Limites ridículos de velocidade em São Paulo.
Acabo de viajar de automóvel pela França, Provence e Côte d’Azur. Guiei cerca de 2.000 km em autoestradas, estradas secundárias e cidades.
A regra de velocidade no país é simples e clara, assim que você sai do aeroporto guiando o seu carro alugado, uma placa informa os limites de velocidade:
Autoestradas 130km/h
Estradas secundárias 90km/h
Cidades: 50km/h
Na autoestrada em trechos de curvas o limite cai para 110km/h ou mesmo 80km/h, passado o trecho de redução o limite volta a 130.
Nas secundárias e nas cidades ocorre o mesmo, redução em trechos mais perigosos. Em cidades minúsculas, onde a estrada corta o centro da cidade, a velocidade cai para 30km/h, mas estes trechos nunca superam no máximo 1km.
Não vi acidentes e peguei poucos congestionamentos. Não caí em um único buraco, o asfalto e a sinalização são impecáveis. Todos guiam pela faixa da direita, deixando a faixa da esquerda livre para ultrapassagens.
Que tal o prefeito Malddad e sua equipe petralha pesquisar um pouco como se faz no primeiro mundo antes de ficar amadoristicamente testando seus factóides arrecadatórios em São Paulo?
É óbvio que a redução de acidentes e mortes envolve muito mais elementos que simplesmente a velocidade, a começar pela manutenção das pistas, cheias de buracos, punição efetiva dos transgressores, o que não ocorre, etc… etc…
E tudo isto sem falar na indústria da troca de placas…
Nesta estrada, no coração da Provence, o limite é de 90km/h. Repare a placa de atenção aos animais…