aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003


Ontem eu prometi, e hoje eu conto como é fazer 63 anos:

Dormi bem, e acordei com parabéns pra você da Sandra e do Jimmy, tem coisa melhor?
São Pedro me brindou com céu azul em São Paulo, no café da manhã, mais parabéns com delicioso bolo de coco presente da Lia e da Cida.
No Pilates parabéns de todo o mundo Lari, Claudio e Giu, os professores, e dos meus colegas, em seguida na aula de alemão Frau Witte me brindou com torta de morango e café!
Chegando agora ao escritório mais parabéns da Miriam e dos companheiros de trabalho, vários telefonemas, recados, e-mails e dezenas de mensagens no Facebook.

SIM, É MUITO GOSTOSO FAZER ANIVERSÁRIO!!!!!!

Amigos, obrigado a todos pelos votos de parabéns, eles enchem o meu dia, meu coração e a minha alma de felicidade!!

é isso, por fernando stickel [ 13:01 ]

fs5
Perguntem-me como é a sensação de completar 63 anos de idade, e eu respondo:

Só saberei amanhã, dia 6 de Outubro!!!!!

As fotos são de hoje, o bolo e a vela são reais, e a comemoração oferecida em magnífico almoço na casa da minha mãe, adiantada 24 horas.

é isso, por fernando stickel [ 20:03 ]

indiana
Fiação Indiana nos anos 20, época da instalação das máquinas. Localizava-se na Av. Ibirapuera, onde hoje é o Shopping Ibirapuera em São Paulo.
Nos anos 70, já sob o comando do meu pai, Erico Stickel, eu vivia por ali.
Saudades.


No destaque em verde a indústria.

é isso, por fernando stickel [ 9:57 ]


Depois da pintura e do polimento, a montagem do Porsche 911 Carrera 1975 prossegue, com atenção aos detalhes, borrachas de vedação das lanternas, ligações elétricas, ajustes de frisos e borrachas, etc…

é isso, por fernando stickel [ 18:41 ]

mariana
Em uma destas casas próximas à esquina da R. Mariana Correia com R. Sampaio Vidal, em São Paulo,os artistas Cassio Michalany e Plinio Toledo Piza fizeram na garagem um estúdio.
Corria o ano de 1970, e éramos colegas do segundo ano da FAUUSP, eu frequentava a garagem, e lá fiz também alguns desenhos.
Na mesma R. Mariana Correia morou alguns anos mais tarde o meu cumpadre Frederico Jayme Nasser, recém-casado com a Marina.

é isso, por fernando stickel [ 10:13 ]


A Sandra tem um filho novo, e por tabela ele é o meu filhote caçulinha…

Jimmy Hendrix relaxa no tapete que criei em 1987 para a exposição “13 Tapetes Ocidentais” na Paulo Figueiredo Galeria de Arte em São Paulo. A iniciativa da exposição foi dos meus amigos Jorge e Vavi Königsberger, da Companhia dos Tapetes Ocidentais.

é isso, por fernando stickel [ 11:35 ]

Um sujeito vai ao médico fazer os exames de rotina. O médico, depois de ver a história clínica do paciente, pergunta:
– Fuma?
– Pouco.
– Você tem que parar de fumar.
– Bebe?
– Pouco.
– Você tem que parar de beber.
– Sexo?
– Pouco.
– Você tem que fazer muito sexo, pois irá lhe ajudar muito.
Ele então vai para casa e conta para a sua mulher o que o médico lhe disse e, imediatamente, vai tomar um banho.
A mulher, esperançosa, se enfeita, se perfuma, põe seu melhor baby-doll e fica na espera.
Ele sai do banho, começa a se vestir, a se perfumar e a mulher surpresa, pergunta:
– Aonde é que você vai?
– Você não ouviu o que o médico me disse?
– Sim, mas aqui estou eu prontinha para você.
Ele responde:
– Ahh! Lourdes, Lourdes… lá vem você de novo com essa mania de remédio caseiro!!!

é isso, por fernando stickel [ 15:53 ]

prato
Dona Sandra, minha amada patroa, tem uma habilidade/sabedoria/capricho ímpar nos assuntos da mesa.
Qualquer prato, do mais simples ao mais elaborado, sob seus cuidados se transforma em arte.
Sou um privilegiado, tenho plena consciência, e agradeço todos os dias por isso.

é isso, por fernando stickel [ 10:45 ]

carteira
Caros compatriotas, brasileiros e brasileiras, vocês já se deram conta do terrível atraso de nossa amada terra tupiniquim, representado pela nossa CARTEIRA DE TRABALHO?
Existe documento mais VELHO, MAL FEITO, INCONSISTENTE, ANACRÔNICO preenchido à mão em pleno Século XXI??
O que faz o Sr. Carlos Lupi para modernizá-la? O que fizeram seus antecessores? Quem um dia se preocupará com a modernização deste país????????

é isso, por fernando stickel [ 20:16 ]

brasas
A Fundação Stickel buscando novas parcerias e novos espaços na Brasilândia.

é isso, por fernando stickel [ 19:43 ]

rest1
Dos percalços do restauro automotivo e da necessária paciência e persistência em prosseguir…

Com quase tudo pronto, e minucioso restauro de todos os detalhes acessórios do motor, como canos, presilhas, borrachas, mangueiras, na Mercedes-Benz 280SL 1970 “Pagodinha”, uma mangueira de óleo recém instalada estourou, provocando banho de óleo em todo o motor…

é isso, por fernando stickel [ 10:33 ]

sabia1
Em plena selva de pedra, a menos de dois metros da minha cadeira de trabalho, Mamãe Sabiá alimenta o filhote, que ficou o dia inteiro parado sobre um galho. A mãe vai e volta, inúmeras vezes, trazendo alimento para o bico do filho.
Não consegui encontrar o ninho, que óbviamente está em algum lugar desta árvore.

é isso, por fernando stickel [ 10:17 ]

anisio3
Levei meu mestre no automobilismo, Anisio Campos, a dar uma volta na pista da Fazenda Capuava.
Nós nos conhecemos há muito, muito tempo, criamos juntos três Oficinas de Design de Automóveis, em 1988, 1990 e 1992, e sempre curtimos muito esta coisa maravilhosa que permeia entre a arte e o automobilismo que é o design automotivo.

é isso, por fernando stickel [ 14:22 ]


A máquina!


Anisio Campos e Mario Sacconi

Os resultados oficiais do Rallye Track Day Fazenda Capuava – 71º Raid MG Club do Brasil – 24 Setembro 2011

Rallye de Regularidade

9º – Fernando Stickel e Mario Vicente Sacconi – 298 pontos perdidos

Flying Lap

1º – Heinz Jurgen Halle Nº 32 – 1:45.114 – Prototipo Spyder

2º – Carlos Pelayo Nº 4 – 1:47.599 – Prototipo Lotus

3º – Fernando Stickel Nº 28 – 1:47.898 – Porsche Boxster S

4º – Antonio Carlos C. Porto Filho Nº 26 – 1:48.379 – Ferrari 575M Maranello

5º – Sergio Comolatti Nº 23 – 1:49.543 – Ferrari Challenge Stradale

é isso, por fernando stickel [ 11:37 ]

capuava
Rallye Track Day Fazenda Capuava – 71º Raid MG Club do Brasil – 24 Setembro 2011

Preparei o Porsche Boxster S na véspera, lavei, abasteci com Podium, calibrei os pneus e adesivei no capricho.

Separei as instruções do MG Club, capacete, óculos escuros, máquina fotográfica, boné, etc… Já que a previsão de tempo era frio e chuva, adicionei capa e agasalho.

Às sete da manhã do sábado peguei meu co-piloto Mario Sacconi em sua casa no Brooklin, entramos na marginal do Pinheiros e rumamos para o interior pela Rodovia dos Bandeirantes.
No km88 da rodovia para Viracopos, na região de Indaiatuba, entramos na Fazenda Capuava, do falecido Alcides (Cidão) Diniz, que lá construiu um autódromo particular para andar com seus carros de corrida e levar os amigos. Hoje a pista é muito requisitada por eventos de todos os tipos, lançamentos de automóveis, test-drives, motocicletas, etc… ao ponto do Richard, diretor da prova, comentar que é cada dia mais difícil reservar uma data no autódromo…

O local é lindo, sair de São Paulo é sempre bom, encontramos tempo cinza e fresco, melhor que sol aberto.
Aberta a pista para os primeiros treinos tento me acostumar com as borboletas do câmbio PDK de sete marchas (Porsche Doppelkupplung), o carro comporta-se como um kart, simplesmente gruda no asfalto e apresenta comportamento neutro. As voltas se sucedem, vou me acostumando com a máquina e a pista, treino também em baixas velocidades constantes, pois haverá uma rápida prova de regularidade.

O importante mesmo é o “Flying Lap” que ocorre depois do almoço com pista livre e cronometrada para os carros modernos.
Aí é que a coisa pega.
A pista é muito travada, de baixa velocidade, cheia de curvas apertadas, subidas e descidas, com uma única reta, muito gostosa de andar.

O meu carro:
Porsche Boxster S 310hp 6 opostos 1300kg Rel. peso/potência 4,19kg/hp

Os meus concorrentes diretos:
Ferrari Challenge Stradale 425hp V8 1300kg Rel. peso/potência 3,05kg/hp
Ferrari 575M Maranello 515hp V12 1700kg Rel. peso/potência 3,30kg/hp
Mercedes-Benz C43 AMG 306hp V8 1500kg Rel. peso/potência 4,90kg/hp

Os concorrentes “hors-concours”, carros de competição, pneus slick, chegaram e sairam do evento em cima de plataformas, não conheço suas especificações.
Protótipo Lotus
Protótipo Spyder

Me peguei com o Spyder e com a C43, a adrenalina correu solta e até uma escapada na entrada da reta eu dei…
A cada trrês ou quatro voltas uma parada nos boxes para consultar meu tempo, acabei por abandonar as borboletas e adotar o modo Sport Plus automático do câmbio, desligando o controle de tração.
E foi assim que saboreei uma vitória muito especial, deixando todos para trás, a menos dos protótipos.
O “especial” da vitória refere-se específicamente às Ferraris, carros muito superiores ao Boxster e que comeram a minha poeira!!!!!

Para completar, o comentário sobre a performance do Boxster, que me enviou meu amigo Edu Prado:

“Já li em varios testes de jornalistas que o Cayman é o melhor Porsche de todos, é um Boxster com capota que ajuda na rigidez e na aerodinâmica, com isso dá para ver q o Boxster é melhor que muitas versões dos 911 novos.
Pelo que já li a Porsche não pode dar muita força para os Boxsters e Caymans para não queimar a venda dos 911, que são o ganha pão, vendem mais caro e dão maior lucro.”

é isso, por fernando stickel [ 10:34 ]


Tive o prazer de conhecer pessoalmente e conversar com o bispo emérito Dom Angelico Sandalo Bernardino, em sua casa na Brasilândia hoje à tarde.
Fui em busca de explicação para uma crise ocorrida entre a Fundação Stickel e a Paróquia São José Operário, na qual Dom Angelico atuou como intermediário.
A explicação nem ele foi capaz de me dar, mas acabei por entender o que aconteceu e saí de lá apaziguado, com a certeza de ter conquistado um amigo.

é isso, por fernando stickel [ 19:44 ]


Meu filho Arthur recebeu ontem o diploma do exame de inglês da University of Cambridge. Trata-se de um certificado com validade internacional, do qual ele tem muito que se orgulhar!
Na prática, o inglês dele está melhor que o meu, o que me enche de orgulho também.
A mãe Jade e o irmão Antonio estavam lá na Cultura Inglesa para prestigiar o diplomado.
Parabéns Arthur!!!!
Obrigado Deuseana, nossa amiga e super-professora de inglês, sem o seu apoio e incentivo o Arthur não teria chegado lá!

é isso, por fernando stickel [ 8:41 ]

grand
Porsche Grand Prix White é a cor da pintura recém concluida.
Trata-se de um branco clássico sempre presente na paleta de cores da Porsche.
Mais um pouco e o carro estará remontado e impecável, espero!

é isso, por fernando stickel [ 17:38 ]