Foto: José Yalenti
O neto de Yalenti diz a respeito desta foto:
Tenho quase certeza que “Caracol” foi tirada, no final dos anos 50, num daqueles postos para salva-vidas na praia de Santos, SP.
Os primeiros fotoclubes europeus surgiram ainda no século XIX.
Com o Foto Cine Clube Bandeirante, fundado em São Paulo em 1939, a fotografia tomaria novos rumos no país. Dentro da “Escola Paulista”, José Yalenti se destacaria junto a Geraldo de Barros, Eduardo Salvatore, Thomaz Farkas, Gaspar Gasparian, German Lorca, José Oiticica Filho e outros.
4 comentários
Inara Lucia Castillo Couto
setembro 22nd, 2010 at 14:32
Olá Fernando,
sou moradora da Vila Olímpia e mais de uma vez li seus posts sobre nosso bairro.
Agora, ao procurar na web uma foto de meu avô fui direcionada para seu blog e achei a Caracol. Muito gostoso encontrá-la aqui. Nós passávamos muitas férias no apartamento dos pais de meu primo em Santos, e meu avô gostava de se levantar bem cedo para fotografar.Como ele era engenheiro/arquiteto, gostava especialmente dos edifícios e estruturas dos anos 40 e 50, tão característicos da orla de Santos.
Abraços
Inara
fernando stickel
setembro 28th, 2010 at 9:28
Inara, estas construções tem o poder de fazer bem às nossas almas, né mesmo?
Manuel Carvalho
abril 17th, 2014 at 13:23
Uma correção ao comentário do neto do brilhante fotógrafo José Yalenti, sobre esta foto: Com absoluta certeza, não se trata de nenhum dos postos de salvamento das praias de Santos. “Nascido e crescido” naquela cidade, conheço todos, desde menino. A arquitetura é outra, nenhum deles têm escadaria externa.
fernando stickel
abril 17th, 2014 at 15:48
Manuel, agora falta descobrir onde é…
Deixe seu comentário