aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

quarto2
Meu quarto na casa dos meus pais na Rua dos Franceses, Bela Vista, no início dos anos 70.
Nesta época eu estava totalmente “intoxicado” pelo mundo das artes, frequentava a Escola Brasil: e tinha aulas com os mestres Luiz PauloBaravelli, Carlos Fajardo, Frederico Nasser e José Resende.
Vivia as artes intensamente, com curiosidade e tesão e mesclava as artes “da casa dos pais” com as minhas aventuras na pintura.
Em Maio 1971, me casei com a Alice e saí da casa dos meus pais.

tanque
Meu quarto refletido no tanque de gasolina cromado da motocicleta Royal Enfield 350 “Bullet”, que eu havia desmontado.

é isso, por fernando stickel [ 10:14 ]

josephina
Minha sogra Josephina Abs Kalil (1912-1972), em sua casa no Guarujá, cerca 1970.
Na manchete do jornal lê-se: ‘GRAVADORES uma revolução no som’

é isso, por fernando stickel [ 19:51 ]

artbasel
Imagine que você queira “cavar” um cobiçadíssimo igresso VIP para a feira Art/Basel. Este é o questionário a que você será submetido:

Dear Madam/Sir,
. . . The Show Management requires detailed information on all those requesting VIP Cards. As such we kindly request more information from you and your collector friend.
Please note that only internationally recognized art collectors, the Directors of renowned museums and their chief curators receive a VIP card from Art Basel’s Show Management. Participating galleries will also invite their VIP clients.
As we have numerous requests for VIP cards, the Show Management kindly requests further information from you.
Please send us the following information:
your complete mailing address and e-mail address
a list of artists strongly represented in your collection
a list of galleries participating to Art Basel from which you regularly purchase
a list of museum boards with which you are affiliated
All information provided will be held in the strictest of confidence and may be verified for accuracy

O que se traduz em: Não pense que uma ou outra compra de artistas “blue-chip” como Warhol ou Basquiat será suficiente para conseguir a sua entrada VIP…

https://www.artbasel.com/en/Basel 

é isso, por fernando stickel [ 17:16 ]

copaa
Ontem, minutos antes do início da Copa, no Parque do Povo (oficialmente seu nome é Parque Municipal Mário Pimenta Camargo)

é isso, por fernando stickel [ 13:12 ]

c3
A Fundação Stickel levou a Câmara Escura para a Fábrica de Cultura do Capão Redondo, no período de 20/5 a 8/6/2014, neste período recebeu 1.900 visitas.

Concebida pelo fotógrafo Arnaldo Pappalardo em parceria com a Fundação Stickel, a Câmara foi o grande destaque da exposição Tavoletta, que Pappalardo exibiu recentemente no Museu da Casa Brasileira.

De formato circular com 4 metros de diâmetro, a Câmara faz com que os visitantes se sintam dentro de uma máquina fotográfica, evidenciando os fundamentos físicos e matemáticos da fotografia, permitindo que se observem imagens do mundo exterior. Três grandes espelhos são posicionados ao redor dela, refletindo as imagens que se formam dentro da câmara pela entrada de luz através de seis pequenos orifícios nas paredes da instalação: três nas laterais e três no teto.

Colocados a diferentes distâncias dos furos, os espelhos fazem distintos recortes na paisagem, proporcionando diferentes relações de escala e composição aos observadores. A principal intenção é possibilitar o entendimento de como se formam as imagens dentro das câmaras fotográficas, com as quais convivemos cotidianamente, mas sobre as quais pouco sabemos.

c1

c2

é isso, por fernando stickel [ 16:42 ]

Acabo de ler a notícia de que foi publicado pela Imprensa Oficial o “Livro dos Ex-Libris”. Será que o do meu pai está lá?


Lá nos anos 70 criei um EX LIBRIS para o meu pai, identificando-o pelas iniciais de seu nome completo, Erico João Siriuba Stickel – EJSS
Imprimi em papel Vergé creme, uma novidade na época, e dei a ele de presente.
Ele o utilizou, marcando seus livros até falecer em 2004.

é isso, por fernando stickel [ 17:32 ]

mac
Estive na sede nova do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MACUSP, no Ibirapuera (antigo DETRAN) para visitar a obra de Henrique Oliveira.
O museu está muito bem montado, e é simplesmente enorme! Faltam ainda pequenos detalhes como acesso decente ao estacionamento e paisagismo.
Sem dúvida uma das características mais interessantes do prédio reformado é a fantástica vista que se tem do terraço no último andar, de um lado o Parque do Ibirapuera, e do outro a gigantesca área verde do Instituto Biológico.

mac2

mac3

é isso, por fernando stickel [ 15:36 ]


Finalzinho de 1968, ou início de 1969 recebi a notícia de que havia entrado na FAUUSP.
Meu amigo Edo Rocha, que também havia entrado e eu, fomos pra Bahia comemorar, no meu Fusca 68 bordô.
Passamos o carnaval em Salvador, e na volta eu guiava na Rio-Bahia sob uma garoa fina, a cerca de 80 km/h, quando vi uma mancha lisa, brilhante no asfalto, logo à minha frente.
Não teve jeito, derrapei pra direita, corrigi, sambei pro outro lado e capotamos barranco abaixo.
Eu cortei o supercílio e o Edo, quando saiu do carro e subia o barranco, cortou o joelho.
Fui costurado no hospital de Jequié, meio a sangue frio, os médicos e enfermeiros foram super simpáticos e até almoço me deram.
Conseguimos uma cegonha para levar o Volkswagen semi-destruido de volta para São Paulo, entramos num ônibus e dois dias depois a vida continuou em São Paulo…

fuscajequie
Encontrei este slide hoje, guardado há exatos 45 anos e ainda com a cor razoável…

é isso, por fernando stickel [ 13:42 ]

slides
O curso de fotografia “Ponto Convergente” que estou fazendo no Madalena Centro de Estudos da Imagem já provocou vários movimentos no meu pensamento, um deles foi a vontade rever fotos antigas, sejam cópias únicas em papel (os negativos sumiram) ou cerca de 700 slides (cromos) sepultados há 40 anos pelo menos em seus pequenos ataúdes de plástico.
Com o auxílio de uma mesa de luz comecei o processo de exumação destas imagens, para minha surpresa algumas encontram-se em excelentes condições!

anuncio braniff

Por exemplo a visita que os três amigos, Cassio Michalany, Plinio de Toledo Piza e eu fizemos ao aeroporto de Viracopos em 1973, para ver o Douglas DC-8 da Braniff pintado por Alexander Calder, batizado de “Flying Colors of South America”.

amigos calder

braniff calder

é isso, por fernando stickel [ 9:55 ]

garageg
Durante quase a totalidade da minha vida adulta estive apaixonadamente envolvido nas artes plásticas, das mais variadas maneiras:

– Visitante de exposições, aqui e no exterior, a mais remota lembrança me colocando ao lado dos meus pais visitando o MASP da R. Sete de Abril, início dos anos 50.
– Aluno de excelentes professores, aqui e no exterior, o primeiro foi Frederico Nasser em 1968, no estudio emprestado por Augusto Livio Malzoni na R. da Consolação.
– Participando de salões e exposições coletivas, aqui e no exterior, a primeira em 1971, na V Jovem Arte Contemporânea – MAC USP São Paulo.
– Realizando exposições individuais, a primeira em 1983, na Paulo Figueiredo Galeria de Arte – São Paulo.
– Organizando/curando exposições, a primeira em 1987, como curador da instalação “Natureza Morta Limitada” para “A Trama do Gosto” – Bienal de São Paulo.
– Professor de desenho de observação por mais de 20 anos, de 1985 a 2006.
– Trabalhando desde 2004 na Fundação Stickel, promovendo a transformação social através das artes visuais.
– Desenhando, pintando, fotografando, pensando, escrevendo, editando, arrumando, pegando, trazendo, levando, cobrando, telefonando, agendando, organizando, vendendo, copiando, consertando, colecionando, propondo, retocando, montando, convencendo, desmontando, discutindo, sofrendo, gozando.

Tudo isto para constatar que continuo tendo o privilégio de me excitar a cada nova exposição. Algo que voltará a acontecer semana que vem, inédito na minha carreira, que será participar de exposição coletiva na inauguração da nova GALERIA GARAGE.

Arnaldo Pappalardo
Feres Khoury
Fernando Stickel
Guto Lacaz
Jacqueline Aronis
Kenji Ota
Lela Severino
Leonardo Crescenti
Luise Weiss
Miriam Mirna Korolkovas
Rubens Matuck

Curadora Rosely Nakagawa

Abertura na quarta-feira, 11 Junho das 19h às 23h

R. Miguel Rodrigues 88 – Vila Madalena
05447-060 São Paulo
11 3816-2424
contato@galeriagarage.com.br

é isso, por fernando stickel [ 0:43 ]

bolt
Minha vida ficou muito mais interessante desde a chegada do Bolt em casa. Já tinha passado por um enorme ‘upgrade” com a chegada do Jimmy, mas o Bolt é mais do meu jeito, meio espaçoso e guloso…se deu muito bem comigo!

é isso, por fernando stickel [ 16:23 ]

Panorama Moema
Moema

é isso, por fernando stickel [ 10:57 ]

não é
Pois é, os jogadores de futebol não tem nada a ver com isso, nem a nossa Seleção Brasileira de Futebol e nem as estrangeiras.

Adoro assistir a um bom jogo de futebol, não torço por nenhum clube, mas gosto do esporte. A vida inteira curti as Copas do Mundo, mas desta vez é diferente.

Nesta Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 o contraste entre aquilo que poderia ter sido uma festa maravilhosa e aquilo que a Fifa / CBF / (des)governo brasileiro nos oferecem é tão grande, que o prazer de curtir a Copa foi por água abaixo.

A roubalheira, a ineficiência, o amadorismo, a corrupção galopante e os discursos de políticos e responsáveis tentando justificar o injustificável, e, principalmente, a ausência de um legado a todos os brasileiros, aqueles que amam e aqueles que não ligam para o futebol, transformaram a Copa, para mim, em profundo desgosto.

é isso, por fernando stickel [ 17:16 ]

olharv1
No último sábado, 31 Maio, inauguramos a exposição das fotos dos alunos do curso de Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz, promovido pela Fundação Stickel na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, com apoio da POIESIS e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

olharv2

olharv3
Este é o quinto ano seguido em que expomos os resultados do curso, a cada ano fica melhor!    

turma
A equipe toda!     

é isso, por fernando stickel [ 17:10 ]

galeria garage2
Inauguração da nova GALERIA GARAGE. Um grupo de 11 amigos artistas foi convidado pela curadora Rosely Nakagawa, são eles:

Arnaldo Pappalardo
Feres Khoury
Fernando Stickel
Guto Lacaz
Jacqueline Aronis
Kenji Ota
Lela Severino
Leonardo Crescenti
Luise Weiss
Miriam Mirna Korolkovas
Rubens Matuck

Abertura na quarta-feira, 11 Junho das 19h às 23h

R. Miguel Rodrigues 88 – Vila Madalena
05447-060 São Paulo
11 3816-2424
contato@galeriagarage.com.br

galeria garage

é isso, por fernando stickel [ 17:11 ]

sentado
Foto: Lucas Borges

Fundação Stickel e Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha convidam para a abertura da exposição
 
Um Olhar sobre a Cachoeirinha 2013
 
Fotos dos alunos do curso de Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz 

Abertura: Sábado, 31 de maio 2014 das 12h30 às 16h
  
FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA 
Rua Franklin do Amaral 1575  São Paulo

ENTRADA GRATUITA 
Exposição de 31 de maio a 25 de agosto 2014
Horário de visitação: terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo das 12h às 17h
Contato: 11 2233-9270, ramal 227, com Gláucia / glaucia@fundacaostickel.org.br
Patrocínio: Fundação Stickel 

Apoio: POIESIS – Fábricas de Cultura – Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo

Este é o quinto ano seguido em que expomos os resultados do curso, a cada ano fica melhor!                                              

é isso, por fernando stickel [ 15:32 ]

getulio
Faz tempo que não comento os filmes que vi aqui no blog, mas “Getúlio” precisa ser comentado.
O filme é muito bom. Eu não diria excelente, para chegar a isso faltam algumas coisinhas.
Tony Ramos está magistral no papel do ditador/presidente, e todos os outros atores/atrizes preenchem com maestria seus papéis.
Produção e figurinos impecáveis, luz, fotografia, som, tudo excelente.
Para que o filme entrasse na categoria excelente, senti falta de um pouco do Rio de Janeiro da época, algumas cenas externas daqueles glamurosos anos 50 na Capital da República.
Vale assistir!

Eu não conhecia nenhum trabalho do diretor João Jardim, fui ver algumas coisas rápidas na internet, e gostei!

é isso, por fernando stickel [ 17:10 ]

willer
Claudio Willer fala sobre o poeta Roberto Piva (1937-2010) e seu livro Paranóia de 1963, fotografado e desenhado por Wesley Duke Lee e editado por Massao Ohno. De quebra falou sobre vários outros personagens, como Sergio Lima e Regastein Rocha da gráfica Raizes.

Esta foi uma das palestras do III Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia reralizado pelo Museu da Imagem e do Som – MIS e Estúdio Madalena, coordenado por Iatã Cannabrava e com curadoria de Ronaldo Entler e Rubens Fernandes Junior, ambos do blog Icônica.

Stéphane Mallarmé (1842-1898) afirmou que tudo no mundo existe para terminar num livro. Mais tarde, Susan Sontag (1933-2004) afirmou que tudo que existe no mundo existe para terminar numa fotografia. Diante destas poderosas afirmações, os curadores idealizaram um tema que incorporasse ambas as proposições:

Tudo no mundo existe para terminar num livro de fotografia.

Consegui assistir a várias palestras nos três dias de duração do Encontro, encontrei vários amigos e com certeza ampliei muito minha visão sobre o assunto. Valeu!! Participar do curso “Ponto Convergente” promovido pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem tem operado a mágica de me levar a novas áreas e sabedorias!

é isso, por fernando stickel [ 18:25 ]