aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

wesley na joão dias

wesley-j
Passei estes dias em frente a este imóvel situado na Av. João Dias 480, bairro de Santo Amaro, em São Paulo, onde morou desde os anos sessenta o pintor Wesley Duke Lee (1931-2010)

Tive o privilégio de conhecer o artista e sua casa/atelier, situada na parcela do imóvel marcada na foto com o Nº 1.
Ao lado, marcada com o Nº 2, ele montou nos anos setenta a fábrica de molduras “Rex”, depois desativada. O espaço passou a abrigar o “Instituto de Arqueologia Anímica de Santo Amaro”, na “Sala Cacilda Teixeira da Costa”, que nada mais era que o arquivo pessoal do artista.

Esta simples descrição não faz jus ao que de fato se encontrava neste imóvel, uma riqueza inacreditável de arte, objetos, livros, e, principalmente, um clima de beleza, mistério e arte únicos, que eu tive a felicidade de fotografar em 2005.

wesley-joao-dias1
Na foto de Dezembro de 2005, em frente à sua casa, a Profª Drª Claudia Valladão de Mattos, o próprio Wesley, e os pesquisadores André Luis Tavares Pereira e Maria do Carmo Couto da Silva.
Naquela época a Fundação Stickel dedicava-se a digitalizar os arquivos pessoais do artista, projeto bruscamente interrompido, veja porque aqui.

é isso, por fernando stickel [ 15:02 ]

2 comentários

luciano deviá

dezembro 5th, 2012 at 22:13

poisé querido prof. stickel , eu também estive muitas vezes lá e realmente era um lugar com astral magico e cheio de misteiro……..que pena ver estas placas na rua e como o tempo tudo muda e transforma ,mas o wesley sempre ficará no nosso coração
abs . luciano

Eduardo P. Lunardelli

dezembro 6th, 2012 at 8:25

Triste imagem. Quem conheceu, nos áureos tempos, essa casa/estúdio, nunca poderia imaginar vê-la nesse abandono. Lastimável. Só espero que cuidem de preservar a obra e memória desse que foi um dos maiores artistas de seu tempo.

Deixe seu comentário