aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

a casa da fundação stickel

DSC09355.JPG
Uma longa, triste e tortuosa história… Envolvendo desrespeito ao contribuinte, o descaso e a incompetência do poder público brasileiro. No caso, a Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão.

Exatos onze anos e um mês atrás, no dia 19 Junho 2005, estive no imóvel de propriedade da Fundação Stickel situado na esquina da R. Brigadeiro Jordão com R. Doutor Reid em Campos do Jordão, SP. Foi nesta casa que se iniciaram as atividades da Fundação Stickel em 1954.

Lá cheguei por ter sido alertado telefonicamente por um vizinho de que o imóvel estava abandonado e invadido por usuários de drogas, que inclusive faziam fogueiras dentro da casa!!!

A Prefeitura que ocupava o imóvel por força de um contrato de comodato gratuito, e que havia lá instalado a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato, simplesmente abandonou o imóvel, sem nem ao menos nos notificar.

Em seguida à reconquista da posse iniciamos processo judicial por perdas e danos, com peritagem, etc… Simultaneamente colocamos o imóvel à venda, pois os danos eram de tal monta que não valeria a pena investir na recuperação do imóvel. A venda ocorreu em 17/12/2007.

O processo por perda e danos correu por anos… e finalmente se encerrou, com o recebimento hoje da quantia líquida de R$117.670,27, que será utilizada em nossas atividades rotineiras.

DSC09326.JPG
Encontrei destruição, imundície, pixação, portas e janelas arrebentadas, marcas de fogo e até mesmo livros queimados. Documentei tudo em fotos e iniciamos processo judicial de reintegração de posse contra a Prefeitura, então na posse por força de contrato de comodato com prazo de 20 anos, ainda em vigência.

DSC09334.JPG
Tirei fotos com o Estadão do dia 19/6/2005, para provar a data.

DSC09353.JPG
A placa com o nome original: “Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel”

brig jordao5
Hoje existe no terreno um prédio residencial.

é isso, por fernando stickel [ 14:14 ]

4 comentários

Monique Bento de Carvalho

julho 19th, 2016 at 16:11

Descalábrios da política e falta de controle do poder público brasileiro. Todos querem tiram vantagem.

Theo

julho 21st, 2016 at 18:12

O Brasil caminha a passos largos para ser uma Venezuela

Henrique Trotta

agosto 1st, 2016 at 10:33

Campos do Jordão já não tem mais o mesmo encanto com tantos prédios novos e construções descontroladas…

fernando stickel

agosto 1st, 2016 at 14:22

Henrique, uma das tragédias do Brasil é não valorizar e preservar sua história. As nossas cidades são prova eloquente do desprezo generalizado pela antiga e boa arquitetura.

Deixe seu comentário