aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

public light/private light

mischa
Dona Glorinha, Antonio, Antonio Jr. e Roberto, 1998. Foto Kelly Kellerhoff

Em 1998, seis anos antes do início do meu trabalho de “ressurreição” da Fundação Stickel, alguém me procurou para pedir ajuda, tratava-se da finalização do catálogo da exposição “Private Light/Public Light” do artista representante alemão na 24ª Bienal de São Paulo, Mischa Kuball.
Marcamos um almoço no restaurante do MAM, e lá conheci o Mischa e a curadora da exposição, Karin Stempel.
Eu fiquei fascinado com a idéia da exposição, que era a seguinte: (descrição emprestada do site da Bienal)

“Dona Glorinha trabalha na Bienal há dezesseis anos, desde 1982. Ela conta que das bienais, as que ela mais gostou foram as do Paulo Herkenhoff e as da gestão do Edemar Cid Ferreira (22ª e 23ª).

Mas foi na 24ª Bienal, com a curadoria de Herkenhoff, que ela participou mais ativamente. Ela conta que o curador perguntou se ela aceitaria fazer uma foto na casa dela com sua família, numa permuta de lustres que fazia parte da projeto Public Light/Private Light, do artista alemão Mischa Kuball.
Durante a exposição, o lustre da sala da Dona Glorinha veio para o pavilhão e a sua sala ganhou um novo, como podemos ver na foto, que está na página 226 do catálogo Representações Nacionais da 24ª Bienal.

Ela comenta que a fotógrafa apareceu com um intérprete em sua casa, e ela, recém-chegada da feira, queria tirar o avental para a foto, mas a fotógrafa não deixou, falando que com o avental, sim, seria uma obra de arte. No final da Bienal, o lustre voltou para a sala dela e o outro ficou de presente.

E que não faltem lustres para a ilustre Dona Glorinha!”

As conversas evoluiram, e a Fundação Stickel apoiou a impressão do catálogo. Ao final da Bienal houve um leilão beneficente em que foram oferecidas as luminárias das residências que participaram do projeto, eu arrematei várias…

é isso, por fernando stickel [ 19:01 ]

1 Comentário

madoka

abril 18th, 2013 at 9:48

História deliciosa da D.Glorinha e o seu avental.

Deixe seu comentário