por suas atividades estarem inseridas na execução de políticas públicas.
Crises se sucederam na Casa de Cultura pela total falta de apoio da Prefeitura, que não arcou com sua parcela de responsabilidade. A Casa de Cultura nunca abriu aos fins de semana, só para citar uma falha grave, e culminou com atitude francamente agressiva contrária às atividades da Fundação por parte dos funcionários públicos alocados na Casa de Cultura, o que acabou por gerar níveis de desconforto de tal ordem que a Fundação se viu obrigada a encerrar suas atividades.
O aprendizado
Uma pista imediata para entender as razões da nossa falha, em ambos os casos, reside na total ausência de interlocução, durante o período total das parcerias, com no mínimo uma liderança forte, representativa da comunidade atendida, bem como da instituição parceira. A ausência desta interlocução em alto nível acabou por minar a legitimidade do trabalho da Fundação.
É bem verdade que estes fracassos acabaram por gerar enorme experiência, que passa a fazer parte do acervo de conhecimento e sabedorias que a Fundação vem acumulando no trabalho com a população carente, que é complexo e exige habilidades políticas no mesmo nível das habilidades técnicas.?Apenas a prática, a reflexão, o aprimoramento técnico e político, e ao final a insistência em nossa missão será capaz de nos ensinar o caminho correto para este trabalho.
É bem verdade ainda que tanto de um lado, quanto de outro, é preciso o amadurecimento das instituições, seja das tomadoras de serviços (governo, igreja) quanto das prestadoras de serviços, (fundações, associações, ONGS em geral) para que as parcerias possam fluir sem sobressaltos e cumprir com sua função social, cultural, de benemerência e outras.
Existe, apesar de tudo, um indicador do acerto de nosso trabalho, que são os depoimentos positivos do nosso público, tanto de alunos dos diversos cursos, quanto dos parceiros que vem participando de nossas atividades e evolução.
é isso, por fernando stickel [ 18:24 ]
23 de novembro de 2012
é isso, por fernando stickel [ 21:47 ]
22 de novembro de 2012
Meu filho Arthur passou no vestibular do curso de cinema da FAAP, parabéns!!!!!!!
(agora só falta passar na prova de recuperação de geografia do terceiro colegial…)
Domingo tem a primeira fase da FUVEST.