aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

mesa raquel

anisio
Pura Natureza
por Antônia Leite Barbosa

Designer deixa de lado a velocidade e mergulha no universo orgânico

A história do automóvel e do automobilismo brasileiro tem o nome Anisio Campos estampado em seus mais importantes circuitos. Há 60 anos ele desenvolve projetos automotivos em que mixa seus dotes de ex-piloto, designer e artista. Carinhosamente chamado pelos amigos, profissionais e estudantes do meio de “lenda viva”, suas criações sempre foram radicais nas épocas em que aconteceram. O design de seus carros revolucionou essa indústria e, aos 76 anos, Anisio continua produzindo com vigor. Seu projeto mais recente, os modelos de carros compactos, os 828 e 012, desenvolvidos para a Obvio!, uma empresa 100% brasileira, ainda não entrou em produção por causa da falta de motores, com o fechamento da Tritec Motors no Paraná, mas foi lançado com enorme sucesso em sete exposições nos Estados Unidos desde 2006.
Em setembro deste ano, Anisio foi contratado pela Vrooom! – uma nova integradora brasileira de carros elétricos de alta performance – para criar o design dos seus veículos de alta tecnologia.

mesanisio
Mas a manobra responsável pela divisão da prancheta com projetos um tanto inusitados, foi um pedido da filha. Anisio se dispôs a ajudar na busca de uma mesa de jantar para o novo apartamento. Depois de um giro desanimador pelas lojas de decoração pôs-se a desenhar.
Com traço livre, fez uma forma tomar o papel e assim nascia a mesa Raquel, batizada com o nome de sua primogênita. Mas os traços singelos precisavam saltar do papel e ganhar forma. Anisio acampou na fábrica de Flamarion Arnaut e usou as madeiras de Lauro Murakami que trabalham com mobiliário de reflorestamento e o desenho da Raquel ficou ainda mais criativo, orgânico e ecológico. Suas formas superam o conceito “tampo sobre pés”, ou de estruturas pouco participativas visualmente. “É uma mesa que vai muito além do ‘correto’ e apresenta-se como uma borboleta em voo, ou um ‘animal-bicho’ em movimento florestal, livre do pesado, de qualquer excesso”, explica o designer. Composta por duas pranchas de peroba-rosa, sua montagem é simples e requer apenas um encaixe no centro. A leveza também está no tampo de vidro 19mm de espessura por 1,80m de diâmetro, absolutamente seco para não interferir no espaço que vai ocupar na vida e na casa das pessoas. “Considero o projeto Mesa Raquel suficientemente personalizado, exclusivo e dirigido ao mercado de arte”, conclui Anísio que se prepara para ir a campo comercializar os primeiros exemplares.

Encomendas pelo e-mail mesaraquel@anisiocampos.com

é isso, por fernando stickel [ 15:33 ]

4 comentários

Zé Rodrigo

outubro 15th, 2009 at 16:08

O Bruxo!
Ele é uma verdadeira usina de criatividade.
Que tenha muita saúde sempre.
🙂

madoka

outubro 16th, 2009 at 6:45

linda mesa, linda.
Faria sucesso aqui.
madoka

fernando stickel

outubro 16th, 2009 at 8:21

Madoka, vou avisar o Anisio!

fonthor

outubro 17th, 2009 at 9:00

Grande artista e grande pessoa.

Deixe seu comentário