aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

rallye – track day

capuava
Rallye Track Day Fazenda Capuava – 71º Raid MG Club do Brasil – 24 Setembro 2011

Preparei o Porsche Boxster S na véspera, lavei, abasteci com Podium, calibrei os pneus e adesivei no capricho.

Separei as instruções do MG Club, capacete, óculos escuros, máquina fotográfica, boné, etc… Já que a previsão de tempo era frio e chuva, adicionei capa e agasalho.

Às sete da manhã do sábado peguei meu co-piloto Mario Sacconi em sua casa no Brooklin, entramos na marginal do Pinheiros e rumamos para o interior pela Rodovia dos Bandeirantes.
No km88 da rodovia para Viracopos, na região de Indaiatuba, entramos na Fazenda Capuava, do falecido Alcides (Cidão) Diniz, que lá construiu um autódromo particular para andar com seus carros de corrida e levar os amigos. Hoje a pista é muito requisitada por eventos de todos os tipos, lançamentos de automóveis, test-drives, motocicletas, etc… ao ponto do Richard, diretor da prova, comentar que é cada dia mais difícil reservar uma data no autódromo…

O local é lindo, sair de São Paulo é sempre bom, encontramos tempo cinza e fresco, melhor que sol aberto.
Aberta a pista para os primeiros treinos tento me acostumar com as borboletas do câmbio PDK de sete marchas (Porsche Doppelkupplung), o carro comporta-se como um kart, simplesmente gruda no asfalto e apresenta comportamento neutro. As voltas se sucedem, vou me acostumando com a máquina e a pista, treino também em baixas velocidades constantes, pois haverá uma rápida prova de regularidade.

O importante mesmo é o “Flying Lap” que ocorre depois do almoço com pista livre e cronometrada para os carros modernos.
Aí é que a coisa pega.
A pista é muito travada, de baixa velocidade, cheia de curvas apertadas, subidas e descidas, com uma única reta, muito gostosa de andar.

O meu carro:
Porsche Boxster S 310hp 6 opostos 1300kg Rel. peso/potência 4,19kg/hp

Os meus concorrentes diretos:
Ferrari Challenge Stradale 425hp V8 1300kg Rel. peso/potência 3,05kg/hp
Ferrari 575M Maranello 515hp V12 1700kg Rel. peso/potência 3,30kg/hp
Mercedes-Benz C43 AMG 306hp V8 1500kg Rel. peso/potência 4,90kg/hp

Os concorrentes “hors-concours”, carros de competição, pneus slick, chegaram e sairam do evento em cima de plataformas, não conheço suas especificações.
Protótipo Lotus
Protótipo Spyder

Me peguei com o Spyder e com a C43, a adrenalina correu solta e até uma escapada na entrada da reta eu dei…
A cada trrês ou quatro voltas uma parada nos boxes para consultar meu tempo, acabei por abandonar as borboletas e adotar o modo Sport Plus automático do câmbio, desligando o controle de tração.
E foi assim que saboreei uma vitória muito especial, deixando todos para trás, a menos dos protótipos.
O “especial” da vitória refere-se específicamente às Ferraris, carros muito superiores ao Boxster e que comeram a minha poeira!!!!!

Para completar, o comentário sobre a performance do Boxster, que me enviou meu amigo Edu Prado:

“Já li em varios testes de jornalistas que o Cayman é o melhor Porsche de todos, é um Boxster com capota que ajuda na rigidez e na aerodinâmica, com isso dá para ver q o Boxster é melhor que muitas versões dos 911 novos.
Pelo que já li a Porsche não pode dar muita força para os Boxsters e Caymans para não queimar a venda dos 911, que são o ganha pão, vendem mais caro e dão maior lucro.”

é isso, por fernando stickel [ 10:34 ]

3 comentários

antonio stricagnolo

setembro 26th, 2011 at 20:01

Sem duvida nenhuma posição boa de motor não é na traseira igual Fusca mas ainda tem gente que gosta com grande fanatismo,um grande mito que de tecnico fica devendo muito. Comercio é comercio, o jeito é vender o que compram.Pela boa tecnica nada como 1 motor refrigerado a agua e montado entre eixos!

fernando stickel

setembro 28th, 2011 at 9:54

Antonio, a lógica está com você. Concordo. Mas o tesão que um 911 a ar desperta, e o som que produz não tem concorrente!!!!!

Antonio Stricagnolo

setembro 29th, 2011 at 11:24

Pra gente não brigar vamos fazer o seguinte:
Vamos ficar com o 910 / 904 / e o (raro)Volks Porsche 6 cilindros

Deixe seu comentário