aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

Arquivo: maio de 2013

fare mondi – falta pouquíssimo!

fare
Hoje o Marco e eu fizemos revisão final nas 35 imagens da exposição FARE MONDI, colar etiquetas de identificação, conferir dimensões, limpar algumas marcas de dedos, etc…
Depois embalar tudo e aguardar a montagem na segunda-feira. Na terça inauguramos a exposição:

FARE MONDI

Vernissage terça-feira 4 Junho 2013 às 19:00h
Club Transatlântico
R. José Guerra 130 – Santo Amaro São Paulo
Tel 11 2133-8606
Exposição 4 a 28 Junho 2013

é isso, por fernando stickel [ 13:12 ]

bienal de veneza

kunst
Não existem coincidências. São as sincronicidades que nos surpreendem.
Carl Gustav Jung, criador do conceito em 1929, referia-se à sincronicidade também como “coincidência significativa”.
Só agora me dei conta que a Bienal de Veneza abre a sua 55ª edição com o tema “Il Palazzo Enciclopedico” simultâneamente à abertura no dia 4/6 da minha exposição “FARE MONDI” cujo tema surrupiei da 53ª edição, em 2009.
O que quer dizer isso? Provavelmente nada, mas para mim é, no mínimo, curioso.

é isso, por fernando stickel [ 8:53 ]

apaa

apaa
Sou membro do Conselho de Administração da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA, organização social de cultura, que administra o Teatro Sergio Cardoso, entre outros equipamentos e iniciativas da Secretaria do Estado da Cultura.
Supervisionei a criação do novo logotipo da APAA, desenvolvido pelos meus colegas Iris Di Ciommo e Carlos Perrone, que ficou, na minha opinião muito bom!!

é isso, por fernando stickel [ 16:38 ]

fare mondi

fare mondi original
Esta foi a primeira imagem “acabada” da série “FARE MONDI”. Criei este trabalho em 2009 inspirado na Biennale di Venezia, e em particular no trabalho do artista argentino Luis Felipe Noé e sua instalação “Red”.
Fiz várias pesquisas no caminho para chegar ao resultado final, algumas delas publiquei aqui.

é isso, por fernando stickel [ 9:24 ]

a coisa tá pegando fogo!!

tumblr_m70rybNMKO1rvlag0o1_500
A coisa tá pegando fogo!!

é isso, por fernando stickel [ 23:03 ]

fare mondi no club transatlântico

fare2
Fernando Stickel convida para a abertura de sua exposição de fotografias

FARE MONDI

Vernissage terça-feira 4 Junho 2013 às 19:00h

Club Transatlântico
R. José Guerra 130 – Santo Amaro São Paulo
Tel 11 2133-8606

Exposição 4 a 28 Junho 2013
De 2ª a 6ª das 9:00 às 22:00h
Sábados das 11:30 às 14:30 e das 18:30 às 22:00h

é isso, por fernando stickel [ 14:39 ]

sonho com meu tio

luis
Sonhei que me deslocava à noite por um local com muitas pessoas aglomeradas, que se movimentavam em bloco, poderia ser uma enorme praça ou uma larga avenida. Eu circulava pelo meio da multidão em uma destas vans enormes pretas, do serviço secreto americano, acompanhado de homens sérios que usam fones nos ouvidos.
O clima era de tranquilidade, não havia nenhuma ameaça, a van circulava de janelas abertas.
Cheguei a um saguão enorme de hotel, onde um círculo de pessoas escutava o meu tio Luis Dumont Villares, que de pé no meio do grupo discursava, e de vez em quando apontava para uma gigantesca, borbulhante e geladíssima flute de champagne que estava ali ao lado, apresentada e iluminada como um troféu.
Depois cheguei em um quarto, na maior tranquilidade, e comentei com amigas que estavam ali como estava tudo calmo…

é isso, por fernando stickel [ 8:51 ]

fare mondi

car cimitery2
Fernando Stickel convida para a abertura de sua exposição de fotografias

FARE MONDI

Vernissage com coquetel na terça-feira

4 Junho às 19:00h

Club Transatlântico
R. José Guerra 130 – Santo Amaro
Tel 11 2133-8606
Exposição 4 a 28 Junho 2013
De 2ª a 6ª das 9:00 às 22:00h
Sábados das 11:30 às 14:30 e das 18:30 às 22:00h

“Nesta série inédita de 30 fotografias digitais (ou seriam colagens, pinturas?…) investigo a relação entre imagens, justapondo duas ou mais e potencializando-as na criação de uma nova. O resultado pode sugerir o clima de um sonho ou ambientes que extrapolam a tensão entre os componentes iniciais.

O trabalho surgiu do título da Bienal de Veneza de 2009, “Fare Mondi”, ou seja, fazer mundos – criar novos mundos, série que iniciei ainda em 2009, logo após visitar a Bienal.

Matéria prima das montagens, as fotos são de locais como São Paulo e o deserto do Atacama, transitam de Nova York a Bebedouro, de Veneza ao Rio de Janeiro, de Londres a Jundiaí… de Santos à Vila Olímpia.

Na utilização do Photoshop para fazer as montagens incorporei algumas áreas de cor, e também alguns acidentes de percurso, técnica aliás adquirida na Escola Brasil: dos anos 70, o que acabou por conferir a certas imagens um caráter pictórico, em outras a utilização da ferramenta de edição é mínima, objetivando apenas a simples justaposição.

Fernando Stickel
Abril 2013″

é isso, por fernando stickel [ 14:19 ]

nsu

nsu
Sábado de manhã na oficina do “Linguiça” na R. das Fiandeiras (Twin Bikes) esta linda NSU!

é isso, por fernando stickel [ 13:40 ]

a thing of beauty

beauty
A thing of beauty is a joy forever.

é isso, por fernando stickel [ 23:34 ]

brasileiro odeia árvore

ar
Mais um capítulo da tragédia “BRASILEIRO ODEIA ÁRVORE”

A notícia é de ontem no Estadão: Prefeitura autoriza corte recorde de árvores para construção de condomínio de luxo.

1787 árvores irão para o lixo no Panamby (há promessas da construtora Bueno Netto de replantio, etc…)

É uma notícia grave em uma cidade sem verde como São Paulo. É notícia atual, mas não é novidade. A minha experiência de quase trinta anos circulando pelo bairro da Vila Olímpia mostra que o principal responsável pela destruição de árvores na cidade é a própria Prefeitura de São Paulo. Talvez em segundo lugar venham os motoristas…

Aqui no blog já tratei do assunto várias vezes, veja na série que intitulei “Brasileiro odeia árvore”
A cidade é vítima do corte indiscriminado, e eu como cidadão também sou vítima. Vejam só:

nova-cidade11
Até Outubro 2007 a R. Nova Cidade na Vila Olímpia contava com duas magníficas árvores no quarteirão entre a R. Quatá e a R. Casa do Ator, saudáveis e frondosas. Uma delas foi estúpidamente assassinada, pelo motivo mais fútil que se possa imaginar. A história do assassinato está aqui.

ar1

nova

No último dia 26 Abril a R. Nova Cidade se apresentava assim, com uma única árvore no quarteirão, imagem obtida no Google.

ar21
No mesmo dia, mais uma vez um caminhão da Prefeitura de São Paulo e sua equipe se dedicaram a podar a árvore, na minha ingenuidade achei que era apenas uma poda meio radical…
Qual nada, tratava-se apenas de mais um ASSASSINATO.
A Prefeitura aproveitou o feriado de 1 Maio e laboriosamente eliminou a árvore rente à calçada, como que a dizer aos cidadãos anestesiados: “Aqui nunca houve uma árvore saudável e frondosa.”
Pra disfarçar, plantaram uma árvorezinha miúda, com assinatura e tudo, eis o nome do criminoso: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, com a palavra o Secretário Ricardo Teixeira.

ar4

ar5
Pronto, Secretário!!! Parabéns!!!!!
Mais uma rua árida, menos uma casa para os passarinhos, menos uma sombra para os pobres paulistanos, mais alguns graus na temperatura e na poluição da cidade, mas em compensação a academia de jiu-jitsu ganhou mais uma vaga de estacionamento…

é isso, por fernando stickel [ 18:12 ]

sandra pierzchalski diplomou-se!

sandra foundation school peq
Sandra Pierzchalski recebeu hoje em Oxford, Inglaterra, o diploma do curso “Foundation School” promovido pelo IDIS e CAF.
A conselheira da Fundação Stickel voltará recheada de informações valiosas, tenho certeza, pois o mesmo aconteceu comigo no ano de 2011, quando participei do mesmo curso na cidade de Bertinoro, na itália.

ten
Aulas, pessoas interessantíssimas, livros, apostilas, visitas a instituições, uma montanha de informações valiosas!

é isso, por fernando stickel [ 15:51 ]

porsche & mercedes

os dois
Estas duas belezas subiram no muro…
No Porsche 911 Carrera 1975 soltaram-se alguns prisioneiros… abrimos o motor e prossegue o trabalho…
Na Mercedes-Benz 280 SL 1970 “Pagoda” aguardamos para qualquer instante a chegada de um novo distribuidor. Será instalada chave geral do sistema elétrico padrão FIVA.
A minha única preocupação no momento é a data de 19 Junho, largada do rallye “1000 Milhas Históricas Brasileiras” promovido pelo MG Club do Brasil, para o qual já estou inscrito, juntamente com meu navegador Miguel Barros Costa.
Espero que um dos dois fique pronto até lá…
Carro clássico é assim mesmo, quando você acha que está tudo perfeito, algo acontece para te lembrar que estas máquinas fascinantes já estão com quase meio-século de vida!

é isso, por fernando stickel [ 14:05 ]

aqui tem coisa, a fênix

inpi

Dez anos e pouco de vida não é pouco. Principalmente no ambiente da web, ou ainda blogosfera.

Sim, este blog já passou por tudo. Nasceu na época da internet à lenha, com conexão discada, aquela que fazia aquele barulhinho, lembram? Numa época em que ainda existiam coisas como Fotolog, Orkut, Blogger Brasil, e Multiply…

Quando o aqui tem coisa nasceu em 31 Janeiro 1993 seu enxovalzinho ainda não estava pronto, nem máquina fotográfica digital ele tinha…

Hospedou-se em casas que não a própria, sofreu bloqueio, foi clonado, ganhou prêmio, já teve visitação diária gigantesca, abrigou disputas de terceiros, foi infestado por SPAMs… Amizades diversas surgiram, livros e idéias foram trocados.

Seu autor já foi vítima da síndrome do “Furor Blogueiro”, obsessão beirando a patologia, e também atravessou fases de tédio profundo, cansaço e desinteresse.

Qual uma Fênix, no entanto, o aqui tem coisa insiste em voltar.

Aliás, ele agora é marca registrada, devidamente protocolada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, e volta de cara nova, mais uma vez.
A responsável pela reforma foi a Dani Ramenzoni, me inspirei no visual do blog da Cora Rónai, minha madrinha na blogosfera.

Sejam mais uma vez benvindos ao aqui tem coisa, comentem, palpitem, a casa é sua!!

é isso, por fernando stickel [ 9:40 ]

pense nisso

resolvido
Você não precisa ser bem sucedido, você precisa ser bem resolvido.

é isso, por fernando stickel [ 7:58 ]

sandra no foundation school

said6
Sandra Pierzchalski, conselheira da Fundação Stickel participa do Foundation School em Oxford.

Entre 20 e 24 de maio, a Charities Aid Foundation – CAF Global Alliance, da qual o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS faz parte, promove mais uma edição do Foundation School, que ocorrerá na Universidade de Oxford, Inglaterra. O curso intensivo, criado pelo IDIS e pelas representações da CAF do Reino Unido e da Rússia, é voltado para filantropos experientes ou iniciantes, executivos de fundações e institutos e consultores de famílias doadoras.

Durante cinco dias, os participantes terão a oportunidade de discutir temas fundamentais para o investimento social, como a filantropia estratégica e a profissionalização das instituições, além de visitarem iniciativas sociais da região de Oxford.

Márcia Woods, uma das organizadoras do Foundation School, destaca outra importante fonte de aprendizado para os participantes: eles mesmos. “O formato facilita a troca de experiências, e o curso é muito baseado nas vivências deles”, afirma.

A convivência intensa, além de promover muitas trocas, cria vínculos: “Estabelecer o contato é um dos objetivos, e os participantes saem daqui com uma rede de contatos construída”, comenta Márcia. Ela lembra que esse é um fator fundamental para países emergentes, nos quais a filantropia ainda é nova e os investidores sociais mal se reconhecem como um grupo.

Na sua primeira edição, em 2008, o Foundation School foi realizado simultaneamente no Brasil e na Rússia. A partir de 2009, passou a ser feito num só país. Em 2013, a sede do curso vai ser a Saïd Business School, da Universidade de Oxford. Entre os palestrantes estão Jo Ensor, diretora de filantropia da CAF, Christopher Harris, consultor sênior para o Foundation Center e a Bernard van Leer Foundation, e Jenny Hodgson, diretora do Global Fund for Comunity Foundations.

tchurma
Sandra e os colegas.

é isso, por fernando stickel [ 15:58 ]

museu do automóvel em tiradentes

museu3
No último fim de semana fui a Tiradentes MG a convite do “Lomba Tours” visitar com um grupo de amigos o “Museu do Automóvel da Estrada Real”

Os organizadores do passeio foram o próprio Paulo Lomba e José Rodrigo Otavio, quem nos recebeu com todas as honras no Museu foi seu idealizador, Rodrigo Cerqueira Moura.

é isso, por fernando stickel [ 17:45 ]

fare mondi

faremondi4
SAVE THE DATE: 4 JUNHO 2013

Fernando Stickel convida para exposição de suas fotos

FARE MONDI

Vernissage com coquetel na terça-feira 4 Junho às 19:00h
Club Transatlântico  http://www.clubtransatlantico.com.br
R. José Guerra 130 – Santo Amaro
Tel 11 2133-8606

Exposição 4 a 28 Junho 2013
De 2ª a 6ª das 9:00 às 22:00h
Sábados das 11:30 às 14:30 e das 18:30 às 22:00h

Trinta e quatro imagens prontas, revisadas, dentro de um pen-drive a caminho da RCS Arte Digital para serem impressas.
Em seguida receberão uma moldura de alumínio preto, e seguirão para a montagem da exposição “FARE MONDI” no Club Transatlântico.
Um evento foi criado no Facebook.
Abri uma conta no Twitter para divulgar a exposição.
Revisei todas as ferramentas eletrônicas disponíveis para divulgação: Blog, Linkedin, Youtube, Instagram.
Enviarei e-mails, em data mais próxima da vernissage.

Na verdade o que quero é que meus amigos venham ver o novo trabalho, que eu estou achando muito interessante!!
Espero todos lá, para brindarmos junto!!

é isso, por fernando stickel [ 12:17 ]