Alguns dinossauros da blogosfera recusam-se a ser liquidados. Recusam-se a morrer.
O aqui tem coisa é um deles, meu blog querido que iniciei há exatos 11 anos atrás.
Já passei por todas as fases, blogar muito, blogar pouco, blogar nada. E continuo. E insisto. E insistirei enquanto houverem leitores prestigiando estas mal traçadas…
Parabéns aqui tem coisa, feliz aniversário!!!
Arquivo: janeiro de 2014
31 de janeiro de 2014
aqui tem coisa – 11 anos!!
é isso, por fernando stickel [ 11:08 ]
30 de janeiro de 2014
dia-a-dia do acidentado
O dia-a-dia do acidentado.
Hoje, cinco dias depois do acidente com a BMW F800 GS me acostumei com a nova rotina, que é muito chata!
Sinto falta de sair de dentro de casa, de ter disposição para fazer alguma coisa, trabalhar.
Qualquer coisa que você faça sentado tem que ficar com o corpo ereto, a solidificação das fraturas na vértebra e costela depende de postura correta, você não pode se largar na cadeira, e isso cansa e limita o tempo de concentração, seja no computador, para leitura ou na TV.
Ao deitar não há posição confortável, é necessário ficar mudando entre deitado de barriga pra cima, do lado direito, do lado esquerdo. Cada uma destas posições tem um limite de tempo, pois cansa e começa a doer, e a cada virada tudo dói…
O banho então é uma aventura, só é possível com a ajuda da minha querida Sandra. Começa com a proteção dos curativos com sacos plásticos, e aí é um semi banho de gato muito mal ajambrado…
A mão esquerda tem mobilidade total, mas está enfaixada e não pode molhar, já a mão direita pode molhar, mas está com a mobilidade reduzida por conta da lesão no ombro… Até escovar os dentes é um sofrimento…
A cada 48 horas volto ao Einstein para os curativos, depois de descer do carro com dificuldade, vou de cadeira de rodas até o consultório no 3º andar do Bloco A1, lá é tudo longe… O procedimento é longo e minucioso, em alguns momentos dolorido, compensado pela extrema gentileza e competência das enfermeiras.
Fui também ao Fleury fazer uma ressonância magnética. Quase uma hora enfiado naquele tubo maldito e gelado, ao sair de lá tudo doia…
A sensação de estar engordando por conta da inatividade é mortal… Você não se acostuma imediatamente a comer menos, e o resultado vai aparecendo…
Hoje decidi que vou ao escritório, nem que seja por uma ou duas horas, não aguento mais ficar em casa!!
é isso, por fernando stickel [ 8:18 ]
28 de janeiro de 2014
acidente de motocicleta
Sofri um acidente de motocicleta, com a BMW F800 GS.
Microssegundos separam você de tudo aquilo que você conhece e ama, da morte. Essa foi a lição.
Estou vivo, pensativo, ralado, doído, quase parado.
Aconteceu às 15:30h do último sábado, 25 Janeiro, aniversário da Cidade de São Paulo.
Dia bonito, eu estava feliz, leve, usava capacete e vestia apenas uma bermuda, camiseta e mocassins sem meias, no meu bolso direito a câmera Leica D-LUX-5, no esquerdo o celular e no bolso de trás a carteira.
Era para ser um dia dedicado inteiramente à fotografia, pela manhã fui ao Itaucultural para a abertura da exposição MODERNA PARA SEMPRE, com curadoria de Iatã Cannabrava, depois do almoço fui como aluno convidado conhecer a Cidade Invertida do Ricardo Hantzschel, e me dirigia ao Madalena CEI para a inauguração da exposição “Brasilândia” promovida pela Fundação Stickel em parceria com o Madalena.
Trafegando pela Av. Dr. Arnaldo entrei à esquerda na R. Cardeal Arcoverde, logo à frente, na esquina da R. Arruda Alvim colidi contra um carro (ou foi ele que colidiu contra mim…)
Não me lembro do que aconteceu, a cor do farol, nada… o acidente ficou envolto em “neblina mental”. Sobrou na minha memória apenas a visão com foco fechado da frente de um carro claro vindo da minha direita, eu freando e desviando, e batendo no seu canto dianteiro esquerdo.
Fui parar em baixo de um carro estacionado, pessoas se preocupavam em me tirar de lá, umas diziam para não me mexer, outras tentavam ajudar, fui me mexendo e saí. Me levantei, uma dor forte no lado esquerdo das costas, uma alma boa me ofereceu água. O celular funcionou, pedi ajuda.
O resultado foi uma vértebra e uma costela quebrados, fraturas sem gravidade mas muito doloridas e escoriações generalizadas, pés, mãos, cotovelos, joelhos. A moto e a câmera fotográfica raladas.
Me levaram para o Pronto Atendimento do Einstein, onde fui muito bem atendido, a Sandra chegou logo depois, saimos de lá quase 11 da noite depois de curativos, tomografias, raios-x, etc…
Os médicos me recomendaram 40 dias de repouso, bastante tempo para pensar…
é isso, por fernando stickel [ 10:46 ]
27 de janeiro de 2014
cidade invertida
Fui aluno convidado no projeto “Cidade Invertida” do fotógrafo e professor Ricardo Hantzschel, no último sábado. O trailer estava estacionado em frente ao SESC Consolação.
Uma câmara escura dentro de um trailer, uma única abertura na lateral do trailer, eis os ingredientes físicos do projeto.
“Cidade Invertida” é um grupo formado por fotógrafos, educadores e artistas que elabora projetos culturais relacionados à Fotografia a fim de tornar a fotografia uma ferramenta propulsora de cultura. Para o desenvolvimento de suas atividades conta com um trailer que opera como laboratório fotográfico, imprimindo ao projeto um caráter itinerante. Com cerca de 15000 Km percorridos desde 2006, o projeto recebeu prêmios e incentivos estaduais e federais que lhe possibilitaram expandir suas pesquisas e áreas de atuação.
O projeto é maravilhoso pelo seu potencial didático. É impossível não entender a fotografia depois de passar pela experiência dentro da câmara escura.
é isso, por fernando stickel [ 7:49 ]
21 de janeiro de 2014
brasilândia no madalena cei
Fundação Stickel em parceria com o Madalena Centro de Estudos da Imagem convida para a abertura da exposição coletiva de fotografias “Brasilândia”, participando da 5ª Mostra SP de Fotografia, homenagem a São Paulo em seu aniversário.
Data abertura: 25 de janeiro, sábado, às 16:00h
Período: 25/1 a 10/3/2014
Local: Madalena Workshops Centro de Estudos da Imagem
Endereço: R. Faisão 75 – Vila Madalena, São Paulo Tel: 11 3473-5410
A Fundação, através de seu colaborador, o fotógrafo Arnaldo Pappalardo e seu assistente Lucas Cruz, realizou nos últimos quatro anos o curso de fotografia “Um olhar sobre a Brasilândia”, destinado a moradores deste distrito da Zona Norte da cidade. O registro impresso destas experiências visuais cria um legado histórico e cultural universal, que interessa aos moradores do bairro e à cidade de São Paulo, proporcionando também aos participantes o registro físico e emocional da valorização de seu trabalho.
A Mostra SP de Fotografia é um projeto fotográfico anual de ocupação da Vila Madalena. A cada aniversário da cidade, a ideia é curar e expor trabalhos de diversos fotógrafos, de diversas áreas, em restaurantes, bares, espaços culturais, escritórios, lojas, salões e galerias do bairro.
é isso, por fernando stickel [ 16:43 ]
10 de janeiro de 2014
fotos na lapinha
A Lapinha SPA em três momentos.
No primeiro momento nos anos 50-60 eu e meus irmãos perguntávamos aos meus pais Erico e Martha o que eles iam fazer naquele lugar distante, e eles nos contavam que iam lá tomar sucos, e ninguém entendia nada…
– Mas por que só sucos???!!!! (naquela época toda a dieta era baseada em sucos)
Aí eles explicavam que eram sucos exóticos de cenoura, beterraba, couve, para desintoxicação, limpeza, etc…
Nas décadas seguintes, regularmente uma vez por ano lá iam meus pais ao sul do país tomar os tais sucos. Progressivamente outros membros da família começaram a ir à Lapinha e comentar sobre suas maravilhas, eu só ouvindo as histórias, não muito interessado, desintoxicação nunca colou muito bem comigo, afinal naquela época eu queria mais era me intoxicar mesmo….
O segundo momento veio com um prêmio que minha mulher Sandra ganhou em 24 Novembro 2012, em um sorteio no Biathlon da Hípica Paulista: Uma semana no Lapinha SPA para um casal, com tudo pago, inclusive a passagem aérea!!!
Finalmente fomos lá conhecer o SPA. Cenário deslumbrante, dieta ovo-lacto-vegetariana, sem carne e muito gostosa, não se passa fome. Adoramos a estadia e eu aproveitei para fotografar bastante, principalmente nos passeios matinais.
O terceiro momento foi o convite que recebi do diretor Dieter Brehpol para expor as fotos, algo que se concretizará no próximo fim-de-semana.
LAPINHA – Fotos de Fernando Stickel
Sábado, 18 Janeiro 2014 às 16:00h
Estrada Lapa-Campo do Tenente, km 16 Lapa PR Tel 41 3662-1044
Criei um album no Flickr, veja aqui.
O casal proprietário do Lapinha SPA, Margareth e Dieter, ao centro da foto, conversa com os visitantes da exposição.
é isso, por fernando stickel [ 17:48 ]
4 de janeiro de 2014
alunos de fernando stickel
Minha amiga e ex-aluna Lorna Lee Balestrery me enviou esta fotografia do grupo de 46 alunos do meu Curso de Desenho de Observação que expuseram seus trabalhos na Galeria Montesanti-Roesler (hoje Nara Roesler) em 24 e 25 Junho 1989. Eu estou sentado.
A foto foi tirada no meu estúdio da R. Ribeirão Claro 37, Vila Olímpia, onde se realizavam as aulas. Se bem me lembro o fotógrafo foi Hiroto Takada, a foto utilizada na divulgação e no convite.