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má educação e grosseria

Má educação e grosseria

Fomos jantar minha mulher e eu hoje, 19/7/2023, no Kan Suke em São Paulo SP, Brasil, seguindo recomendação de amigos para uma excelente experiência culinária japonesa. O restaurante minimalista, no tamanho e na decoração, ostenta uma estrela Michelin, juntamente com 98 outros restaurantes em São Paulo, e exige hora marcada.

Pontualmente às 18:15 Sandra e eu sentamos no balcão, nos lugares indicados pelo chef Keisuke Egashira. Pedimos um sake, sashimi e sushi. O sake foi servido em um lindo recipiente de cerâmica, e logo depois o chefe colocou na nossa frente dois pratos com algo cortado em pequenos cubos, que veio da cozinha, em seguida colocou na nossa frente uma linda travessa com sashimi. Antes de provar o sashimi peguei um pequeno pedaço do que estava no prato, para provar, entendendo que seria um aperitivo, um “amuse-bouche”.

O chef explodiu em uma bronca mal educada pra cima de mim dizendo que eu não deveria comer do prato dos outros. Ele foi grosseiro, inoportuno, me constrangendo na frente dos outros comensais e da minha mulher Sandra, que não entendeu nada… e ficou indignada ao ver o marido sendo humilhado. Chocado, incapaz de reagir, balbuciei um pedido de desculpas, disse que não conhecia o costume do restaurante, pois era nossa primeira visita, ele ignorou minhas desculpas e continuou a berrar em sua grosseria, jogando teatralmente o prato em que eu havia tocado com meu hashi no lixo.

Sandra e eu conhecemos o Japão, frequentamos restaurantes estrelados e nunca fomos destratados, mesmo não conhecendo os costumes locais. A atitude do chef foi deselegante, desrespeitando um velho (idoso no jargão técnico), pois tenho 74 anos e ele pelo menos 20 anos a menos. O respeito aos idosos é uma parte fundamental da ética japonesa e da tradição familiar, será que ele teria destratado um cliente oriental idoso da mesma maneira?

O sushi e o sashimi são de fato excelentes, mas o desagradável clima provocado unilateralmente pelo chef prejudicou, para não dizer azedou a experiência. Isso não se faz, em lugar nenhum, ainda mais em um restaurante estrelado, que tem a obrigação de focar na qualidade dos ingredientes, na técnica, harmonia, etc… mas tem também o dever da excelência na hospitalidade, etiqueta, cortesia e educação . Comentamos o acontecido com a equipe de apoio, uma senhora e um rapaz, espero que sirva para alguma coisa, pois não basta comida excelente para uma experiência culinária completa. Humilhar o cliente definitivamente não é a melhor técnica para cativá-lo.

é isso, por fernando stickel [ 21:53 ]

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