Nos dias 20 a 22 de junho 2008, o MG Club do Brasil estará realizando o Rallye de São João, na região de Angra dos Reis.
Este ano, o trajeto será diferente dos anos anteriores – ao invés de descermos a incrível Serra de Taubaté-Ubatuba e costearmos o Atlântico pela rodovia Rio-Santos (com almoço em Paraty), os ralizeiros percorrerão a Rodovia dos Tropeiros (antiga Rio-São Paulo), e o almoço será numa fazenda com mais de 200 anos em Bananal. A Estrada dos Tropeiros foi o caminho utilizado no século XVII até parte do XIX, nas viagens dos tropeiros. Há várias Estradas dos Tropeiros no Brasil, mas a mais importante é essa, a atual SP 068, ligando Silveiras até Bananal. Foi pela Estrada dos Tropeiros que D. Pedro I passou na viagem entre Rio e São Paulo, no ano de 1822, quando o Brasil conquistou sua independência em solo paulista. A história do Brasil, e principalmente dos brasileiros, está presente em cada curva desta estrada.
No seu trajeto, principalmente entre Silveiras e Bananal, surgiram cidades que hoje conservam sua majestade, nas construções históricas. Estas cidades dos tropeiros, são situadas estrategicamente, em média, a quatro léguas (24km) uma da outra.
O rallye passará por Silveiras, Areias, São José do Barreiro e o almoço será na fazenda histórica e do baronato do café de 1780 (portanto, antes da chegada da Família Real, Abertura dos Portos, fundação do Banco do Brasil, etc.) – casarões, solares, igrejas e fazendas coloniais decoram o trajeto e podem ser avistados pelos competidores, no trajeto do rallye. Depois do almoço o rallye segue para a região de Angra dos Reis, passando pela famosa Serra de Lídice, com seus 3 túneis escavados a mão.
A cidade de Silveiras ainda mantém as trincheiras realizadas nas revoluções liberal de 1842 e constitucionalista de 1932, além de conservar a cadeia onde ficou Euclides da Cunha.
Com o ciclo do Café, Bananal tornou-se uma potência econômica da época, a ponto de já no Brasil Império ter sido necessário o aval de fazendeiros da região, para que o Banco Rotschild emprestasse dinheiro ao Brasil. A riqueza da cidade era tanta, que chegou, durante bom tempo, a ter moeda própria, financiar a construção de uma ferrovia, importar uma estação ferroviária inteira da Bélgica, exemplar único na América Latina. Dentre os fazendeiros mais ricos, estava Manoel Aguiar Vallim, dono da Fazenda Resgate, que, ao morrer em 1878 teria 1% de todo papel moeda existente no Brasil.
Depois do rallye passar por uma paisagem quinhentista e viver um pouco da história do Brasil, no sábado o rallye vai viver a modernidade.
O rallye parte do seu headquarter, e segue em direção a Usina Atômica de Angra dos Reis, para uma visita especialmente monitorada para os participantes.
As Usinas Nucleares de Angra 1 e Angra 2, fazem parte da chamada Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Angra 1 entrou em operação em 1985, com 657MW de potência e a Angra 2, com 1309 MW, já está em operação desde 2001.
A região de Angra dos Reis, foi escolhida para a instalação do complexo nuclear brasileiro por apresentar algumas facilidades. A principal é a proximidade dos grandes centros consumidores, pois, assim a usina pode fornecer energia através de linhas relativamente curtas. Angra fica (em linha reta) a 220 km de São Paulo, 130 km do Rio e 350 km de Belo Horizonte, que são grandes consumidores de energia elétrica. A proximidade do mar é outro aspecto fundamental, uma vez que a usina utiliza-se de uma grande quantidade de água, em circulação, para resfriar o vapor produzido para acionar a turbina e ligar o gerador elétrico.
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