Brasil fez bonito hoje na Maratona Internacional de São Paulo, Marizete Moreira em primeiro no feminino e Franck Caldeira em segundo no masculino.
A vitória foi do queniano Elias Kemboi Chelimo, que chegou 4 minutos na frente do Franck.
Fui assistir de perto para matar a saudade de quando participei, dez anos atrás..
31 de maio de 2009
é isso, por fernando stickel [ 12:35 ]
29 de maio de 2009
No domingo 10 Maio arrumamos as malas, e ficamos um bom tempo largados na piscina sem fazer absolutamente nada, pela primeira vez na viagem. Almoçamos tranquilamente, fumei meu charuto com calma e às 16h tomamos o taxi para o aeroporto.
Nestes cinco dias de céu azul, poucas nuvens e temperaturas amenas dirigi o Jaguar por cerca de 700km de estradas lindas, a Sandra foi uma navegadora perfeita, nós dizíamos aos colegas que a inevitável briga entre piloto e navegador durava cerca de 1 minuto a cada hora… e desta vez ela não dormiu…
Nos relacionamos bem com os alemães e suíços que representavam 90% dos participantes, gastei meu inglês, alemão e italiano, comemos bem no geral (era sempre um grupo de 70 pessoas…) e magníficamente no “Buca Lapi”.
Enfim, só temos a agradecer ao Credit Suisse pela rara oportunidade de participar de um evento como essa Chiantigiana Classica 2009, que transcorreu na mais absoluta perfeição!
é isso, por fernando stickel [ 15:01 ]
29 de maio de 2009
Faltou mostrar Sandra Pierzchalski, minha navegadora em ação, no rallye Chiantigiana Classica 2009. Em primeiro plano o Jaguar E-type.
Na saída do rallye a cada manhã, a organização te entrega uma planilha que deve ser preenchida com três categorias de quesitos:
Carimbos – De tempos em tempos em um pequeno poste com símbolo do rallye fica à beira da estrada, nele fica preso um carimbo, que deve ser aplicado na planilha.
Números – Escondidos no meio do mato, do lado direito da pista, normalmente pregados em árvores ficam placas de cerca de 20 x 20cm com um número, que você deve escrever na planilha.
Perguntas – Constam do Roadbook, por ex: Qual o número da casa ao lado da igreja? ou Qual o animal da escultura no topo do portão? ou Qual a altitude na placa “X”
O não atendimento aos quesitos significa pontos perdidos. Só no final do rallye começamos a ficar bons em prestar atenção…
é isso, por fernando stickel [ 14:51 ]
29 de maio de 2009
No sábado 9 Maio pontualmente às 9:00, Sandra Pierzchalski, minha patroa e navegadora e eu iniciamos o último dia do rallye Chiantigiana Classica 2009 com o trecho “Strada Chiantigiana”.
Visitamos a Badia di Passignano e as famosas adegas Antinori, o almoço foi na “Osteria di Passignano”.
À tarde, como estávamos adiantados cerca de 20 minutos para a linha de chegada, paramos em San Domenico, a 5 minutos do hotel para tomar uma “biira a la spina” e comemorar o final do rallye.
Total percorrido no dia, 180km.
De volta ao hotel, entreguei o Jaguar ao Danilo, pontualmente às 19:00h, impecável como o havia recebido.
À noite, jantar black-tie no hotel, com a premiação do rallye.
é isso, por fernando stickel [ 14:02 ]
29 de maio de 2009
Na sexta-feira 8 Maio, segundo dia do rallye Chiantigiana Classica 2009, Sandra Pierzchalski, minha navegadora e eu fizemos pela manhã o trecho “La Sorgente dell’Arno”, retornando para almoço ao ar livre no hotel.
À tarde dia livre, fomos com a “navetta” do hotel para Firenze.
Total percorrido 132km.
Jantamos no excelente restaurante Buca Lapi em Firenze, à esquerda Walter Berchtold, o anfitrião do evento.
Volta ao hotel na “navetta”.
é isso, por fernando stickel [ 11:28 ]
29 de maio de 2009
Por que os homens perseguem mulheres com quem eles não têm intenção de casar?
Pela mesma razão pela qual os cães perseguem carros que eles não têm a intenção de dirigir.
é isso, por fernando stickel [ 10:42 ]
29 de maio de 2009
Na quinta-feira 7 Maio, Sandra Pierzchalski, minha navegadora e eu iniciamos o rallye Chiantigiana Classica 2009 pontualmente às 9:30h, no trecho “Appennino Tosco Emiliano”, ao norte de Firenze.
A saída é sempre de Fiesole, onde se localiza o hotel, passamos pelo Autodromo Internazionale Mugello, lindo, e almoçamos na Fattoria il Palagio em Scarperia.
Em um pequeno trecho sinuoso você tem que manter média fixa de velocidade, cerca de 45km/h, o que não é fácil sem equipamento especializado. Há um controle no início do trecho, que libera os carros a cada 3 minutos.
Durante o almoço os carros descansam…
Depois do almoço o segundo trecho encerrou-se na Villa il Garofalo, casa que pertenceu a Dante Alighieri, onde houveram drinks ao ar livre e jantar. A volta ao hotel foi rápida, 10 minutos. Neste dia percorremos 260km.
Drinks e jantar na “Villa” que pertenceu a Dante Alighieri.
é isso, por fernando stickel [ 10:27 ]
29 de maio de 2009
Na quarta-feira 6 Maio, recebi o Jaguar E-Type pontualmente às 9:00h, o Danilo me explicou todo o funcionamento da máquina, pegamos um mapa e fomos ao outlet “The Mall”.
No meio do campo, com uma arquitetura primorosa, este outlet é um prazer de percorrer.
Neste dia percorremos cerca de 100km, principalmente na auto-estrada A1 Firenze-Roma.
é isso, por fernando stickel [ 10:14 ]
28 de maio de 2009
Até que enfim… a explicação!!
Dica do Boczon.
é isso, por fernando stickel [ 17:35 ]
28 de maio de 2009
Pilotar o Jaguar E-Type S1 Roadster 1965 é uma experiência única.
Seu estilo é elegante, impactante, Enzo Ferrari descreveu-o como sendo “o mais lindo carro jamais feito”.
Sentado no cockpit, você “veste” o carro. Em frente à direção de madeira e o painel de instrumentos completo e charmoso, virei a chave de ignição e apertei o botão de partida, imediatamente o motor de seis cilindros em linha, 4,2 litros, três carburadores SU e 265 hp veio à vida, com seu delicioso ronco surdo.
Abrir a capota é extremamente simples, três presilhas, soltar e dobrar a lona para trás. Pronto.
Ao iniciar a marcha o enorme capô na sua frente se movimenta como uma lancha, é preciso cuidado no início, pois a frente do carro é mais longa do que parece.
O câmbio de quatro marchas é sincronizado, e a primeira faz o característico barulho de engrenagens.
O motor tem altíssimo torque em baixas rotações, então você acaba se acostumando a um estilo de guiar onde rápidamente você está em quarta marcha, e a partir de 1.000rpm o carro quase que “vai sozinho”.
Na auto-estrada fácilmente atinge os 140kph, com ampla potência de reserva, sua velocidade máxima é de 240kph.
Nas estradas secundárias e estreitas onde utilizei-o durante os três dias do rallye Chiantigiana Classica 2009, convidado pelo Credit Suisse, ele se comporta muito bem, mas não tem a sensação da estrada de kart de um Porsche, por exemplo.
Abrir o capô é um prazer à parte, o lindo motor se revela por inteiro, permitindo fácil acesso a tudo.
Aluguei o carro pela internet, no site Drive in Style, tudo funcionou perfeitamente, a Claudia e o Danilo que me trouxeram e levaram o carro foram super simpáticos e atenciosos. Coisa do Primeiro Mundo!
é isso, por fernando stickel [ 16:40 ]
28 de maio de 2009
Não podemos viver assim…
é isso, por fernando stickel [ 12:41 ]
28 de maio de 2009
Minha mãe e eu em Veneza, 1952. Lembro-me bem do relógio (atrás da cabeça da minha mãe) com personagens martelando um gigantesco sino.
é isso, por fernando stickel [ 12:15 ]
27 de maio de 2009
Em algum lugar da Suíça, ou Áustria, 1952.
Eu com 4 anos, minha irmã Sylvia com 2 e minha irmã Ana Maria com 6 meses.
é isso, por fernando stickel [ 18:00 ]
27 de maio de 2009
Sim, este sou eu, na praia em São Vicente. Atrás de mim deve ser minha avó Lili.
é isso, por fernando stickel [ 17:49 ]
27 de maio de 2009
Uma das coisas que se aprende vida afora, e agora “científicamente” na minha 5ª Turma do MBA FIA CEATS em Gestão e Empreendedorismo Social, é a importância do “networking”, a sua rede de relacionamentos.
Tudo o que você é, o que você faz e fez, o que você gosta, suas escolhas, com quem você se relaciona neste processo, tem como elemento central gente, pessoas, indivíduos, família, amigos, funcionários, profissionais.
Quando se precisa de algo, imediatamente vem a pergunta:
QUEM faz isso?
QUEM sabe aquilo?
QUEM pode me indicar uma solução?
Quando se quer retribuir, dar uma festa, comemorar, vem a pergunta:
QUEM vou convidar?
Com QUEM vou repartir?
Na hora da encrenca:
Com QUEM posso contar?
Confesso que minha natureza não é muito gregária, minha mulher Sandra é muito mais comunicativa do que eu, porém me esforço, mesmo porque na minha posição de presidente da Fundação Stickel cada vez mais sou exigido nesta área, são encontros, congressos, seminários, contatos profissionais, onde o mínimo que você deveria lembrar é o nome das pessoas.
Na vida de internet que 99% das pessoas frequentam hoje em dia surgiram os Fotolog, Flickr, Orkut, Facebook, etc… sites nos quais me cadastrei, curti durante breve período, pela novidade, e depois deixei lá, quietos.
Fico me perguntando se deveria responder à todas as solicitações que chegam, mas me dá uma preguiça…
Cada solicitação respondida gerará inevitavelmente “n” e-mails a mais, que no mínimo deverão ser deletados, portanto…
Resolvi que energia bem aplicada é aquela investida por ex. em um telefonema para um amigo que não vejo há muito tempo, um almoço, contato pessoal, e evidentemente aqui no aqui tem coisa. A lista de solicitações cibernéticas que aumente, não vou responder.
é isso, por fernando stickel [ 16:04 ]
27 de maio de 2009
Minha mãe mandou escanear slides antigos, e me entregou hoje um CD com cerca de 350 imagens dos anos 50 e 60.
O material é fantástico, inclusive pelo trabalho “artístico” que os fungos e a poeira fizeram neste meio século…
Na foto, meu pai, com trinta e poucos anos, por volta de 1952.
é isso, por fernando stickel [ 15:14 ]
27 de maio de 2009
Uma das coisas bonitas de se fazer um blog são os contatos bacanas que surgem pelo simples fato de você se expor publicamente na net.
Vejam este e-mail que recebi do Alexandre:
“Olá Fernando, primeiramente obrigado por responder a minha mensagem, fiquei muito feliz, pois são poucos que tiram do seu tempo para responder alguém desconhecido.
Mas o que me leva a falar com você e a respeito de carros, pois vi em alguns posts antigos que você é amigo de Anísio Campos, cheguei ao seu blog não sei como, mas pesquisando sobre carros, pois estou desenvolvendo uma monografia sobre design na mobilidade, onde proponho praticamente um novo carro brasileiro ( não quero ser concorrente do Anísio, apenas estudo a possibilidade, rsrs), e sabe que nessas horas contar com pessoas importantes e fundamental, estou apenas levantando dados no momento, mas gostaria muito que me desse opiniões futuras, pois sou formado em design e essa mono e referente a pos em design que estou concluindo esse ano, onde somente alguém que tenha experiência na área pode realmente opinar.
Também pelo blog vi que vc restaura carros, fascinante! Tenho um puma do qual estou praticamente refazendo, não e um restauro, pq troquei peças velhas e desapropriadas por peças novas e que eram melhores na época, onde eu mesmo desmonto tudo e aos poucos estou remontando com muito carinho. Fico muito grato se vc puder manter contato futuramente. Sou de Santa Catarina especificamente de Caçador, mas estudo e trabalho em Videira a Terra onde nasceu a Perdigão. Envio a vc uma foto do meu Puma, pra frente mandarei pedaços da minha monografia.
Abraços!
Alexandre – Designer”
é isso, por fernando stickel [ 9:31 ]
27 de maio de 2009
Check out the trend!!!!
After a two year long study, the National Science Foundation announced the following results on corporate America’s recreation preferences:
1. The sport of choice for unemployed or incarcerated people is: Basketball.
2. The sport of choice for maintenance level employees is: Bowling.
3. The sport of choice for front line workers is: Football.
4. The sport of choice for supervisors is: Baseball.
5. The sport of choice for middle management is: Tennis.
6. The sport of choice for corporate officers is: Golf.
Conclusion: The higher you are in the corporate structure, the smaller your balls become.