O MON – Museu Oscar Niemeyer em Curitiba na verdade são dois. Legítimo diagnóstico de arquitetura estilo “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”
Um é um prédio que já existia de dois andares, retangular, enorme e simples, que o grande Oscar adaptou para Museu, é correto, tem umas rampas um pouco inclinadas demais, mas a grande área livre funciona bem, tudo branco.
Nesta área do museu a exposição Volpi – O mestre de sua época, com curadoria de Olivio Tavares de Araujo, é simplesmente impecável, maravilhosa.
A outra área do museu, na foto, é o típico delírio Niemeyeriano. Trata-se do “OLHO”, uma excrescência sem sentido, enorme, torta, confusa e desnecessária.
Por dentro é ainda pior, escuro e opressivo.
3 comentários
juan Esteves
agosto 16th, 2007 at 10:31
É mesmo Fernando, de longe até que é bonito, mas de dentro, meio inútil…
Precisamos começar a fazer uma campanha para evtar o desastre da reforma do MAM, no prédio do antigo Detran! Aquela coisa, como vc já comentou aqui, é pavorosa!!
aqui tem coisa » Arquivo » oscar niemeyer
março 29th, 2008 at 18:41
[…] tratei deste assunto aqui, aqui e aqui. é isso, por fernando stickel [ 18:30 ] Link para este post Comente […]
Sylvia Ficher
janeiro 16th, 2009 at 10:05
Fer, que bom ter recebido teu comentário. Ainda não estou acustumada com a nova modalidade de “5 minutos de fama” que nos dá a internet. Mas vamos em frente, não estamos sozinhos em nossas opiniões sobre boa e má arquitetura. Aí vai o link para um artigo super interessante sobre o Museu de Curitiba, bjs, Sylvihttp://palazzo.arq.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17a
Deixe seu comentário