aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

santinho ou picaretagem?

Recebi ontem, 17/12/2014, dois comentários neste post de um certo “Flávio”, sem sobrenome, muito interessantes, minha resposta:

Prezado Flávio,
Obrigado pelos seus comentários, introduzem muitos elementos novos neste debate, me permito decupá-los para melhor compreensão e resposta:

Centenas de leitores deste blog acharam, através de seus comentários, pertinente o questionamento sobre a lisura da arrecadação e a operação da Associação Cultural Santo Expedito. Todos temos a impressão de que existe aí algo de errado, por que será? Diz o dito popular: Onde há fumaça há fogo!

No entanto você escreve: “ao que me parece, a instituição é autêntica” e completa: “A simples suspeita sem fundamentos concretos pode prejudicar a instituição.” Me permito divergir, existem elementos concretos na total ausência de prestação de contas da Associação. Nesta sua frase surge, aparentemente, o teu “rabo preso” com a instituição, e já que você está, supostamente, advogando a seu favor, talvez fosse adequado fornecer aos doadores em dúvida teu nome completo, endereço, telefone, etc… de forma que as centenas de dúvidas presentes nos comentários possam ter um canal legítimo para esclarecimento.

É sua impressão que a moção de louvor e aplausos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para Maria Leonor Gomes Lobo de Guitirana “ de 2011 parece refletir a confiabilidade desta pessoa”. Ocorre uma curiosa e minúscula diferença nos nomes, apenas uma letra “U”, aparentemente proposital, pois quem assina a mala direta é MARIA LEONOR LOBO GUITIRANA, e quem recebe a moção de louvor é MARIA LEONOR GOMES LOBO GITIRANA, portanto não se trata da mesma pessoa, lançando por terra o argumento da confiabilidade.

Você afirma que “O fato do material (mala direta) ser do exterior, também não assusta”. Ao contrário, Flávio, assusta e muito, justamente pela dificuldade, óbviamente proposital, de se rastrear a origem e os responsáveis pelo material.

Agora você avança em terreno altamente movediço escrevendo: “pois a igreja católica é mundial e pode ter sido feita do exterior por questões de custo” Ah!!! Então é a Igreja Católica a responsável pelo envio das malas diretas???!!! Você sabe!!!! Então por favor divida conosco esta sabedoria, estamos todos ansiosos por esclarecimentos, quem é, dentro da hierarquia da Igreja Católica Mundial, o responsável pelo envio das malas diretas?

Você prossegue afirmando: “a Sra. Maria Leonor tem o endereço em Londres” Aahh!!!! Você conhece detalhes da vida pessoal desta criatura!!! Que bom!! Divida conosco!!! Aproveite seu acesso à misteriosa Maria Leonor e peça para ela explicitar quem fez a doação do material.

Em frente: “muitos estão assustados à toa e vão deixar de doar” Pois é, que tolice, por causa de uma bobagenzinha à toa as pessoas se assustam, né mesmo? Será que a arrecadação caiu? Será que este humilde blog está tendo a capacidade de “assustar” os fiéis doadores? Fico contente!!

E finalmente: “fazer algo por este mundo cão”. De fato, é um mundo cão, principalmente porque a instituição em pauta não se digna a publicar suas contas, seus dirigentes não aparecem para prestar esclarecimentos, suas contas não são publicadas, tudo em desacordo com as boas regras aplicáveis ao Terceiro Setor.

Para encerrar, volto a afirmar que as dúvidas e suspeitas que recaem sobre a Associação Cultural Santo Expedito seriam simplesmente extintas caso fossem publicados seus relatórios operacionais do ano corrente e dos anos anteriores, desde a sua criação, contendo os valores arrecadado, quais as formas de arrecadação, os nomes dos doadores, e aonde e como são aplicados estes recursos. Óbviamente estes relatórios precisam conter também seu endereço, o nome dos dirigentes da instituição, a composição de seu Conselho Curador, ou Conselho Administrativo, os integrantes de seu Conselho Fiscal, o nome do contador e da empresa de auditoria, tudo conforme as regras de transparência do Terceiro Setor.

Obrigado pela sua atenção.

TODAS AS ROUBALHEIRAS SÃO SILENCIOSAS, ATÉ O DIA EM QUE SÃO DESCOBERTAS

Republicado em 3/12/2014
Pelo teor dos mais de 200 comentários que este post já recebeu, o esquema de arrecadação continua a todo vapor, o que vocês acham, caros leitores, esta é uma associação legítima e caridosa, só interessada em fazer o bem?
Publiquei este post originalmente sete meses atrás.

Enquanto o país estremece, seja pela copa, eleição ou corrupção generalizada, tem gente aparentemente lucrando silenciosamente com a inocência e ingenuidade de milhares…
Em Dezembro 2013 recebi a mala direta, imagem abaixo, e agora recebi novamente a mesma mala direta internacional, com santinho e tudo…
Detalhe curioso: Em Dezembro o boleto bancário era do Bradesco, agora é do Banco do Brasil.

lobog
Mala direta de Dezembro 2013
lobo
Recebi na minha casa mala direta muito bem feita, com meu nome quase correto e endereço perfeito.
Logo de cara no envelope aparece “Um presente especial para:”, e chama a atenção a chancela do correio “Mala direta internacional”.
Quem envia é a “Associação Cultural Santo Expedito”, que oferece como única informação a seu respeito um endereço em São Paulo, um perfil no Facebook, e a assinatura de sua vice-presidente Maria Leonor Lobo Guitirana.
Uma carta melosa pedindo “urgente” a sua contribuição, boleto bancário do Bradesco com opções de pagamento, uma correntinha e um santinho (personalizado!!) dourados completam o cenário.
Uma rápida consulta ao Google e ao perfil do Facebook mostra que estes envelopes circulam há bastante tempo, e que muita gente questiona sua legitimidade, talvez tantos quantos declaram contribuir com o esquema.

O fato é que a mala direta é bem elaborada, vem do exterior, e você contribui se quiser. O que a “Associação Cultural Santo Expedito” faz com o dinheiro arrecadado ninguém sabe, e quem está por trás da fachada é um mistério.

Não vou afirmar que é picaretagem, mas que tem toda a cara tem!

é isso, por fernando stickel [ 8:49 ]

533 comentários

Viviane

fevereiro 27th, 2019 at 13:54

Meu Deus, ainda bem que fui pesquisar sobre esta “instituição”, acabei de receber esta “mala direta internacional”.
Com uma correntinha, chaveiro personalizado, que absurdo. Como conseguem nossos dados ?
O boleto veio em nome de Associação Cultural Santo Expedito, CNPJ 10.512.881/0001-83 do banco Bradesco 3114/0407965-5 com endereço em Paty do Alferes/RJ.
O “pedido urgente” como eles escrevem a mão, veio assinado por Maria Leonor Lobo Guitirana.
Pelo jeito tem vários CNPJs, vários falsos endereços.
Obrigada pela publicação.

Marlene

fevereiro 27th, 2019 at 15:12

Recebi hoje a mala direta. Parece que a “coleta” continua firme e forte. Com os mesmos documentos. iguais aos mostrados na postagem acima.

fernando stickel

fevereiro 27th, 2019 at 15:13

São criminosos, usam a piedade alheia para ganhar dinheiro fácil. Denuncie à polícia, ao Ministério Público.

fernando stickel

fevereiro 27th, 2019 at 15:13

São criminosos, usam a piedade alheia para ganhar dinheiro fácil. Denuncie à polícia, ao Ministério Público.

fernando stickel

fevereiro 27th, 2019 at 15:13

São criminosos, usam a piedade alheia para ganhar dinheiro fácil. Denuncie à polícia, ao Ministério Público.

fernando stickel

fevereiro 27th, 2019 at 15:14

São criminosos, usam a piedade alheia para ganhar dinheiro fácil. Denuncie à polícia, ao Ministério Público.

Wilhelm Bloch

março 6th, 2019 at 13:55

Também recebi essa mala direta, constando a cidade de Paty do Alferes – RJ. Então por que seria “Mala Direta Internacional”?

Andréia Ataíde

março 13th, 2019 at 15:44

Recebi também, e pesquisando na internet vi que o nome da verdadeira é Maria Leonor Gomes Lobo Gitirana. E o que vem na correspondência é Maria Leonor Lobo Guitirana.

Tereza Cristina slaib

março 26th, 2019 at 17:59

Boa tarde!
Já havia recebido essa mala direta em outra ocasião e creio que doei e encerrei o assunto.
Hoje 27/03/2019 acabo de receber novamente e ao fazer a busca encontrei esses questionamentos.
Pelo sim ou pelo não, acho mais prudente fazer doações a instituições sérias que sempre tem em torno de nossas casas,afinal o que não falta é nescessitados.

Maria Aparecida Mezencio

abril 4th, 2019 at 7:47

Recebi também este kit. Desconfiei e fui buscar ma internet. Descobri muitas pessoas na mesma situação. Se fosse uma entidade verdadeira viria a público falar. Estranho, cheira a golpe.

Gersuel Brito

abril 9th, 2019 at 8:55

Recebi recentemente o mesmo material já comentado e que bom que fui pesquisar sobre a instituição. Outro detalhe que gostaria de apontar é que as agências constantes nos boletos (tanto Banco do Brasil, quanto Bradesco) tem endereço na Av. Paulista, São Paulo. Ora, por que uma instituição sediada numa pequena cidade do Rio de Janeiro manteria suas contas na capital Paulista e em agências localizadas no centro financeiro do país???

Pedro Antônio

abril 25th, 2019 at 16:56

Boa tarde!!!!! povo brasileiro, humilde e caridoso, nos conhecem assim, nos últimos anos tenho recebido, mensalmente diversas malas diretas desse conteúdo, inclusive esse dessa instituição, me chamou atenção, o caráter Urgente,os presentinhos e etc..Bom povo, se um desconfia, pode ser um engano, mas, muitos estão desconfiando, pode até ser uma instituição honesta, mas, ao meu ver tem algo estranho, eu faço o seguinte, envio para a seção dos reciclados, ou seja lata do lixo, prefiro fazer minhas doações pessoalmente a instituições que eu possa verificar o seu trabalho, fica a dica. acordo povo brasileiro!!!

EDUARDO CAIO DE CAMPOS VILLAO

julho 7th, 2019 at 15:24

DEVIDO MA RECEBER MAIS DE UM BOLETO POR MES IA RECLAMAR MAS AGORA FIQUEI SABENDO DAS MARACUTAIAS ,MAS AGORA CIENTE DE MAIS DE UM BOLETO VOU PRESTAR ATENÇAO POIS ESTE MES JAFOI DESCONTADO O VALOR POR DUAS VEZES UMA NO DIA 10 MAIS OU MENOS E OUTRA DIA 20.
SEM MAIS PARA O MOMENTO

EDUARDO VILLAO

fernando stickel

julho 12th, 2019 at 8:17

Eduardo, isto é caso de polícia.

Lidia Cristina

agosto 14th, 2019 at 11:23

costumo pagar todos os boletos que recebo.Fiquei triste ao pensar que pode não estar indo pra quem precisa.Não vou mais doar.

Anita

setembro 27th, 2019 at 16:22

Recebi a primeira vez há muitos anos e contribui umas 2 ou 3 vezes, depois fui atrás de informações e também soube que não se trata de uma instituição de verdade, são falsários. Não caiam nessa. Procurem instutições próximas a você, que você possa visitar e sabe onde são aplicadas as doações. Se cada um ajudar o que está próximo, todos seremos beneficiados. Deus abençoe a todos!

wagner

outubro 11th, 2019 at 7:15

eu também fico com o pé atrás…
gosto muito de ajudar pessoas… mas como conseguem nossos nomes e endereços é um mistério…
uma coisa eu falo: “não tomar Seu Santo Nome em vão”… é pecado grave e usar o nome do Senhor para outras finalidades, sobretudo ganhar dinheiro em troca da confiança alheia, é pecado mortal…

Lauro José Martins Filho

novembro 12th, 2019 at 18:06

Tenho contribuido assim que recebo o boleto. Afinal estes comentarios são verdadeiros? Contribuo com a melhor intenção, agora se a contribuição não é para o destino certo , quem as recebe um dia prestará contas

fernando stickel

novembro 25th, 2019 at 8:57

Lauro, tenha certeza que que a sua melhor intenção não está sendo correspondida.

José Carlos

janeiro 7th, 2020 at 19:04

Olá,
Tbm recebi mala direta, li em um comentário…carta chantagista…e e o que parece muito…gosto de ajudar mas a quem precisa de verdade…vou mandar minha contribuição a AACD ou Algum Hospital que cuide de crianças com doenças de difícil cura. Quanto a mala direta vou guardar as imagens de Nossa Senhora e Santo Expedito por não serem culpados por isso q parece muito uma enganação.

NELSON BARENHO

janeiro 9th, 2020 at 6:49

BOA TARDE
– quem moram em SP, deveria ir ao local e constatar sua realidade
– eu moro no PR e nao tenho condiçoes de ver pessoalmente
– aqui eu ajudo instituiçoes como os IRMAOS DO CAMINHO, grupo de frades que ajudam necessitados e vou pessoalmente ver o funcionamento e com isso tenho certeza de que minha contribuiçao é bem feita.
– procure em sua cidade os IRMAOS ou IRMAS DO CAMINHO, entidade filantropica nacional
– AQUI HÁ MUITOS COMENTARIOS, MAS NINGUEM PODE IR VER A INSTITUIÇAO CITADA??
Nelso

zelia sidoski

janeiro 11th, 2020 at 18:25

gostaria de ajudar sim so que nao posso com muito e pouco mas e de coraçao

Antônio da Silva Marques, Belo Horizonte

janeiro 12th, 2020 at 12:48

Tenho recebido esses boletos faz alguns anos; sempre desconfiei pelo nível do “profissionalismo” utilizando apelos para o emocional, santinhos, abrangência de destinatários, etc. Várias pessoas que conheço tb têm recebido esses boletos. Já fiz doação algumas vezes mas agora,mais bem informado, não vou doar mais …!

ROSE

janeiro 18th, 2020 at 15:06

Quero compartilhar com voces que não tenho dúvida, apenas certeza, de quevos indicios sao de fraude.
Se alguem souber por favor post informações de onde devo fazer uma reclamação – Ministerio publico talvez? Policia Federal? Enfim qual a melhor opção?

Gilberto Laudares Silva

janeiro 19th, 2020 at 21:01

Olhando pelo site as fotos do local em Paty do Alferes notei uma beleza de lugar e o que não vi foram pessoas necessitando de ajuda, como nas fotos no encarte, e pessoas ajudando. Foto da administradora juntamente com uma freira deixa-nos dúvidas porque entendo que a venerável não se sujeitaria a este tipo de papel. Complementando o comentário, parece-me uma rede de instituições coordenadas por uma central. Falo isto porque recebia este mesmo tipo de mala direta de outra associação, de portadores de hepatite. Como não me sensibilizei pararam de enviar a mala direta e agora me aparece esta outra nos mesmos moldes. Que me desculpem os cariocas, mas infelizmente herdaram as mazelas e os vícios de capital do Brasil e aí tirem-nas! Dificíl, mesmo porque somos apenas alguns que fazem a contestação enquanto milhões fazem as doações na suas ingenuidades e simplicidades. Se estou errado, estes caridosos poderão me perdoar pela alma boa que têm de ajudar o próximo.

Gilberto Luz

janeiro 20th, 2020 at 10:57

Descobri que usam os dados cedidos pela da Editora Abril para encaminhar cobranças. Voces que recebem cobrança, possuem ou possuíram alguma assinatura de revista?

fernando stickel

janeiro 20th, 2020 at 11:03

Gilberto, sim, tudo indica que é uma rede coordenada destinada unicamente a tungar o dinheiro dos desavisados e/ou crentes.

fernando stickel

janeiro 20th, 2020 at 11:04

Rose, eu já denunciei ao Ministériuo Público Estadual, sem nenhuma consequência, talvez você possa fazê-lo ao Ministériuo Público Federal.

Nelson Teixeira de Oliveira

março 9th, 2020 at 23:43

Concordo com a sugestão de que a entidade faça urgentemente um relatório de recebimento de todas as doações.Que este relatório seja publicado por um veículo que todos tenham acesso. Então poderemos conferir se é ou não honesta a proposta de ajuda às pessoas mostradas nas correspondências (geralmente em estado quase terminal) Por enquanto não farei doações.

fernando stickel

março 10th, 2020 at 14:49

Nelson, a única coisa que esta instituição precisa é de uma boa denúncia ao Ministério Público. Eu já fiz, e foi ignorada, outros precisam fazer até que a instituição seja investigada a fundo.

Solange

maio 17th, 2020 at 15:26

Recebi várias vezes. Até contribui algumas até que uma vez quando fui fazer pagamento pelo aplicativo do Banco do Brasil, acusou boleto falso. Foi aí que percebi a PICARETAGEM. Hoje recebi novamente o boleto com lembrancinha de São Jorge Santo? ? A IGREJA CATÓLICA NÃO RECONHECE ELE COMO SANTO. E TINHA FOTO DE UMA FREIRA COM CRIANÇAS!!! COMO PODE?? ATÉ QUANDO VÃO CONTINUAR ENGANANDO AS PESSOAS!!

fernando stickel

maio 17th, 2020 at 23:41

Vão enganar até o dia em que alguém conseguir fazer chegar a verdade até uma autoridade incorruptivel, e esta iniciar uma apuração séria.

Rede de ONGs usa a comoção para sustentar negócio lucrativo e luxos de fundadores – Blog do César Vale

março 3rd, 2021 at 16:32

[…] que poderia ser um golpe. Publicou no ano de 2014 no seu blogue “Aqui tem coisa” um relato sobre a medalha que recebeu e as suspeitas que […]

Deixe seu comentário