aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

guggenheim bilbao

Lembram-se da Panair do Brasil? Pois é, décadas depois da Panair sumir hoje me lembrei dela, porque pegamos uma ponte aérea da SPANAIR Madrid-Bilbao-Madrid, para ver o que?
Sim, para ver o Guggenheim Bilbao.
Existe uma imensa controvérsia entre puristas, arquitetos, intelectuais de todas as extrações sobre a arquitetura de museus. Podem dizer o que quiserem. A arquitetura de Frank Gehry é show. SHOW TOTAL, MEGA SHOW. Talvez inútil, excessiva (do ponto de vista puramente museológico), mas maravilhosamente trash/poética. Lembrei-me também do Joaosinho Trinta, no bom e no mau sentido.
Nessas horas você percebe com clareza a (profunda) diferença entre aqueles que pensam ser grandes arquitetos (ruyzinho ohtaquinho trintinha no mau sentido) e um verdadeiro grande arquiteto. De fato, a máquina Guggenheim engenheirou um esquema bem eficiente para aparelhar as dezenas de milhares de m2 destinados à arte contemporânea, e ao “show in itself trintinha no bom sentido” que é o prédio do museu.
A cidade de Bilbao é industrial, pobre, nem sei como montaram um Guggenheim, mas como dizem os espanhóis, VALE!! ?Talvez eu nao esteja sendo muito claro, mas depois de 12 horas de pé, com direito a conhecer o centro de Bilbao a pé em 40 minutos, e com dois Red Label ao chegar ao hotel…

é isso, por fernando stickel [ 16:26 ]

5 comentários

DMadrid

abril 16th, 2004 at 19:32

Que isso rapaz? Bilbao “já foi” uma cidade industrial, hoje é uma cidade que está saindo da decadência e passa por mudanças incríveis. É a mais européia das cidades espanholas, no clima, nas ruas. Se come maravilhosamente bem, quando se conhece os segredos, of course.Recomendo sair para ver o mar, o final da “ría” é um espetáculo imperdível. Fora isso San Sebastian (Kursaal e peine de los vientos de Chillida) e Chilida Lekku, aí perto, são inesquecíveis.Un saludo,DMadrid

DMadrid

abril 16th, 2004 at 19:36

P.S. : Use “ctrl + alt + 4” e depois a vogal que deseja, para o “til”.

**ElfaCarol**

abril 17th, 2004 at 3:22

FernandoNão sei ao certo como elogiar sua pinturas e esculturas, mas adorei cada uma delas…parabéns você é brilhante…=)muita luzelfa

eu mesmo

abril 18th, 2004 at 11:33

Bom dia amigo, apareci aqui pelo blog do seu chará o Fernando (Cals) Observador. MUITO bom teu blog, fiquei maravilhado com o que VI e li. Parabens.Abraços e ate breve.

Stela

abril 18th, 2004 at 20:31

Também gosto especialemente do museu de Bilbao e aqui em Lisboa o Gehry desenhou o novo casino da cidade, vc precisa ver o banho de arquietura, show. beijos

Deixe seu comentário