aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

cegueira

serra
Governador José Serra no “Jantar no Escuro”

Brincar de cego pode ser engraçado, mas imagine perder a visão pra valer. De um dia para o outro, que tragédia!!!
Eu que tenho na visão a minha principal ferramenta de trabalho (artista plástico e fotógrafo) já me coloquei nesta posição (duas cirurgias de catarata te aproximam desta possibilidade), mas a vida continua, e deste limão você fará uma limonada.
Imagino que meu segundo sentido mais importante seja o ouvido musical, sou afinado e memorizo bem músicas, portanto uma nova carreira na música…

Bem, aí um dia você acorda cego, o que fazer?
Reaprender tudo, reinventar tua vida, remapear tua casa, redefinir teus caminhos e transportes, descolar um cão guia, aprender a conviver com ele, enfim, você terá que aprender Braille, existem ferramentas de informática para acessar o computador, telefone, etc…, mas tudo será um (difícil) aprendizado. Ainda mais se você, como eu, já passou dos sessenta.
Por outro lado também imagino a alegria de cada obstáculo vencido, as pequenas vitórias diárias, a sensação de estar vivo e progredir.

é isso, por fernando stickel [ 10:18 ]

2 comentários

madoka

julho 15th, 2009 at 23:22

lindo

Jessica

julho 16th, 2009 at 19:04

Quando li o Ensaio sobre a Cegueira me perguntei exatamente essas mesmas coisas. Impossível prever o quão doloroso deve ser ter visto a vida inteira e um dia não ver mais nada, ter que apelar à memória.
Tb me fez lembrar o filme Ray. Mto bonito como a mãe dele o faz pensar sobre a siferença de ser cego e ser incapaz.
Bjs

Deixe seu comentário