aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

é uma porcaria!

fifa
É UMA PORCARIA!

A minha primeira especialização profissional foi na área do design gráfico.
Ainda estudante de arquitetura fiz estágio na Forminform, do designer Ruben Martins (1929-1968), escritório que posteriormente passou a se chamar Desenhvolve. Nesta época meus mestres foram Paulo Jorge Pedreira (1945- 1995) May Suplicy (1943-2005) e Celia Beatriz Monte. Fiz também estágios na Gráfica Furest e fotolitos Bosatelli
O design era a minha religião, quando viajei à Europa em 1969 fiz questão de visitar o estúdio do designer Roberto Sambonnet em Milão, e em São Paulo visitei o estúdio do designer Alexandre Wollner.
Mais tarde trabalhei no escritório Cauduro Martino e em 1977 abri em sociedade com Norberto Chamma nosso escritório chamado und, do qual me desliguei em 1981 para me dedicar integralmente às artes plásticas.
O design gráfico, no entanto, é um ofício do qual você não se despe, e no meu caso continua sendo a minha “religião”, o último trabalho que participei foi o logotipo da Fundação Stickel, em parceria com Iris Di Ciommo.

Contei a historinha acima apenas para me qualificar a criticar a “marca” da Copa 2014, algo que Alexandre Wollner fez com maestria, aqui.

Eis a “comissão de notáveis” que aprovou o logo monstrengo:
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner -, que escolheram entre opções sugeridas por várias agências.

Eu não gosto, sinceramente, que a Copa 2014 comece assim, mas é impossível não criticar esta coisa medonha!

Leia o que Juca Kfouri informa sobre isso aqui.

é isso, por fernando stickel [ 15:55 ]

7 comentários

Antonio Florence

julho 12th, 2010 at 16:44

Fernando, você esta coberto de razão! O logo êh horripilante. Transmite a sensação de línguas lambendo algo. A minha única qualificação nessa area foi ter cursado um semestre de psicologia da percepção na FAAP, mas parece ter sido suficiente para eu conseguir identificar essa sensação de desasossego que me invade toda vez que vejo o logo. Sera que conseguimos construir uma mobilização para muda-lo, ou devemos nos acostumar ao cafona??

fernando stickel

julho 12th, 2010 at 16:51

Antonio, o nosso DRAMA BRASILEIRO é o costume que invadiu sorrateiramente as nossas vidas.
Estamos acostumados a um zilhão de coisas que revoltariam qq ser “civilizado”: Corrupção, poluição, ladroagem, mentira, falta de profissionalismo, Lei de Gerson, incompetência, arrogância, cafonice, etc… etc…
A mim cabe gritar, quando me sinto habilitado. Este é um dos casos, é a minha gota no oceano…

Renata Cook

julho 12th, 2010 at 17:59

Olhem bem! Parece o Chico Xavier com mão na testa recebendo uma mensagem do além. As mãos de cima parecem a bela peruca dele. The horror!

Renata Cook

julho 12th, 2010 at 18:07

Leio que foi tudo treta. Africa do Nissan que fez .

http://www.treta.com.br/2010/06/logo-da-copa-2014-homenageia-chico-xavier.html

fernando stickel

julho 14th, 2010 at 9:49

Renata, coisa de publicitários, e dos ruins!

aqui tem coisa » Arquivo » apf

julho 22nd, 2010 at 10:01

[…] da APF. A autoria deste logotipo, a bem da verdade, é de várias pessoas, eu incluido, minha face designer gráfico está sorrindo… é isso, por fernando stickel [ 19:15 ] Comente aqui Link para este […]

Rodnei

outubro 31st, 2012 at 16:26

Sou estudante de Design Gráfico. Apesar de ainda estar começando na profissão, me sinto qualificado para dizer que “isso é mais feio do que bater na mãe por falta de mistura”.

Deixe seu comentário