Um grupo de amigos antigomobilistas organizou um passeio de carros antigos para visitar a Catedral do Whisky, entre Jundiaí e Itatiba.
Arquivo: setembro de 2012
29 de setembro de 2012
catedral do whisky
é isso, por fernando stickel [ 17:36 ]
28 de setembro de 2012
apartamento na r. rocha
Em 1966, poucos meses antes de completar 18 anos, comecei a namorar a Alice, e nós não tinhamos, como todos os jovens daquela época, um lugar nosso, para curtir.
Na casa dos pais impossível namorar, os tempos eram outros… o recurso eram as viagens ou o carro, nas famosas “corridas de submarino”.
Depois de algum tempo cansamos de namorar na rua e decidimos alugar um apartamento só nosso, e foi o que fizemos. Encontramos uma kitinete na Rua Rocha, bairro da Bela Vista (Bixiga), o prédio devia ter umas oito por andar…
Pintei a porta de entrada de vermelho, como em Londres, e o carpete de Sisal era cinza claro. Compramos cama, mesa, cadeiras, fogãozinho, tudo funcionava e passávamos deliciosos fins-de-semana brincando de casinha, cozinhando macarrão. Eu levei materiais de desenho e ficava produzindo minhas artes, a Alice dedicava-se à leitura.
Apenas alguns amigos íntimos sabiam da existência do nosso “ninho” e algumas vezes emprestávamos o apartamento para os mais necessitados…
Casamos em 1971, e nos primeiros meses após o casamento moramos na casa dos meus sogros, com a convivência aprendi a gostar muito deles, e mesmo aprendi um pouco de árabe, pois eles só conversavam entre si nesta fascinante língua!
é isso, por fernando stickel [ 18:14 ]
27 de setembro de 2012
pagoda renasce
Levar esta jóia à rua, usá-la, acelerar, frear, trocar marchas, acender faróis, ligar o limpador de parabrisas, enfim, fazer tudo que fazemos automaticamente em nossos carros do dia-a-dia.
Acontece que a máquina tem 42 anos de idade, passou por inúmeras etapas de restauro, ficou meses e meses parada esperando alguma peça vital, e agora, mais uma vez, a Mercedes-Benz 280SL 1970, “Pagoda” renasce para a vida automotiva normal!
Diferentemente do nosso carro do dia-a-dia, portanto, cada olhada ao painel de instrumentos é a confirmação da felicidade, tudo funciona! Cada acelerada sem falhas, idem, o motor funciona perfeitamente, cada freada sem susto, e assim com todos os itens, prazer total!
O recondicionamento desta peça demorou bastante para ficar pronto, mas foi fundamental para o funcionamento “redondo” do motor.
A única pessoa conhecida que é capaz de remanufaturar com precisão estas bombas de injeção mecânicas BOSCH dos anos 70 é um alemão, já velhinho, que tem sua oficina em Los Angeles, CA.
é isso, por fernando stickel [ 9:53 ]
25 de setembro de 2012
carteira de trabalho
A dez dias de completar 64 anos, já aposentado, fui hoje tirar nova carteira de trabalho, serei contratado CLT a partir de 1 Outubro!
Vou começar tudo de novo!
Duas coisas me chocaram no Poupatempo Sé, ao tirar a carteira:
– A rapidez, em menos de dez minutos estava com a carteira na mão, foram necessários apenas o RG e uma foto 3×4.
– Processo anacrônico de preenchimento da carteira, à mão!!! É inacreditável, em 2012!!!
é isso, por fernando stickel [ 23:03 ]
24 de setembro de 2012
da fiorella & stickel
Desenho de Dezembro 1989.
Lá no final dos anos 80 e começo dos 90 eu frequentava o delicioso restaurante de massas Da Fiorella, na Rua Bernardino de Campos no Brooklin Paulista.
A proprietária era minha amiga Mara Baldacci, e o restaurante era muito charmoso e decorado com centenas de desenhos, gravuras, vários deles de autoria dos amigos da casa.
A toalha da mesa era de papel, e invariavelmente eu desenhava alguma coisa.
A Mara acaba de me enviar imagens de alguns destes desenhos, que adorei rever!!
Obrigado Mara!!
é isso, por fernando stickel [ 10:01 ]
20 de setembro de 2012
entrada limpa, o resto…
Esta casa (ou escritório) na R. Nova Cidade, Vila Olímpia, recebe uma circulação de pedestre que mantém uma pequena faixa do piso “limpa”.
Todo o resto da garagem está tomado de sujeira, e a casa está aos pedaços.
Todo o tipo de interpretação do fato é possível.
é isso, por fernando stickel [ 19:17 ]
20 de setembro de 2012
michalany & stickel
Entre 1976 e 1980 meu amigo Cassio Michalany e eu fizemos uma brincadeira com um caderno de folhas brancas, de 31x22cm.
A regra era única e simples: Uma vez você, uma vez eu.
O caderno ficava comigo durante um período, que podia ser de alguns dias até vários meses, e eu passava o caderno ao Cassio com alguma coisa escrita/desenhada/colada, em seguida ele fazia algo e me devolvia, e assim sucessivamente.
Nas cerca de 100 páginas deste “Livro de Artistas” ficaram inclusive registrados (com arte!) momentos importantes de nossas vidas, exposições, nascimento dos meus filhos mais velhos, conquistas esportivas, etc…
é isso, por fernando stickel [ 11:29 ]
19 de setembro de 2012
café & cacao
Minha amiga Gisela Domschke montou o Café & Cacao na R. Vahia de Abreu 714, na Vila Olímpia.
Fui lá conhecer e ganhei um café, preparado com expertise por Francisco Sacconi, e de quebra a Gisela fez questão que eu provasse o fantástico Apfelstrudel, excelente!
Servem também almoço, risotos, saladas, quiches.
(dá pra entender melhor a lentidão da evolução no post aí de baixo, né?…)
é isso, por fernando stickel [ 18:06 ]
19 de setembro de 2012
peso…
O peso… a massa corpórea… a cintura…. os buracos do cinto… as roupas apertadas… a perda da musculatura com a idade…. a luta constante para que a coisa não piore de vez…
Logo que voltei das férias na Grécia com 94,2kg iniciei uma dieta pensando em perder 4kg em três meses…
Registrei o “progresso” da dieta em um aplicativo do iPhone.
Resumo: Em 80 dias perdi 1,4kg, estou hoje com 92,8k.
Quero chegar abaixo dos 90, vou continuar tentando…
é isso, por fernando stickel [ 12:14 ]
17 de setembro de 2012
samuel aficcionado
Meu neto Samuel foi com Plauto, o pai, à corrida “6 Horas de São Paulo”, no Autódromo José Carlos Pace.
Eu fui convidado, mas estava envolvido com evento da Fundação Stickel, e infelizmente não pude presenciar ao vivo o enorme entusiasmo do novo aficcionado por corridas!
é isso, por fernando stickel [ 19:02 ]
17 de setembro de 2012
eduardo lunardelli
Na última sexta-feira recebi na Fundação Stickel o meu amigo Eduardo Lunardelli, e recebi de presente simpático opúsculo de suas poesias: Poema [ENTRE CHAVES]
Conversamos horas sobre o delicioso ofício de fazer livros, sobre os tempos de Escola Brasil:; as artes, os trabalhos da Fundação, enfim, colocando a conversa em dia durante longo almoço na Praça São Lourenço.
Eduardo lançará a seguir um livro sobre sua experiência como blogueiro, seu blog principal é o “Varal de Idéias”
é isso, por fernando stickel [ 13:39 ]
17 de setembro de 2012
um olhar sobre a brasilândia
No último sábado, 15 Setembro 2012 a Fundação Stickel e Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha inauguraram a exposição
“Um Olhar sobre a Brasilândia”
Fotos dos alunos do curso de Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz, promovido pela Fundação Stickel durante 2011.
A exposição ficará em cartaz de 15 Setembro a 15 Outubro 2012
FÁBRICA DE CULTURA DA VILA NOVA CACHOEIRINHA
Rua Franklin do Amaral 1281, esquina com a R. Conselheiro Moreira de Barros 02479-001 São Paulo SP
Horário de visitação: terça a sexta, das 9h às 17h; sábado das 12:30 às 17:00
Contato: 11 3922-7664 com Glaucia glaucia@fundacaostickel.org.br
Patrocinio: Fundação Stickel
Apoio: T Tanaka; Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha; Museu da Imagem e do Som – MIS
Esta exposição marca o início de parceria da Fundação Stickel com a Fábrica de Cultura, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e a Poiesis, Organização Social de Cultura (OS) responsável por sua gestão.
Esta exposição teve um catálogo, editado pela Fundação Stickel, com textos do Arnaldo Pappalardo e meu próprio.
é isso, por fernando stickel [ 11:49 ]
15 de setembro de 2012
interlaken
Mal posso acreditar que já fui sócio deste posto de gasolina, Auto Posto Interlaken, localizado na Av. Interlagos 3001 em São Paulo.
A aventura deu-se ao longo de 1994-1996. Surgiu porque eu estava viabilizando o uso de um terreno da minha família, abandonado há anos e cheio de problemas.
Naquela época nem computador eu possuia, não sabia operar no difícil comércio de combustíveis, loja de conveniência, etc… Eu era o que os experientes donos de posto chamam de “calça branca”, o novato, o inexperiente, em bom português, o trouxa.
Operei o posto durante um ano, em seguida os sócios começaram a se desentender, decidimos vender o fundo de comércio, e pouco tempo depois foi vendido também o terreno.
Nunca mais!!!!!!