Pesquisas para a série de fotografias “FARE MONDI”
20 de abril de 2012
Na foto, da esquerda para a direita em pé: Valdelina (Brasilianas), Nauva (Brasilianas), Vanilde (Brasilianas), Kate (Doces Talentos), Marcos (Fundação Stickel), Maria Hilda(Doces Talentos), Maria de Lurdes (Doces Talentos), Maria Torres (Doces Talentos), Joscélia (Doces Talentos), Ivone (Brasilianas)e Ivanete (Fundação Stickel)
Agachados: Irene (Brasilianas) Cristiana (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – FGV) e Fernando Stickel (Fundação Stickel)
Não estão na foto Ana Maria e Dejanira (Brasilianas).
No próximo mês de Maio “graduam-se” os dois grupos de geração de renda incubados pela Fundação Stickel, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas ITCP-FGV e a Paróquia São José Operário do Jardim Damasceno, Brasilândia.
Graduação significa que o período de dois anos durante os quais os grupos foram incubados chega ao fim, e os grupos devidamente capacitados seguirão em frente por seus próprios meios.
Na reunião de ontem, com o “Brasilianas” e o “Doces Talentos” foram tratados aspectos da graduação, inclusive da desocupação do imóvel da Paróquia.
A evolução dos grupos foi fantástica, acho que a Fundação cumpriu seu papel de abrir para estas mulheres a possibilidade de incremento na renda através da capacitação profissional e da formalização do trabalho, uma vez que os dois grupos já contam com o CNPJ, e emitem notas fiscais, plenamente capacitados a operar no mercado.
é isso, por fernando stickel [ 15:29 ]
20 de abril de 2012
Almocei hoje, como de costume, no Arabia da R. Haddock Lobo. Após o almoço e já no escritório, acendo meu charuto devidamente isolado do restante do imóvel, pois minha sala fica na edícula.
Me lembrei de uma experiência altamente civilizada, cada dia mais rara no mundo politicamente correto onde fumar tornou-se um crime:
Festejei os meus 47 anos em 1995 almoçando no restaurante de Joel Robuchon na Rue de Longchamp em Paris, e após o delicioso e tranquilo evento, onde tudo correu sobre carretéis, perguntei se poderia fumar meu charuto.
O garçom me olhou como se eu fosse louco, ou imbecil, ou ambos e respondeu:
-Bien sûr, mensieur!!
Acendi o charuto, ninguém prestou atenção, as volutas de fumaça subiam na vertical em direção ao teto do restaurante, ar condicionado eficientíssimo! Perfeição! Prazer! Civilização!
Não sei como é hoje em dia em Paris, mas com certeza a civilização políticamente correta vem matando esta delícia!
é isso, por fernando stickel [ 14:16 ]
18 de abril de 2012
é isso, por fernando stickel [ 22:11 ]
17 de abril de 2012
Acabo de receber pesquisa sobre o 7º Congresso Gife, onde fui palestrante no painel “O Investimento Social Familiar”, composto por:
Daniela Nascimento Fainberg-Instituto Geração, mediadora
Eduarda Dalla Vecchia – Fundação Lucia e Pelerson Penido
Fernando Stickel – Fundação Stickel
Geyze Diniz – Instituto Península
Regina Vidigal Guarita – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pela avaliação dos participantes que atribuiram notas para os 29 painéis, o nosso ficou no 23º lugar, ou seja, equivalente a nota 7,9!
Parabéns a todos nós!
é isso, por fernando stickel [ 19:02 ]
16 de abril de 2012
é isso, por fernando stickel [ 23:34 ]
16 de abril de 2012
Tive o prazer de participar na semana passada de um evento promovido pelo Seven Club, Mercedes-Benz e AMG, na pista da Fazenda Capuava em Indaiatuba.
Experimentei várias Mercedes, orientado inicialmente pelo piloto e instrutor Beto, e depois liberado para andar sem instrutor:
SLS AMG 571hp 1620kg 2,83kg/hp
C63 AMG 457hp 1730kg 3,78kg/hp
S63 AMG 544hp 2120kg 3,89kg/hp
Boxster S 310hp 1300kg 4,19kg/hp
SLK 350 300hp 1495kg 4,98kg/hp
C250 210hp 1551kg 7,38kg/hp
SLK 200 181hp 1435kg 7,92kg/hp
Coloquei aí no meio da lista, apenas como referência, os dados do Porsche Boxster S, que, evidentemente sendo um carro menos potente que a SLS, não fica devendo nada em capacidade de fazer curvas e prazer de dirigir.
Impressiona nestas Mercedes a sensação de leveza ao dirigir, pois são todos carros pesados, ao mesmo tempo em que apresentam solidez e silêncio impressionantes.
Talvez o desempenho mais impressionante seja o do C 63, por ser um coupe quatro portas, que acelera e faz curvas como um verdadeiro esportivo.
Já o SLS está acima de qualquer avaliação, no mínimo por seu ronco totalmente sensual…
é isso, por fernando stickel [ 18:04 ]
16 de abril de 2012
Completam-se 70 anos da transformação do Sport Club Germania no Esporte Clube Pinheiros. Meu avô, Arthur Stickel foi presidente do clube de 1933 a 1942.
Na revista “Pinheiros” nº 167, de Março 2012.
é isso, por fernando stickel [ 11:30 ]
15 de abril de 2012
é isso, por fernando stickel [ 19:18 ]
14 de abril de 2012
Não conheci pessoalmente o meu Xará, Fernando de Arruda Botelho (1948-2012), falecido ontem em um acidente com um avião North American T-28 Trojan, utilizado na Guerra do Vietnã.
Gostaria de tê-lo conhecido, acho fascinante pessoas que desenvolvem uma paixão até os últimos limites, no caso dele, os aviões.
Ele tinha exatamente a mesma idade que eu, e tenho certeza que morreu fazendo o que mais gostava: voar.
Minha admiração por ele provém também da construção de uma réplica do “Demoiselle” de Santos Dumont.
é isso, por fernando stickel [ 9:49 ]
14 de abril de 2012
Na junção das marginais do Tietê com Pinheiros, ao lado do viaduto, este conjunto de tanques me fascina!
é isso, por fernando stickel [ 9:29 ]
9 de abril de 2012
COMO TRATAR AS PESSOAS GROSSAS
Para todos os que têm de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprenda com a funcionária de uma companhia aérea. Vamos chamá-la de ALFA. Destrua um ignorante sendo original, como ela foi.
Uma funcionária da ALFA, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo quando teve que lidar com um passageiro que provavelmente, merecia voar junto com a bagagem…
Um vôo lotado da ALFA foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila, chegou até o balcão, atirou o bilhete e disse:
– Eu tenho que estar neste vôo, e tem que ser na primeira classe!
A funcionária respondeu :
– O senhor desculpe, terei todo o prazer em ajudar, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro ficou irredutível e disse, bastante alto para que todos na fila ouvissem:
– Você faz alguma idéia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone anunciando:
-Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a voz ecoou por todo o terminal). E continuou: Nós temos aqui um passageiro que não sabe quem é, deve estar perdido… Se alguém é responsável por ele, ou é seu parente, ou então se puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da ALFA. Obrigada.
Além das gargalhadas descontroladas de todos ainda levou uma calorosa salva de palmas…
Com as pessoas atrás dele gargalhando histéricamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:
– Eu vou te foder!
Sem recuar, ela sorriu e disse:
– Desculpe meu senhor, mas até pra isso, o senhor vai ter de esperar na fila; tem muita gente querendo fazer o mesmo…
é isso, por fernando stickel [ 17:35 ]
8 de abril de 2012
Lindo passeio de domingo de Páscoa a bordo do Porsche Boxster S (987) com meu filho Arthur: São Paulo, Cabreuva, Itu, Indaiatuba, Viracopos, São Paulo.
Chegando em casa, fui esticar as pernas e levei o Jimmy Hendrix a passear até a Praça Pereira Coutinho, onde ele poude encontrar vários cães amigos e parentes, e eu encontrei um lindo Jaguar EType S2, e tomei merecido Chopp na Pracinha.
é isso, por fernando stickel [ 13:33 ]
6 de abril de 2012
Faço minhas as palavras do Sergio Bürger, do blog 917 Bürger:
Ferdinand Alexander Porsche – 1935 / 2012
Nesta quinta feira, 05 de Abril de 2012 faleceu aos 76 anos de idade, Ferdinand Alexander Porsche, ou Butzi como era mais conhecido. Butzi era filho de Ferry Porsche e neto de Ferdinand Porsche.
Butzi foi o criador e desenhista do 911, o melhor carro esporte de todos os tempos, foi também o criador de um dos mais lindos Porsches de corrida, o 904. Foi responsável pelo desenvolvimento do escritório de vanguarda em desenho e inovação, o Porsche Design Group.
Butzi, obrigado por ter concebido o Porsche 911, sonho e admiro este carro desde criança e sou grato por cuidar e mante-los da maneira correta.
é isso, por fernando stickel [ 9:08 ]
5 de abril de 2012
Enquanto isso, o motor da Mercedes-Benz 280 SL, que deveria ter nos levado ao Rallye Paranaense foi reaberto, por conta de uma junta do cabeçote quase queimada.
Ajustes feitos, bomba de injeção mais uma vez revisada, e bomba de combustível nova, o coração da máquina volta a ser fechado.
… e o eixo traseiro e o diferencial também foram inteiramente revisados, com a troca da mola de compensação entre os semi-eixos. A mola correta, agora instalada, é um pouco maior no comprimento.
é isso, por fernando stickel [ 17:41 ]
4 de abril de 2012
Nesta vila da R. Bela Cintra em São Paulo morei e trabalhei. Na casa 3, que não aparece nas fotos morei até 1984, quando me mudei para New York. Na casa 1 trabalhei com meu pai de 1991 a 1996.
Na casa 4 morei brevemente enquanto reformei minha casa na R. Ribeirão Claro.
O desenvolvimento imobiliário paulistano já se encarregou de plantar ali um prédio… da vila sobrou o imóvel onde hoje é o restaurante Le Chef Rouge, e uma loja mais para cima.
é isso, por fernando stickel [ 13:46 ]
2 de abril de 2012
Eu e o Mario Sacconi, meu navegador, participamos de rallyes principalmente pelo prazer, e não com o objetivo único de “ganhar” a prova.
No entanto, não gostamos, óbviamente de ficar na “rabeira”… Desta vez nossos resultados não foram grande coisa, erramos feio o roteiro três vezes, o que acarretou enorme perda de tempo e pontos, o resultado ficou assim:
Entre o total de 65 carros inscritos, e 59 veículos que terminaram a prova, obtivemos o 37º lugar na geral.
Na nossa categoria “G”, entre 32 veículos construidos de 1971 a 1980, ficamos com o 21º lugar com o Porsche 911 Carrera 1975.