Este monstro chamado “Edifício Villa Europa” no estilo arquitetônico neo-bosta embargado aí, na R. Tucumã, vizinho da Marginal do Pinheiros, consegue superar os mega-monstros do Ruy Ohtake.
É feio, fora de escala, agressivo, arrogante, metido. Andei lendo nos jornais que o Ministério Público fez um acordo com os incorporadores para diminuir “x” metros quadrados de área, construida, etc… Sei não, não acredito. Para mim a única solução é a demolição pura e simples, e fodam-se os espertos milionários que cometeram este acinte.
Vamos esperar, já já liberam e aí a gente sabe que rolou uma imensa quantidade de dólares por baixo do pano.
19 comentários
Giorgia
abril 10th, 2003 at 17:23
Justo hoje eu conversava com Miguel (meu marido, que é arquiteto) sobre prédios feios… O quanto me dói ver esses monstros…! A arquitetura tem um poder enorme de deixar o mundo melhor (ou pior). Deveria haver um embargo específico para obras que afrontam a estética… Deveria haver censura prévia, até!Abraço,Giorgia
f. stickel
abril 10th, 2003 at 20:16
Nos paises civilizados tem, e as cidades são aquela delicia que a gente quer voltar sempre, e quando chega de volta em Cumbica dá aquela tristeza…
Luciana
abril 10th, 2003 at 22:32
Fernando, queridoE não é que todos os freqüentadores do Café Pinheiros deram pra lembrar de mim ao topar com alguma monstruosidade urbana por aí? O que será que eu fiz pra merecer isso, hein? Falando sério agora. Sabe que o monstrinho em questão pode ser visto aqui da minha janela? Não é incrível o poder de destruição da paisagem que um treco desses tem? Sou a favor da demolição pura e simples. Pelo bem da cidade.Beijo pra você e obrigada pela homenagem.
Matusalém
abril 13th, 2003 at 18:33
Lindão! Deitado deve ficar melhor ainda.(8{>
jean boechat
abril 14th, 2003 at 21:40
esse predio eh um crime… tinha que derrubar.
f. stickel
abril 14th, 2003 at 22:15
Boa ideia! deitado!
J. C. Miguez
abril 26th, 2003 at 11:11
Embargo, demolição, censura prévia… Tsc,tsc, tsc. A Arquitetura é uma arte, minha gente, e vocês estão propondo censurar a arte. Falcatruas a parte, condenáveis sob todos os aspectos, o feio também tem direito a existência. Até porque permite codificar o belo. Sem fascismo cultural, gente boa.
Fernando Cals
abril 26th, 2003 at 16:37
Sobre o comentário do J.C.Miguez:Também sou contra o patrulhamento, de qq forma. Sou arquiteto e sei que o caso aí, é de manobra suja pra ganhar grana. Isso sem falar que mais feio é impossível.Miguez amigo:chamar isso de arte…pode parar!!!Punição para quem infringiu, no mínimo!!!
f. stickel
abril 27th, 2003 at 11:19
Miguez, se a tal da ¿arte¿ tiver um mínimo de adequação ao entorno, e ás leis vigentes, você tem razão, mas não é o caso, todos sabemos.
José Canosa Miguez
abril 27th, 2003 at 12:23
Prezados Stickel e Cals: Ratifico a ressalva do meu comentário – falcatruas são condenáveis sob todos os aspectos. Endosso também a opinião de vocês – adequação às leis vigentes e punição para quem as infringiu. E também acho que o edifício é muito feio e agride o entorno. Como se vê, estamos de acordo quanto a isto. Agora, embargo, demolição e censura prévia porque a obra arquitetônica não se enquadra nos nossos parâmetros estéticos, CONTINUO CONTRA. Como arquiteto e como pessoa comum me reservo o direito de gostar ou não das expressões artísiticas, mas defendo até o fim o direito de expressá-las (acho qua alguém já disse isso antes de maneira mais contundente, mas não me lembro quem…)Mas é importantíssima a denúncia que vocês fazem destas irregularidades. Ela é o resultado do olhar do cidadão que zela por sua cidade. São posturas como essa que ainda nos permitem esperar melhores ambientes urbanos para nossos descendentes. Um abraço e o incentivo do carioca que adora São Paulo.J.C.Miguez
aqui tem coisa » Arquivo » monstro
maio 7th, 2008 at 18:44
[…] toda a grana que tinha que rolar por debaixo do pano já rolou, pois as obras de conclusão deste MONSTRO na Rua Tucuman estão aceleradas, e eu não vi demolição de um único centímetro quadrado. Foi […]
Bernardo
setembro 20th, 2008 at 10:56
Acho esse prédio fantástico…e conto os dias para que milhões de dólares sejam entregues a prefeitura para que ele possa ser finalizado…e garanto que os apartamentos custarão bem mais graças ao marketing que tem sido feito em cima dele!!!
Espero que quando o cidade jardim fique pronto eu tenha uma ótima visão do villa europa!!!
monstro arquitetônico | aqui tem coisa
maio 26th, 2009 at 8:33
[…] estará erigido eloquente monumento à falência do poder público. Já tratei deste assunto em 2003 e em 2006. é isso, por fernando stickel [ 8:33 ] Link para este post Comente […]
Jonathan
junho 27th, 2009 at 13:35
Eu não concordo com vocês , so porque o predio tem 30 andares ( e nem é tanto assim ), vocês ja chaman o predio de mosntro , existem predios muito maiores. (50 andares no brasil, e 101 anadares na china , e agora 120 ou seila em dubai).
Ta certo que tem umas sacadas (ou seila o que isso na frente do predio) que deixa estranho , mas fala que é o pior predio do mundo …..
existe piroes como o O Hotel Ryugyong, na Coréia do Sul aquele sim é feio que doi !!!
Luis Gustavo
dezembro 15th, 2009 at 10:58
É triste ver pessoas como estas…
Beleza sempre foi algo relativo. O pior é quando é influenciada por fatores externos, como dinheiro.
Garanto que se alguns de vocês pudessem comprá-lo, falariam totalmente o contrário.
Ser demolido por problemas na justiça é algo aceitável, agora falar que deve ir ao chão porque é feio, contrasta com os prédios da região, a sacada é muito grande… Não tem cabimento.
Imagine se fosse demolido tudo que incomoda e que acham feio…?
Imagina se tivessem realmente desmontado a Torre Eiffel após os 10 anos?
Sim, porque na ocasião, houve muito mais protesto, e de pessoas com muito mais influência, para que fosse desmontada.
Espere 10 ou 15 anos. Nessa mesma região, haverá mais prédios do porte deste.
fernando stickel
dezembro 15th, 2009 at 11:04
Luis Gustavo, infelizmente a tua previsão é verdadeira, em 10 ou 15 anos haverão muitas outras porcarias como esta. Para quem gosta é um prato cheio.
Por outro lado, a história da arquitetura contemporânea ainda está para ser escrita, quem sabe a quem os estudiosos darão razão daqui a um século?
Nicole McCartney
abril 30th, 2011 at 2:35
Não tem cabimento certos arquitetos e urbanistas projetarem arranha céus na cidade de São Paulo, trazendo milhares de moradores e provocando um aumento na taxa de natalidade. O que ninguem percebe é que isto gera um problema para a cidade: gerando transito, maior quantidade de lixo e maior consumo e desperdício de energia, filas em tudo qualquer lugar que você possa frequentar, lotação nos transportes pùblicos, ou seja isso tem que parar. Agora porque será que o governo não proibe este tipo de construção sabendo de todos os malefícios que isto traz, claro é só você pensar na palavra imposto e consumismo !
Luna
maio 9th, 2011 at 21:08
gente, sou aluna do primeiro semestre de arquitetura na FAAP e preciso fazer um projeto sobre esse edi! alguem sabe me dizer quem foi o aquiteto que projetou e onde posso achar as plantas da cobertura e e do primeiro andar?
obrigadaaaa
luna
fernando stickel
maio 31st, 2011 at 8:11
Luna, nestas tuas necessidades não vou poder ajudar…
Deixe seu comentário