aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

Arquivo: novembro de 2022

reunião preparatória


Reunião preparatória para aventuras com trator, máquinas de escrever e outros quetais…
Da esq. para a direita, Roberto Suga, Vicente Levy Jr., Claudio Romi, Eduardo Costa Mello, Junior Almeida, Rafael Finardi, José Antonio Penteado Vignoli, e eu.

é isso, por fernando stickel [ 10:17 ]

dia de doar

Chegou o grande dia de manifestar sua solidariedade! O Dia de Doar é hoje, 29 novembro!

A nossa causa é transformar a vida das pessoas através da arte. Entre no site da Fundação Stickel e doe hoje! Ou ainda faça um Pix: 61002937/0001-90 Compartilhe suas doações com a #diadedoar e inspire outras doações! ?

O Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo.

Hoje o Brasil inteiro se mobiliza pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros demonstram seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.


A sua doação muda mundos!

é isso, por fernando stickel [ 9:38 ]

faleceu rochelle costi

Com a fotógrafa Rochelle Costi em 2016, em frente aos trabalhos dos alunos no curso “Espaço, Espesso, Espelho” promovido pela Fundação Stickel no CEU Paz, no qual ela foi a educadora.

Rochelle Costi, parceira da Fundação Stickel e minha amiga, faleceu hoje aos 61 anos de idade, vítima de atropelamento. Muito triste e trágico, estou chocado. Desejo que a querida Rochelle esteja bem e em paz, e que sua família consiga superar esta perda trágica.

Este espaço com marcas de uma estante na parede era o quarto do meu irmão Neco na casa da R. dos Franceses, onde a família Stickel morou até um ano após o falecimento do meu pai Erico em 2004.
Contei para a Rochelle da existência da nossa casa na R. dos Franceses, na época estava fechada, aguardando venda. Por ser tombada, a venda era particularmente difícil, o que deu bastante tempo à família para desmontar e esvaziar a casa.
Rochelle e eu visitamos a casa, e ela perguntou o que iríamos fazer com as estantes, disse a ela que se interessasse poderia levar embora, e assim foi, algum tempo depois ela me enviou a foto da estante já instalada em sua casa na R. Livreiro Saraiva no Pacaembu.

Estante instalada na casa de Rochelle Costi em uma configuração diferente de seu local original, no quarto do meu irmão Neco na R. Dos Franceses.

é isso, por fernando stickel [ 9:20 ]

desenho e gravura

A Fundação Stickel acaba de entregar os certificados de conclusão do curso gratuito “Desenho e Gravura” a 20 alunos de Merien Rodrigues e seu projeto Itinero Grapho. Merien estreou como educadora da Fundação na Escola Condessa Filomena Matarazzo em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.

O projeto é particularmente interessante porque a Merien vai ao local das aulas com Akalangakamaleoa, uma Kombi equipada como atelier de gravura!!!

é isso, por fernando stickel [ 11:45 ]

eduardo longo


Lá nos idos de 1974 Eduardo Longo e eu morávamos no mesmo prédio de três andares na R. Tucumã, um belo dia ele me convidou a conhecer a construção da da Casa Bola na R. Amauri e acabei ajudando na construção, durante alguns dias.

Durante meio século de amizade acompanhei inúmeras fases da Casa Bola, e acabamos fazendo também alguns projetos juntos, como o curso “Viver o Espaço com Eduardo Longo” provido pela Fundação Stickel em parceria com o Espaço Cultural Tendal da Lapa em 2014.

Em contrapartida ao curso, a Fundação editou o livro “Sobre Bolas e outros projetos”, com texto de Fernando Serapião.

É um prazer acompanhar a mente brilhante que aos 80 anos de idade não para de desenvolver sabedorias arquitetônicas!


Um gigantesco espaço com uso múltiplo, estacionamento, estúdio de fotografia, e mais o que você quiser!


O arquiteto em sua “praia”…


A praia…


O posto de observação predileto, em frente à Av. Brig. Faria Lima.

é isso, por fernando stickel [ 9:24 ]

crescer sempre

A Fundação Stickel e a Crescer Sempre, instituição localizada em Paraisópolis, criaram parceria para oferecer diversos cursos de arte gratuitos em suas instalações.


Max Schenkman, educador de música da Fundação Stickel, eu, Marcia Oliveira e Miriam


Alunos do Max, com instrumentos criados com sucata


Renata Sauda, educadora de vídeo da Fundação Stickel, e um grupo de alunos


Alunas de Renata em ação no bairro

é isso, por fernando stickel [ 12:51 ]

casamento em ubatuba


Casamento em Ubatuba.

é isso, por fernando stickel [ 9:20 ]