aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

mondo x

frateria.jpg
Fomos a Cetona, na Frateria de Padre Eligio, recomendada inicialmente como sendo um excelente restaurante, servido por ex-dependentes de drogas. (!!)
Na verdade a Frateria é também um hotel, com apenas seis quartos, acabamos reservando duas noites e lá chegamos curiosos para conhecer este lugar meio misterioso.
De fato, ao chegar, a primeira surpresa são jardins impecáveis e luxuriantes, em seguida um rapaz muito cordato e discreto nos recebe e pergunta se queremos conhecer o local.
O que ele nos conta é surpreendente.
A comunidade ali instalada é parte de algo maior chamado Mondo X e conta com cerca de 30 “ragazzi”, de ambos os sexos, que se internam para se livrar do vício das drogas, por livre vontade e obedecem as seguintes regras:
-Três anos sem sair, internação gratuita.
-Contatos limitados com a família.
-Sem jornais, revistas, internet, TV.
-Sem cigarros e álcool.
-Todos trabalham nas atividades da comunidade.
-Participação nas atividades religiosas não é obrigatória.
-A comunidade se auto-sustenta através das receitas obtidas no restaurante, no hotel e na venda dos produtos produzidos pela comunidade.

O prédio é o antigo Convento de São Francisco de Assis, fundado pelo próprio Santo em 1212, inteiramente restaurado pela Comunidade, com detalhes arquitetônicos contemporâneos de extremo bom gosto, projetados pelo próprio Padre Eligio. O forno de pão, por exemplo, é o mesmo em operação a quase nove séculos!

Quem inventou tudo isso foi o Padre Eligio, nascido em 1931, que iniciou este trabalho nos anos 60 com um serviço de apoio pelo telefone em Milano. No próximo dia 17/7 é o aniversário dele e a comunidade inteira estava preparando a festa, tudo no maior capricho.

é isso, por fernando stickel [ 12:53 ]

Deixe seu comentário