aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

Arquivo: junho de 2024

história da fundação stickel 11


Festa de Natal no projeto Mulheres de Talento 20/12/2007

A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO STICKEL – Parte 11

Ao final de 2007 a Fundação Stickel operava seu projeto social, “Mulheres de Talento”, na Freguesia do Ó e prosseguia na pesquisa sobre a Escola Brasil:, realizando exposições de arte, publicações e apoio a artistas, através de novas parcerias, como o Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti-MACC e a associação Carpe Diem.


Exposição Rouxinol 51 no Museu de Arte Contemporânea de Campinas-MACC 3/4/2007

Na área social novas parcerias como o “Dia de Fazer a Diferença”, com a Fundação Alphaville e o “Programa Ação Família”, com a Prefeitura do Município de São Paulo, na Paróquia São José Operário no Jardim Damasceno, Zona Norte de São Paulo.


Inauguração do Programa Ação Família na Paróquia São José Operário 8/12/2008


Festa de Natal na Paróquia São José Operário 15/12/2009


Dia de Fazer a Diferença 30/8/2009

Avanços estruturais aconteceram, com a realização do primeiro Planejamento Estratégico e a criação de uma nova Identidade Visual.

O arranque inicial de renascimento da Fundação exigiu de mim e da Sandra enorme mobilização de esforços, pois navegávamos as desconhecidas águas do Terceiro Setor, e eu senti agudamente a necessidade de me qualificar melhor para este novo mundo. Pesquisei e descobri o MBA em Gesta?o e Empreendedorismo Social na FIA-CEATS, sob coordenação das Profas. Dras. Rosa Maria Fischer e Graziella Comini, no qual me inscrevi e iniciei as aulas na 5ª Turma, em março 2008.


Apresentação do TCC na FIA-CEATS 5/12/2009

Frequentar o MBA, conhecer meus colegas, todos envolvidos em empreendimentos do Terceiro Setor, os professores, palestrantes, as visitas a diversos projetos, tudo isso foi de fundamental importância no meu amadurecimento nesta nova área. Chegado o momento do TCC, meu trabalho foi “As Fundações Familiares no Brasil, a Motivação dos Instituidores no Momento da Instituição, sua Evolução” onde analisei 8 fundações familiares, e para tanto entrevistei instituidores e dirigentes destas fundações, conquistando neste processo um rico network.

A entrevista com a presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Regina Vidigal Guarita, foi particularmente importante, pois além de me atender com muita generosidade, ela me colocou em contato com o superintendente da fundação, Marcos Kisil, que me ampliou ainda mais o conhecimento do Terceiro Setor, me apresentando o IDIS-Instituto para o Desenvolvimento do Investimento, que acabou por assumir papel importante no desenvolvimento da Fundação Stickel, inclusive por promover o curso “CAF-Foundation School”, que eu realizei em 2011 na Itália e a Sandra em 2013 na Inglaterra.


Recebendo o diploma da CAF Foundation School de Bea Devlin 13/5/2011

é isso, por fernando stickel [ 10:44 ]

cirurgia novamente

Sábado à noite, 1 junho 2024, dei entrada na emergência do hospital Albert Einstein, para cirurgia de descompressão da coluna lombar. Tudo começou com uma dor forte na perna esquerda cerca de uma semana atrás prenunciando uma crise das boas.

No sábado à tarde fomos ao casamento da Bruna e do Fernandinho no interior, em Sarapuí, ao sair do carro no estacionamento do bufê, percebi que estava bem difícil de caminhar no piso inclinado , com pouca força na perna esquerda, tropecei na escada…

Doutora Alexandra recebeu rapidamente um filme que a Sandra fez de mim caminhando e recomendou que eu fosse correndo me internar no hospital, pois a compressão do nervo poderia gerar perda de força permanente na perna e no pé. Voltamos do casamento, rápida parada em casa para trocar de roupa e chegando no hospital fui logo fazer a ressonância, e aí vimos que que o caso é grave.

Na manhã seguinte recebi a visita do neurocirurgião Dr. Felipe Féres que me explicou todo o procedimento me deixando tranquilo, vários exames foram solicitados e a vida hospitalar suavizada por um plano de saúde top, excelente atendimento e um bom quarto com uma janela gigantesca e uma vista linda, deu até para ver o início do jogo São Paulo x Cruzeiro pelo canto da janela…

Hoje é segunda-feira e amanhã será a cirurgia. Estou tranquilo e confiante.

Cirurgia realizada na terça-feira 4/6 com a equipe do Dr. Hallim Féres, a situação estava bem pior do que os médicos imaginaram, prevista para durar 2h00 a cirurgia acabou durando 5h00 por conta de uma fístula liquórica na medula e eu terei que ficar vários dias em repouso sem sair da cama, até o banho tem que ser na cama.

Dias e noites dor cama função noite dia tudo misturado olhando o teto olhando a TV desligada olhando de relance a janela com um dia lindo aparecendo canos embaralhados e o barulho interminável da bomba de pressão das meias de compressão e assim passam as horas e os dias. Uma ou outra visita me alegra e me distrai. Momentos de pânico e depressão, s erá que vou andar novamente? Será que vou voltar a minha vida normal? Andar Dormir Comer. Desconhecimento do que aconteceu nesse processo todo, não sabemos nada tecnicamente e isso não ajuda. Melhor sair da cama pra ir ao banheiro, andar um pouco no quarto, vislumbrar a volta ao normal, vi vários jogos de Roland Garros.

Domingo de manhã, uma noite sem remédio para dor, acordei às 4h30 da manhã, fiz xixi e daí pra frente tentei acompanhar meu espírito em suas viagens extra-corpóreas. Funcionou mais ou menos até às 8h00 da manhã, sono leve cheio de aventuras.

Alta marcada para segunda-feira, amanhã à tarde. Andei 60 m no corredor é o começo da volta a normalidade.

A saúde é o nosso maior bem, nossa maior conquista, sem ela não há nada, não há sonhos e nem realizações, mal há pensamentos organizados. Às vezes é preciso tomar uma lição no nosso próprio corpo para perceber esta verdade inexorável.

Finalmente a alta, segunda-feira 10 junho 2024, 15h00.

Após a alta, já em casa, me dirijo à fisioterapia com o Pedro, na clínica da Av. Brasil, terça e quarta-feira, mas aí ressurge a dor na nuca, indicando vazamento do líquor na cicatriz da fístula, o resultado é a recomendação de permanecer o maior tempo possível na horizontal, deitado o dia inteiro, e assim foi quinta-sexta-sábado-domingo-segunda

Neste meio tempo estive no Einstein e o Dr. Felipe adicionou três pontos à cicatriz nas costas, para fechá-la definitivamente e impedir infecção.

A cicatriz do conserto da fístula na medula precisa cicatrizar e portanto parar o vazamento. Para diminuir a pressão, o recurso é ficar na horizontal. A indicação de que o vazamento parou será o curativo das costas limpo, o que ainda não aconteceu

Sinto que envelheci 15 anos em 10 dias.

Deitado olhando o teto, deitado olhando o celular, deitado olhando o canto do céu e os aviões passando, deitado esperando as horas passarem, enquanto isso meus músculos somem lentamente…

Domingo 16 de junho 2024, um pouco mais confiante na evolução. Sandra prepara almoço maravilhoso, spaghetti a bolonhesa, salada de rúcula, tomatinhos e mussarela, com uma taça de Pinot Noir. A dor/pressão na nuca parece que diminui.

é isso, por fernando stickel [ 8:26 ]

mapa do caminho

Dia dos Namorados e o Mapa do Caminho

Uma mulher caminhava pela praia quando encontrou uma garrafa. Então pensou: “Vou esfregar, quem sabe não aparece um gênio”. Esfregou, esfregou, até que apareceu o Gênio. Ela surpresa perguntou a ele se teria direito aos três desejos. O Gênio disse:
– Não. Sinto muito, o Gênio dos três desejos só existe nos contos. Eu sou o Gênio de um só desejo. Às suas ordens!
Ela não pensou duas vezes e solicitou seu único desejo:
– Quero paz no Oriente Médio. Veja esse mapa, quero que esses países parem de guerrear uns com os outros e também que todos os árabes amem todos os judeus, e que todos os judeus amem os árabes, isso vai trazer paz e harmonia no mundo. É esse o meu desejo…
O Gênio olhou para o mapa e disse:
– Fofíssima, seja realista. Esses países guerreiam há milhões de anos. E para falar a verdade estou um pouco fora de forma, faz quinhentos anos que não saio desta garrafa … sou bom, mas não o suficiente para esse desejo. Faça outro desejo e por favor seja um pouco mais realista.
Ela pensou um pouco e disse:
– Bom, eu nunca encontrei o homem certo para mim. Você sabe, um desses que tenha senso de humor, goste de se divertir, cozinhar, ajudar a limpar a casa, bom de cama, fiel, ame minha família e não seja vidrado em futebol. É isso, minha alma gêmea…
O gênio deu um suspiro, balançou a cabeça e disse resignado:
– Deixa eu ver a porra desse mapa novamente!

é isso, por fernando stickel [ 8:42 ]

história da fundação stickel 10

A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO STICKEL – Parte 10


Exposição de fotos de Juan Esteves “Presença” no Espaço Fundação Stickel 7/11/2006

Eu conhecia muito bem o mundo das artes e da cultura, onde a “nova” Fundação Stickel começava a atuar, entre 2005 e 2006 criamos o Espaço Fundação Stickel e lá realizamos 11 mostras e lançamos 7 livros, com muito sucesso, mas faltava algo, eu sabia que precisávamos avançar na área social.

Sem experiência na área, me sentia ao mesmo tempo curioso e inseguro sobre como iríamos incluir esta atuação social no novo modelo da Fundação e para me informar comecei a frequentar congressos e encontros do Terceiro Setor, que pudessem lançar luz sobre estas questões.


Primeira reunião do Conselho Curador, 31/10/2006

Simultaneamente prosseguia a busca pelas certificações, como o registro de Utilidade Pública Federal e a inscrição no conselho Municipal Assistência Social – COMAS. Este último nos informou que a inscrição só seria possível se tivéssemos um projeto social próprio, Agnes e Lobato me indicaram a consultora Marilena Flores Martins, com a qual me reuni e a conversa foi mais ou menos assim:
-Marilena, precisamos de um projeto social.
-Em qual área?
-Não sei, não entendo nada disso…
-Vou pensar e fazer uma proposta.

Logo recebi dela a proposta “Mulheres de Talento”, cujo foco era o atendimento social e profissionalizante de jovens mães solteiras da Vila Brasilândia, bairro da Zona Norte de São Paulo, que naquela época, 2006/2007 era o bairro de pior Índice de Desenvolvimento Humano – IDH da cidade.

Decidimos que o mergulho na área mais carente e problemática da cidade seria uma maneira inequívoca de abraçar a causa social e decidimos prosseguir com o projeto, alugamos um imóvel e a Sandra mais uma vez se dedicou voluntariamente ao projeto e à obra de reforma de um sobrado na R. Candida Franco de Barros.


Sandra Pierzchalski tocando a obra de reforma do sobrado em 26/4/2007


O “Atelier Bichinho”, mini creche para atendimento das crianças


Sandra supervisiona a construção da horta


Atendimento das jovens mães solteiras

Uma equipe foi contratada, incluindo uma assistente social, e em agosto 2007 foi inaugurado o projeto “Mulheres de Talento”, lá as moças recebiam atendimento social e profissionalizante gratuito, incluindo oficinas de arte, enquanto seus filhos eram atendidos em uma mini-creche no andar de baixo, com jardim e horta. Logo e seguida obtivemos a inscrição no COMAS e a Utilidade Pública Federal.

Com o surgimento do projeto social próprio, as ajudas monetárias pontuais a outras instituições foram sendo progressivamente desativadas.

é isso, por fernando stickel [ 18:12 ]