Desde que ganhei a motocicleta BMW F800 GS da minha mulher Sandra em Dezembro já rodei quase 4.000Km. e agradeço todos os dias o presente fabuloso!
Já deu para aprender algumas coisas sobre como enfrentar o trânsito em São Paulo, em duas rodas:
1. Preste muita atenção no que você está fazendo, qualquer distração pode significar um acidente. (vale para bicicleta também…)
2. Se você andar com o fluxo, ou um pouco mais rápido, nada lhe acontecerá. As chances de acontecer um acidente são muito baixas. Por ex. o fluxo a 60km/h e você a 65-70Km/h.
3. Se você estiver muito mais rápido que o fluxo, a coisa complica. Por ex. o fluxo de carros está a 30km/h e você na moto a 60-70km/h. Não faça isto.
4. É possível andar no corredor, de preferência com o trânsito parado, e se você andar devagar. Os motoboys que andam a 60km/h no corredor com os carros parados são loucos ou assassinos, ou ambos.
5. Gentileza gera gentileza. Motoristas afastam um pouco seus carros para você passar no corredor, em contrapartida você motociclista não fica fechando e encostando nos carros, e muito menos buzinando.
6. A grande maioria dos motoboys desconhece o sentido da palavra gentileza, desconhecem também as vantagens do silêncio.
7. Motoboys que ficam se esgueirando entre os carros, esbarrando nos espelhos dos carros para ganhar 4 ou 5 metros não estão com nada, esta “vantagem” não conta práticamente nada na abertura do farol.
8. A noite não foi feita para motociclistas. Pedestre à noite é invisível para o motociclista, e vice-versa. Se não puder evitar, reduza a velocidade e triplique a atenção.
9. Atenção! A enorme maioria dos motoristas não sinaliza corretamente a mudança de direção, e os motociclistas idem.
10. A cidade vai parar.
11. Sómente maciços e gigantescos investimentos em transporte público, principalmente Metro evitarão o colapso total da cidade.
6 comentários
Zé Rodrigo
setembro 30th, 2009 at 17:31
Meus amigos que tem motos assim aqui no Rio estão com medo de usa-las e as deixam escondidas em suas garagens.
Virou moda matar para se roubar uma moto grande destas.
Um amigo está muito mal num hospital com uma bala na cabeça e outro ficou “só” com a perna quebrada!
Enquanto isto, o Rio é candidato para as olimpíadas de 2000 e sei lá eu quando.
fernando stickel
setembro 30th, 2009 at 18:24
Eu li sobre um assalto a um medico que levou tiros na cabeça, é esse o seu amigo?
Ze Rodrigo
setembro 30th, 2009 at 20:41
Sim, é ele. Fizeram isto para roubar a BMW dele.
madoka
outubro 1st, 2009 at 8:50
que país é esse? é país?
só em último caso se usa buzina por aqui.
madoka
fernando stickel
outubro 1st, 2009 at 9:52
Madoka, nunca antes neste país as pessoas foram tão mal educadas. A dissolução dos costumes começa pelo nosso grande líder Lula, que adora dizer que não é necessário estudar, adora passar a mão na cabeça de corruptos, tiranos e assassinos, e faz valer mais que ninguém a Lei de Gerson.
Eu me pergunto diáriamente que país é esse.
oswaldo pepe
outubro 2nd, 2009 at 16:35
BMW não sáo roubadas, porque não há receptação e nem servem para assaltar, pois tem fama de motos lentas em comparação com os foguetinhos japs; o post do FS revela sua perspicáciae seu entendimento do que é pilotar. Lembro que não se deve posicionar a moto como se fosse carro. E a dica de andar um tanto à frente em velocidade é ótima.
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