Arte por Michael Newhall
O budismo existe para resolver um problema: sofrimento. O Buda chamou a verdade do sofrimento de “nobre”, porque reconhecer nosso sofrimento é o ponto de partida e a inspiração do caminho espiritual.
Sua segunda nobre verdade foi a causa de sofrimento. No Ocidente, os budistas chamam isso de “ego”. É uma palavra pequena que engloba praticamente tudo o que há de errado no mundo. Porque, de acordo com o Buda, todo sofrimento, grande e pequeno, começa com nossa falsa crença em um “eu” sólido, separado e contínuo, a cuja sobrevivência devotamos nossas vidas.
Parece que estamos irremediavelmente presos neste pesadelo de “eu e eles” que criamos, mas podemos acordar disso. Esta é a terceira nobre verdade, a cessação do sofrimento. Fazemos isso reconhecendo nossa ignorância, a falsidade de nossa crença nesse “eu”. Finalmente, o Buda nos disse que existe uma maneira concreta de chegarmos lá, que consiste basicamente em disciplina, esforço, meditação e sabedoria. Esta é a quarta nobre verdade, a verdade do caminho.
Deixe seu comentário