aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

fiação indiana

indiana
Recebi este simpático e-mail do Danilo Correa:

“Caro Sr.Fernando Stickel, pesquisando sobre a história da Fiação Indiana, me deparei com a incrível história da sua família. Seu avô Ernesto Diederichsen, e a bela história de um empresário de sucesso.
Lhe explicarei porque fiz essa pesquisa, tive um bisavô “postiço”, pai da minha madrinha, o Sr. José de Marco. Um funcionário de seu avô, que ingressou na Fiação Indiana nos anos 20, saindo somente nos anos 60, ao se aposentar (o irmão, chamado Leonardo de Marco também trabalhou na Indiana). Tive contato com ele muito pequeno, pois ele faleceu em 1987, quando eu tinha quase 4 anos, mas me recordo de alguma de suas histórias.
Minha madrinha lembra de mais história, principalmente dos piqueniques e das festas de Natal, realizadas na Indiana. Meu ” bisavô ”  era mestre rings. Ele falava de um Sr. chamado Pfeifer, um suíço. Minha madrinha tem um grande acervo do pai dela, sua vida toda na Indiana. Ele vinha da Mooca para trabalhar  na Indiana. Ela sabe de muitas histórias (incluindo as que te contei) , além de ter algumas fotos, tanto internas, quanto da fachada da fiação, o diploma original dele como técnico têxtil de 1933, réguas de cálculo, fórmulas de cálculo de tipos de fios, fotos de confraternizações da diretoria, a carteira de trabalho, carteiras de saúde, fotos do time de futebol da Indiana e uma carteirinha de um clube de funcionários da Indiana, espero um retorno, e já é um grande prazer conhecer o Sr., mesmo que virtualmente
Lhe mando em anexo a folha da carteira de trabalho com a entrada e a saída dele da Indiana.”

Pois é, a memória das coisas que se vão… Como é difícil resgatar o passado em um país que não o valoriza. Por sorte às vezes lgum tipo de informação cai nas nossas mãos, como é o caso deste e-mail.
Obrigado Danilo, mande mais fotos!

é isso, por fernando stickel [ 16:01 ]

1 Comentário

Alvaro França

janeiro 25th, 2016 at 17:34

Moro a 72 anos em umas das casas que pertenciam à tecelagem minha mãe trbalhou lá

Deixe seu comentário