aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

dia internacional do blog

31-8
Copio integralmente o post da equipe do Prêmio TOP BLOG 2009:

Na data 31 de Agosto é comemorado o Dia Internacional do Blog

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Blog. A data foi escolhida porque os números 3108 lembram a palavra blog. O blogDay ou 3108Day foi criado para que blogueiros de todo o mundo se confraternizem e se integrem de forma a promover também a integração de outros blogs. Por esse motivo a data 31 de Agosto foi escolhida como dia oficial para divulgação dos vencedores do Portal. Apesar da definição de blog ainda criar discussões no meio acadêmico, já é certo que ele é mais um meio de comunicação e interatividade. Há pouco mais de dez anos ele era uma novidade, no entanto, a blogosfera cresceu em ritmo acelerado. Somente no Brasil são mais de 2,5 milhões.

A data é comemorada de forma bastante interativa. Todos os blogueiros do mundo publicam posts no BlogDay indicando cinco outros blogs que merecem ser reconhecidos. É uma forma de mostrar como a interligação de blogs, por meio de links, faz com que a rede de influência da blogosfera se espalhe. “Apesar de ser um projeto pessoal, um blog interligado a outros, torna-se uma rede de intercâmbio de conhecimentos e experiências. É isso que dá sentido à blogosfera e a toda essa tecnologia à nossa volta: a construção de um espaço anarquicamente coletivo, sem hierarquias pré-definidas. Uma rede capaz de ser solidária, lúdica, informativa, humana, unindo pessoas por ideias e afinidades”, explica Alexandre Inagaki, autor do blog Pensar Enlouquece.

”Comemorar o Dia Internacional do Blog significa, para mim, celebrar essa desordem saudável, na qual cada blogueiro se torna um formador de opinião em potencial, sem necessitar ter coluna em jornal ou quadro na TV para expor suas opiniões”, ressalta Inagaki. “O dia de hoje é uma forma de divulgar a mídia BLOG e mostrar que o formato de diário de bordo, idealizado inicialmente, cresceu e ganhou adeptos rapidamente, inclusive ultrapassando grandes produtores de conteúdo impresso e falado. A blogagem e o podcasting hoje são realidades concretas, tanto que muitas emissoras e editoras acabaram abraçando o formato” explica Gustavo Guanabara, autor do blog de tecnologia guanabara.info e colunista do Top Blog .

Nesse ano a data foi lembrada inclusive pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O dia 31 de Agosto foi escolhido como data oficial para inauguração do Blog do Planalto, cujo conteúdo é formado por textos, áudios, vídeos o infográficos sobre atos e decisões do governo federal. De acordo com o vídeo divulgado, o presidente afirma que esse será um canal em que a sociedade brasileira que viaja na internet terá acesso a todas as informações, em tempo real, dos acontecimentos do Planalto. Para assistir ao vídeo clique aqui.

Atualmente o blog virou fonte de renda para muitas pessoas. Edney Souza, mais conhecido na web como Interney é um exemplo. Ele pediu as contas no emprego em que trabalhava e desde 2005 vive somente de blogs. O negócio deu tão certo que hoje em dia ele conta com uma rede de cerca de 50 blogs e tem 4,7 milhões de pageviews por mês. “Os colaboradores recebem 80% do lucro que o blog deles proporcionam, o que chega a R$ 1000 reais para alguns”, afirma.

Por Josi

é isso, por fernando stickel [ 16:06 ]

Deixe seu comentário