aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

jaguar e type


Hoje 15 Março 2021 o Jaguar E Type completa 60 anos de idade, e para homenageá-lo nada melhor que contar a deliciosa experiência de pilotá-lo em um rally na Toscana em 2009, com Sandra minha mulher de navegadora!

Fomos convidados pelo Credit Suisse a participar do “Spring Rally Chiantigiana Classica 2009”, e decidi alugar o E Type, o carro mais lindo do mundo! Encontrei-o no site Drive in Style.

Pilotar o Jaguar E-Type S1 Roadster 1965 é uma experiência única. Seu estilo é elegante, impactante, Enzo Ferrari descreveu-o como sendo “o mais lindo carro jamais feito”. Sentado no cockpit, você “veste” o carro. Em frente à direção de madeira e o painel de instrumentos completo e charmoso, virei a chave de ignição e apertei o botão de partida, imediatamente o motor de seis cilindros em linha, 4,2 litros, três carburadores SU e 265 hp veio à vida, com seu delicioso ronco surdo.

Abrir a capota é extremamente simples, três presilhas, soltar e dobrar a lona para trás. Pronto. Ao iniciar a marcha o enorme capô na sua frente se movimenta como uma lancha, é preciso cuidado no início, pois a frente do carro é mais longa do que parece. O câmbio de quatro marchas é sincronizado, e a primeira faz o característico barulho de engrenagens. O motor tem altíssimo torque em baixas rotações, então você acaba se acostumando a um estilo de guiar onde rápidamente você está em quarta marcha, e a partir de 1.000rpm o carro quase que “vai sozinho”.

Na auto-estrada fácilmente atinge os 140kph, com ampla potência de reserva, sua velocidade máxima é de 240kph. Nas estradas secundárias e estreitas onde utilizei-o durante os três dias do rally ele se comporta muito bem, mas não tem a sensação da estrada de kart de um Porsche, por exemplo. Abrir o capô é um prazer à parte, o lindo motor se revela por inteiro, permitindo fácil acesso a tudo.


Foram três dias gloriosos, no último dia, ao final do rally, Sandra e eu comemoramos com uma “birra alla spina!
#sandrapier #creditsuisse_ch #jaguar #etypestories

é isso, por fernando stickel [ 13:25 ]

Deixe seu comentário