Em 1956, quando meu pai me levou para escalar a Pedra do Baú pela primeira vez, com 7 anos, lembro-me perfeitamente da casa que existia lá em cima, a 1950m. de altitude, chamada de “Refugio Antonio Cortez”, construída pelo meu tio, Luis Dumont Villares, com a ajuda do meu pai Erico nos anos 40.
A casa era completa, com portas e janelas, na frente havia uma pequena sala com lareira e uma mesa de madeira onde ficava um livro onde os visitantes deixavam suas impressões e atrás, separado por uma parede, um amplo dormitório com triliches de lona. O telhado era inteiro de cobre, constituindo-se em um enorme para-raio, havia inclusive captação de água da chuva.
Todos que visitavam tocavam o sino!
Em abril 2009 levei meu filho Arthur para conhecer a Pedra do Baú.
Arthur no bico da Pedra do Baú, bem atrás dele vê-se o pico Bauzinho.
Lá em cima encontramos os tristes restos do que foi o “Refugio Antonio Cortez”. Infelizmente o ser humano e o vandalismo andam juntos.
6 comentários
jose ribeiro
abril 21st, 2009 at 12:19
Dormi nesta casa em Julho de 1958 ( acho ) quando estava no Paiol Grande. Me lembro que quase morri de frio. Estive lá mais umas 6 ou 7 vezes sendo que a ultima foi de helicoptero junto com o Sergio Arno do Vecchia Cuccina.
abraços e lembranças a D. Marta ( Martha ?? ). Foram tempos muito bons.
Jane
agosto 23rd, 2009 at 21:29
Pois é Fernando, eu fui junto, com Maria , Bernardo, seu Pai, fomos a cavalo até ao sopé da pedra.Ainda conservo umas fotos de nossa escalada. Acendemos uma fogueira para assinalar a nossa chegada ao topo do Baú para que pudessem ver no Toriba que havíamos chegada bem. Nao havia celulares nesse tempo !
aqui tem coisa » Arquivo » pedra do baú
agosto 26th, 2009 at 15:45
[…] aqui o que sobrou da construção. é isso, por fernando stickel [ 15:45 ] Comente aqui Link para […]
Tiago
março 18th, 2015 at 12:23
Que legal!!!
Sou montanhista e moro em São Lourenço – MG. Escalo o Baú e sempre me perguntei o que seriam aquelas ruinas no topo do Baú.
Uma pena terem destruído, seria interessante utiliza-lo como abrigo de montanha após um dia de escalda sem ter que descer até São Bento.
Parabéns pelas fotos!
fernando stickel
março 18th, 2015 at 18:31
Obrigado Tiago!
fabiano
agosto 7th, 2015 at 11:38
adorei visitar sua pagina ..tenho varios amigos bombeiros, inclusive minha esposa que é bombeira e ja escalou a pedra em treinamentos,muitos ja foram la e se depararam com tais vestigios,dealguma coisa e agora fazendo uma pesquisa profunda sobre lugares misteriosos como ruinas antigas,cavernas e montanhas rochosas, achei no ‘aqui tem coisa´.. sobre oque foi que existiu onde tinha antigos tijolos la em cima da pedra..mas como que destruiram a antiga casa ,o vandalismo chega onde menos esperamos…uma casa construida para abrigar montanhistas, escaladores , bombeiros e turistas no pico da pedra , no minimo acasa teria que ser tao respeitada quanto uma igreja..pelo simples fato de ter sido fruto de uma ousada e magnifica ideia espetacular..acho eu que,quamdo eles construiram a casa , eles nao pensavam somente neles , mas sim em abrigar do frio e da chuva quem fosse la.abraços fernando ..estou no facebook.( fabiano lucatto)la tem fotos de alguns trabalhos meus com triciclos…ABRAÇOS
Deixe seu comentário