Sexta-feira chuvosa, viagem a Floripa cancelada, fui ao MAM visitar o Panorama da Arte Brasileira 2003 (desarrumando). Talvez um melhor subtítulo seja desarranjo, já que a presença de Wim Delvoye garante status de arte à merda.
Em relação à curadoria eu diria: Nada como construir ganchos do nada (out of thin air), pois qualquer coisa que seja escrita ou falada pelo curador vai encontrar uma justificativa qualquer, escrita ou falada, em algum lugar, ainda que seja nele mesmo.
O que mais me chamou a atenção foi a montagem (ou ausência de), pois adoro amplos espaços livres, e desta vez o MAM está INTEIRAMENTE livre, com apenas uma divisória logo na entrada.
Para facilitar, montei uma tabela com a minha opinião sobre o trabalho exposto, não necessáriamente sobre o artista. Exemplificando, a parede de azulejos da Adriana Varejão classifiquei como médio, pois acho que este trabalho perdeu consistência em relação ao conjunto da sua obra, que considero excelente.
2 comentários
Stella
novembro 8th, 2003 at 18:15
Querido Fe,Eles não sabiam que iriam ser avaliados por você. Teria caprichado mais .Beijos Stella
marcello
novembro 22nd, 2003 at 17:02
adriana fez uma taxonomia de 50 plantas alucinogenas, imprimindo industrialmente numa fabrica de azulejos e colocando-os dentro de um espaço institucional…
Deixe seu comentário