Minha delícia de Arthur, cansado e feliz, depois de um dia de praia: CapitãoCueca!
22 de junho de 2003
é isso, por fernando stickel [ 17:19 ]
19 de junho de 2003
Marina, lindo feriado procê.
Bom feriado procêis todos! Vou pra praia!
é isso, por fernando stickel [ 9:24 ]
18 de junho de 2003
Título: AZ
Técnica: Instalação composta de faixa de morim pintada ao longo de alameda de acesso do Parque Lage, no Rio de Janeiro, suporte de um texto poético composto pelo entrelaçamento de duas sequências de palavras de A a Z.
Dimensões: 0.80 x 150m
Data: 1984
Exposição: “Como vai você, Geração 80?”
Recebi em junho 2003 o seguinte e-mail:
Prezado Fernando,
Meu nome é Caroline Buttelli, sou estudante do 9º semestre de Design na Universidade Luterana do Brasil ULBRA, em Canoas, RS.
Estou cursando uma disciplina de História da Arte Brasileira, na qual estou desenvolvendo um trabalho em grupo sobre a Geração 80 de Pintores. Gostaríamos de fazer uma entrevista por e-mail a respeito dessa manifestação artística, para incluirmos em nossa pesquisa. O objetivo dela é saber qual a visão dos próprios pintores acerca da Geração 80.
E esta foi minha resposta:
Caroline,
Participei da exposição coletiva “Como vai você, Geração 80”, no Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ em 1984, quase que por acaso. Soube por amigos que os convites para participar estavam sendo feitos, mexi meus pauzinhos e fui convidado nos últimos instantes pelo curador Marcus Lontra.
Naquela época eu namorava a Helena, uma carioca, e passava bastante tempo no Rio de Janeiro. Fui ao Parque Lage e decidi que o meu trabalho seria feito ao longo de uma das alamedas de acesso do parque, a céu aberto. Apresentei meu projeto, uma instalação chamada “AZ”, que foi aprovado. Consegui o patrocínio de oito pessoas amigas, que financiaram o meu trabalho. Cada um dos patrocinadores recebeu, ao final do evento, uma colagem com fotos do trabalho realizado. Não participei de nenhum “grupo” chamado “Geração 80”, portanto este meu depoimento é individual. Tentando responder objetivamente às tuas perguntas:
1) Qual a relação entre a sua arte produzida nos anos 80 e o momento de abertura política pelo qual o Brasil estava atravessando? Existiu alguma relação?
– Os artistas são as antenas da raça, disse Ezra Pound. Então, para um artista antenado, tudo é política. No meu caso esta atitude não transparesce necessáriamente na minha obra, que não carrega slogans nem bandeiras, o que não quer dizer que eu não tenha carregado bandeiras, como a das “diretas já”, “fora collor” ou “stop the war”.
2) Alguns críticos de arte dizem que os anos 80 geraram as piores obras do século XX. Qual a sua opinião a respeito?
– Bullshit. Alguém se lembra de algum nome destes tais críticos? Alguns dos participantes da Geração 80, no entanto, tem hoje projeção mundial. Como em todas as exposições coletivas com grande número de artistas, olhando-se para os participantes quase 20 anos depois, nota-se uma grande maioria que sumiu, e alguns poucos que ganharam notoriedade. É sempre assim. 100 anos depois serão lembrados apenas aqueles de grande projeção. Já os críticos…
3) Com a liberdade artística pregada pela Geração 80, como você e os demais artistas escolhiam seus temas, já que tudo era permitido?
– Tudo sempre foi permitido. Vide Marcel Duchamp e sua obra “Fountain” de 1917. Liberdade artística sempre existiu, mesmo nos países e regimes mais totalitários a arte teima em florescer.
4) Os anos 80 marcaram a volta da pintura, que estava em baixa nos anos 70. Quais eram os ideais artístico da Geração 80?
– Eu sempre desenhei, pintei, fiz colagens, fotografei, escrevi, etc…, sem conexão direta com os anos 70, 80 ou 90. Meu ritmo de trabalho é muito irregular, e independe dos modismos e suas épocas.
5) Muitos artistas dizem que os anos 80 foram prósperos em termos financeiros, existindo uma grande procura pelas obras de arte. Qual a sua impressão a respeito disto?
– Por ter um ritmo de trabalho muito irregular, minha relação com o mercado nunca foi boa. Nunca fui um artista que “vende bem” (infelizmente…)
6) Como o conceito de Transvanguarda se aplicou à Geração 80 de Pintores?
– Não sei.
7) Quais os artistas internacionais que serviam de inspiração para ti e para a Geração 80, se é que existiram?
– Para mim foram e continuam sendo Matisse, Duchamp, Beuys. Para a Geração 80 não sei.
8) Quais as suas impressões gerais a respeito da exposição “Como vai você, geração 80?”, realizada no Parque Laje em 1984?
– A exposição foi um evento altamente energético, mágico, excitante, apinhado de gente, realmente marcante. Meu trabalho foi vandalizado e três dias após a inauguração já não existia mais.
9) Se pudesse selecionar uma obra sua que fosse a melhor representante dos conceitos da Geração 80, qual seria?
– A obra que lá foi exposta:
Título: AZ
Técnica: Instalação composta de faixa de morim pintada ao longo de alameda de acesso do Parque Lage, suporte de um texto poético composto pelo entrelaçamento de duas sequências de palavras de A a Z.
Dimensões: 0.80 x 150m
Data: 1984
10) Na sua opinião, qual a diferença básica entre a arte produzida hoje e a arte dos anos 80?
– A utilização maciça de novos meios técnicos digitais, fotografia, vídeo, computação, etc…
é isso, por fernando stickel [ 10:37 ]
17 de junho de 2003
Para onde ir?
é isso, por fernando stickel [ 20:05 ]
17 de junho de 2003
Coisas do estúdio.
é isso, por fernando stickel [ 20:04 ]
17 de junho de 2003
Desenho do Millôr Fernandes “Esse é realmente um abstrato.”
Presente do meu compadre Frederico Jayme Nasser, por volta de 1970.
é isso, por fernando stickel [ 12:48 ]
16 de junho de 2003
Al Lorena x R. Augusta, 14:30h.
é isso, por fernando stickel [ 16:19 ]
16 de junho de 2003
Minha filha Fernanda nasceu em 29/10/1977 na Maternidade São Paulo, que agora fecha as portas.
Naquela época não se permitia a presença do pai na sala de parto, e também não era possível saber com 100% de certeza o sexo da criança.
Resignadamente esperei como um idiota no corredor que uma das duas luzes se acendesse: Rosa para menina e azul para menino. Eu queria menina, e foi a luz rosa que se acendeu. Imensa alegria no corredor!
Poucos minutos depois a enfermeira passou com o bebê para que eu desse uma rapidíssima olhada. Sofri muito ficando longe de todo o processo.
O bebê cresceu forte e saudável, e no mês que vem embarca para Barcelona onde fará pós graduação em jornalismo.
So it goes.
é isso, por fernando stickel [ 11:07 ]
16 de junho de 2003
Comecei a ler Stupid White Men do Michael Moore. Necessário e assustador, apenas o capítulo referente à eleição do nosso amigo bush junior já vale a pena. E por pouco que o livro não sai…
é isso, por fernando stickel [ 10:41 ]
16 de junho de 2003
DIETA: MISSÃO (quase) IMPOSSÌVEL
Quase uma semana, já perdi algo próximo a 1kg, a sensação de desânimo e descrença em tudo e todos permanece, principalmente após as 4 da tarde. Hoje de manhã nem o sol furando a bruma me animou muito.
Sim, eu sei que é assim mesmo, sei que tem que aguentar esta fase inicial negra.
Por outro lado é inegável a boa sensação de uma nova leveza se instalando, nem tanto pelo peso perdido, que no universo de 92kg representa apenas 1,08%, mas sim pela disciplina, pela decisão, pelo resultado que aparece.
é isso, por fernando stickel [ 9:58 ]
15 de junho de 2003
Fim de semana cheio de crianças!
é isso, por fernando stickel [ 1:00 ]
13 de junho de 2003
Olhando a biblioteca.
Coisas do estúdio.
Olhando os livros.
é isso, por fernando stickel [ 10:07 ]
12 de junho de 2003
Sem pele ou lona (por Ledusha)
Há horas definitivas
em que o amor te põe nocaute
Não existe pele ou lona alguma
que suavize o seu impacto
O amor te expõe a tudo
de novo, de velho, de insano,
de lindo, de fácil
impossível
Depois de espumar
como um mar bravio
em seus ouvidos
subitamente repousa
e de joelhos te promete a eternidade
– quem o rejeitaria?
Às vezes
depois de dormir no
teu colo
te esfola vivo
O amor sabe como te arrancar o couro,
baby
Sua brasa intermitente
no bom e no tal sentido
te fazem um ser movido a ciscos,
relâmpagos de lâmina,
prazeres e suspiros
O amor
te encaixa
no caos do cosmo
no colo maternal das nuvens
Te deixa à beira, à deriva
e te incita a pisar sem olhos seu precioso gume
O amor detona revoluções, partidos,
linhas filosóficas, correntes artísticas
Fomenta banalidades, paixões, teses de doutorado,
crimes, letras de música e saudade
Instrumentos que delineiam
a história e geografia de cada um
O amor te faz preciso
Vulnerável
porém radioso
é isso, por fernando stickel [ 9:38 ]
12 de junho de 2003
Sandra = Minha Namorada = Meu Amor
é isso, por fernando stickel [ 9:30 ]
12 de junho de 2003
Antonio e Karina, filho e nora, namorados, casados, sócios, queridos.
( e ainda talentosissimos videomakers, especializados em festas de casamento! )
é isso, por fernando stickel [ 9:24 ]
12 de junho de 2003
Saudades da minha infância e adolescência na Praia do Guarujá.
A seta 1 mostra nossa casa, de frente para a areia, antes da construção da avenida e vizinha de muro a casa do meu avô Arthur Stickel – 2, em seguida a casa da família Fretin – 3
Mais à frente, a seta 4 marca o Bar do Amigo Amadeu, onde comprávamos balas e paçoca, debaixo de um dos mais lindos chapéus de sol de que tenho memória. A foto me foi enviada pelo Edu Prado, e foi provavelmente tirada do Edifício Sobre-as-Ondas.
Bem lembrado pelo meu amigo Abbondio, a Maria Louca, (ou Mulher Rendeira) morava numa caverna que ficava dentro desta pedra enorme que se vê na foto, no morro atrás do Sobre as Ondas.
Meu primo Renato Cunha Bueno Marques e o Bar do Amigo Amadeu, embaixo do chapéu de sol.
é isso, por fernando stickel [ 9:02 ]
11 de junho de 2003
DIETA: A MISSÃO IMPOSSÍVEL
Ontem à noite iniciei uma dieta: Controle durante o dia, zero álcool, zero doce, zero carbohidrato à noite, pelo menos uns 15 dias. Depois continua menos radical.
O alvo: Perder 5 a 6 kg. Estou pesando 92kg, quero chegar nos 86, sei que estou precisando, por inúmeras razões, entre elas a dor nas costas e as calças de inverno que não entram mais.
O resultado, 24 horas após o início é um enorme cansaço, uma tristeza medonha, vontade de cortar os pulsos e chorar.
Vou dormir.
é isso, por fernando stickel [ 22:53 ]
11 de junho de 2003
Aula de colagem.