“Toda forma que cria beleza tem uma função”
“O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que no encontro sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein.”
Fiz esta homenagem a Oscar Niemeyer (1907-2012) em 9 Maio 1979, no caderno que mantive com meu amigo Cassio Michalany.
Como artista, escultor, desenhista, um gênio!
Já como arquiteto, sofrível (estive DENTRO de várias obras dele, são péssimas)
Como político, lamentável.
Sobre o comunismo de butique de Niemeyer, ícone perfeito da CHEC (Comunistas Hipócritas da Esquerda Caviar) leiam o excelente artigo de Reinaldo Azevedo.
Por outro lado, é inegável o legado plástico de Niemeyer, homenageado pelo Edifício Copan, neste meu óleo sobre tela de 1980.
2 comentários
Zezé
dezembro 6th, 2012 at 13:16
Parabéns pela coragem de anunciar que o rei está nú.
Um copiador medíocre de Corbusier, amigo de ditadores. Ótimo escultor, péssimo arquiteto.
Um exemplo entre tantos: prédios de Brasília – cidade escaldante – com fachadas de vidro e sem previsão de ar condicionado central. Aquelas paredes de vidro cheias de aparelhos de ar condicionado pendurados.
Um mais ? Só para os mais enpedernidos: já passeou no memorial da America Latina ?
Eduardo P. Lunardelli
dezembro 10th, 2012 at 13:20
Hoje fica feio eu dizer o que sempre achei do Oscar: “pouco inteligente”. Uma pessoa muito privilegiada na sensibilidade, um artista que criou obras lindas, mas que para compensar, Deus deu pouco discernimento. Viver mais de cem anos, e continuar acreditando no que nem o PC da Rússia, ou da China, ou ainda o de Cuba acreditam, é muita precariedade mental. O seu bordão de que arquitetura não era importante, e sim, exterminar a pobreza que importava, beirava a hipocrisia…
Deixe seu comentário