aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

iturralde jahnsen

O mundo dá muitas voltas. Olha só o e-mail que recebi do Francisco Xavier Iturralde Jahnsen, irmão do Manuel, meu colega de primário no Colégio Visconde de Porto Seguro:

Querido Fernando,
 
A Fundaçao do nosso querido seu Erico (QEP), seu pae, esta promovendo uma exposiçao sobre a França na  Casa das Rosas. E assim? Uma pena que eu nao esteja em Sao Paulo para verla.
 
Por um acaso, eu tenho muita relacao com a França. Meu avó pelo lado do meu pae era frances, Henry Levy Mai, em realidade parisino, porque su familia pertence aos 500 judeos que moravam em Paris antes da Revolucao Francesa. Por causa disso, ele teve que fugir de Paris em 1941 quando os alemaes invadiram essa cidade e morreu. Depois disso a vida do meu pae e de seu irmao foi toda uma bagunça. Imagine voce, quando eu estava estudando economia em Paris, encontramos um bem vacante do meu avo.
 
Ele veio na Bolivia nos finais de 1800 como alto comisario de comerco exterior, homem de negocios,  e conheceu a minha avo, uma boliviana de familia vasca que chegara em 1770, Justine Betsabe ITURRALDE CRESPO e casou con ela, morando entre La Paz, Bolivia, aonde tinha uma grande casa comercial de maquinaria e equipamento para extracto mineira e pedreiras, de construçao (em español, ferreteria), representando tambem a Citroen e uma fabrica de fios para tecidos (em espanhol, hilanderia), e Paris aonde ele era comerciante, vinha de uma familia de fabricantes de chapeus (numa epoca, os judeos na Franca tinham restringidas suas atividades), morava na Av. Hoche; por isso meu pae e seu irmao estudaram no muito prestigiado  Lycee Carnot e depois fizeram arquitetura na Ecole Speciale d’Architecture, ESA,  no Boulevard Raspail.
 
A minha fila Paola tem um filho de 3 anos com um geografo francés (nao estao casados), que veio na Bolivia com a Total  (empresa francesa de petroleo) é voltou para morar em Santa Cruz,  aonde minha filha trabalha e ele é agora  diretor da “Ecole Française” e terao um segundo filho no mes de março de 2010.  Eles vao cada ano na França, na regiao do Asterix, de onde ele é originario, para que os seus paes estejam com meu neto. Os paes tambem vem na Bolivia aonde sempre fazemos uma reuniao.
 
Um abraço do
 
F. X. Iturralde

é isso, por fernando stickel [ 14:17 ]

Deixe seu comentário