aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

banco itaú

matias
Hoje a minha 5ª Turma do MBA FIA-CEATS em Gestão e Empreendedorismo Social volta às aulas, e o professor será Antonio Jacinto Matias, Vice-Presidente da Fundação Itaú Social, ele falará sobre sustentabilidade no Itaú-Unibanco.
Foi ele que me contratou em 1982 para implantar o novo Programa de Identidade Visual do banco, desenvolvido pelo designer gráfico Alexandre Wollner.

Durante um bom período, cerca de um ano de trabalho, eu batalhei dentro da estrutura imensa do banco para implantar algo que não era bem compreendido pela grande maioria dos funcionários. Atuava nos impressos, talões de cheque, cartão estrela, propaganda (grandes discussões na DPZ) sinalização de agências, crachás, relógio, enfim, tudo onde aparecesse a marca Itaú.

marcas_Wollner
Um dia, em uma grande reunião fui chamado de moleque pelo Diretor de Compras, um coronel aposentado, porque ousei bulir em áreas “sensíveis”, pedi força política para trabalhar, em vão, reclamei, insisti, enfim, suei a camisa.
A partir de determinado ponto percebi que a estrutura era grande demais, que eu estava dando murro em ponta de faca, relaxei, passei a chegar tarde e sair cedo, me dedicava a preparar a minha primeira exposição individual, que ocorreu ao final de 1983 na Galeria Paulo Figueiredo.
Curti durante alguns meses o doce ócio de responder memorandos e realizar rotinas burocráticas, colocava os pés na beirada da janela e ficava olhando o Parque Dom Pedro lá embaixo, e me perguntava:
– O que fazer? O que fazer?
A resposta não demorou a chegar: FAZER!!!!!

E foi assim que em uma bela manhã subi ao andar do Matias, pedi para falar com ele e comuniquei minha decisão:
– Matias, estou puxando o carro…
– Como?!
– Estou saindo do banco, pedindo demissão.
– Mas por que?
– Porque as coisas não andam, vocês não me dão força política para trabalhar, estou cansado.

Cumpri o aviso prévio, de péssimo humor, e em seguida preparei o cartão de Natal que enviei aos amigos em Dezembro 1983, com o seguinte texto:

Na dúvida, faça. Faça com arte.
Faça agora, depois pode ser tarde.
Faça na chuva, faça com sol.
Não faça. Descanse.
Faça suas festas saborosas. Faça seu ano feliz!
Fernando Diederichsen Stickel 1983/84

o que fazer

é isso, por fernando stickel [ 10:05 ]

Deixe seu comentário