Sobre a Curiosidade
Oriunda do latim CUR? que significa “por quê?”.
Donde se formou, dentro do vernáculo, o adjetivo “curiosus”, o que indaga sempre o porquê. A curiosidade foi considerada pelos romanos “a alavanca do saber”, uma espécie de motor da evolução da pessoa.
Na orelha do meu livro de fotos “Vila Olímpia” coloquei o seguinte:
Diz a lenda que ao ser procurado para uma entrevista, o poeta americano Ezra Pound, próximo de seus últimos dias e após manter imenso silêncio durante anos, concordou, depois de muita insistência do entrevistador, em proferir uma única palavra, que considerasse significativa como mensagem:
CURIOSIDADE – Conselho aos jovens.
4 comentários
Roberto Silva
outubro 15th, 2007 at 10:14
Sincronicidades
Me chama atenção a palavra “CURIOSIDADE” Fiz referencias a curiosidade por observações a intervenção de uma artista no Tate Modern.
Curiosos no Tate Modern
A artista colombiana Doris Salcedo, surpreendentemente faz uma intervenção espetacular no espaço do Tate Modern in londono end: http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions/dorissalcedo/default.shtm , A escultura subterrânea inversa, o de dentro para fora o de fora para dentro, a dialética estética, poética, contestadora. – A artista ao esculpir fissuras no piso do Tate, descreve o medo, a violência o perigo eminente. Revela o oculto, inverte o ponto de vista, temos que olhar para o fundo como se estivéssemos num precipício. As rachaduras que denunciam a divisão social, que revelam o lado de dentro do racismo, as indiferenças e desequilíbrios de nossa sociedade contemporânea. Parecem (em um primeiro momento), não ser o ponto de interesse do observador e sim a curiosidade por indagarem de como foram feitas tais rachaduras no entrada principal do Tate Modern. – Como foi possível tal interferência, seria um piso falso sobre o original…? Enfim, a maneira do fazer é genial, a arte da colombiana Doris, sintetiza e estabelece a comunicação de fato.
A comunicação se fundamenta na rede de curiosidades.
A mostra da Doris Salcedo “SHIBBOLETH” está na Tate Modern in London, de 09 de outubro a 06 de abril de 2008.
aqui tem coisa » Arquivo » saudável longevidade
outubro 27th, 2009 at 10:12
[…] a curiosidade, leia isto. é isso, por fernando stickel [ 8:38 ] Comente aqui Link para este post Comente […]
oswaldo pepe
outubro 27th, 2009 at 10:26
Voce não é obrigado a saber nada…mas é obrigado a perguntar tudo, rsrsrs.
Tereza
outubro 27th, 2009 at 14:15
Fernando querido, que delícia ver foto por aqui, sou encantada por ela.
Gostei de saber do sentido da palavra,estava curiosa!?
Um bj + carinho
Tereza Kawall
Deixe seu comentário