aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

Arquivo: julho de 2022

on the road


Saí de Araxá às 6:30, em um dia glorioso! Temperatura ambiente de 12 graus, a Mercedes-Benz 560 SEL 1989 se comportando mmagníficamente!


Cerca de 7:30h na fronteira Minas Gerais – São Paulo.


Em Rifaina a ponte que cruza a Represa de Jaguara.


Entrando em São Paulo, a Rodovia Candido Portinari, com qualidade impecável… Em Minas as estradas estão ruinzinhas…


Já na Rod. dos Bandeirantes cerca de 11:00h eu, três Porsches e uma Ferrari fomos parados na Polícia Rodoviária Federal, fiscalização de rotina. Em cerca de 10 minutos todos liberados.

é isso, por fernando stickel [ 20:05 ]

o desenho e a escola brasil:

O DESENHO E A ESCOLA BRASIL:

O Espaço Fundação Stickel estreia sua nova exposição “O Desenho e a Escola Brasil:”, em cartaz a partir de 30 de julho. A mostra joga luz na história na Escola Brasil: (assim mesmo, com dois pontos integrados ao seu nome), projeto vanguardista de ensino da arte no país que se propunha como:

“… um centro de experimentação artística dedicado a desenvolver a capacidade criativa do indivíduo.” – conforme anunciava o catálogo da iniciativa, no ano de sua criação – 1970.

Na Escola Brasil:, a prática, a troca de experiências e a vivência no ateliê se sobrepunham às teorias acadêmicas.

De um lado, a mostra traz desenhos e pinturas de artistas ligados ao grupo:
Dudi Maia Rosa, Evandro Carlos Jardim, Fernando Stickel, Frederico Nasser, Luiz Paulo Baravelli, Maciej Babinski, Renata Cook e Wesley Duke Lee.

Do outro, se dedica a documentar os breves anos do projeto através de uma série de fotografias, registros dos bastidores das aulas entre 1970 e 1974, de autoria de Leila Ferraz e outros não identificados. Nelas, vemos os artistas, professores e alunos em ação, apresentando a dinâmica inovadora da Escola Brasil:.

Além do caráter artístico, a exposição tem o interesse histórico de apresentar os signos e estímulos pertinentes à década de 1970, bem como o legado deixado pelo projeto até os dias atuais.
Abertura: sábado, 30 de julho, a partir das 11h Espaço Fundação Stickel Rua Nova Cidade, 195, Vila Olímpia.Aberta ao público de forma gratuita.
Curso presencial DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Paralelamente à exposição O DESENHO E A ESCOLA BRASIL:, o Espaço Fundação Stickel recebe o curso “Desenho de Observação”, ministrado por Fernando Stickel, retomando as aulas de desenho que comandou entre 1986 e 2006. Neste curso, Fernando resgata a técnica aprendida com Frederico Nasser em seu atelier, durante os anos de Escola Brasil:.
Teremos duas novas turmas, à tarde e à noite nas terças-feiras, de 16 de agosto a 27 de setembro. Haverá ainda uma visita ao atelier de Luiz Paulo Baravelli.

é isso, por fernando stickel [ 7:25 ]

ibirapuera

Uma manhã no Parque do Ibirapuera.

é isso, por fernando stickel [ 9:10 ]

a sauna


A sauna do Grande Hotel Araxá é um fenômeno arquitetônico!!

é isso, por fernando stickel [ 9:38 ]

faleceu claes oldenburg

Faleceu o artista Claes Oldenburg, nascido em 28 janeiro 1929, em Stockholm, Suécia.
Eu sou, fui e serei apaixonado pelo trabalho de Oldenburg, sempre com muito bom humor… que perda!

LOS ANGELES, CA – JANUARY 26: People ride bicycles past where Google will open a new office in the Binoculars Building, designed by famed architect Frank Gehry, on January 26, 2011 in Venice section of Los Angeles, California. Google representatives confirmed that the company had signed a lease for 100,000 square feet of office space in three buildings and employees would begin moving into the offices this year. Google also announced its largest hiring spree, with more than 6,000 employees to be added this year. The sculpture was created by artists Claes Oldenburg and Coosje van Bruggen. (Photo by Kevork Djansezian/Getty Images)

é isso, por fernando stickel [ 14:43 ]

de espaços e exposições

De espaços e exposições.

Minha casa na Rua Ribeirão Claro 37, Vila Olímpia – São Paulo fez parte da minha vida, como unha e carne, por 21 anos.

Recém chegado a São Paulo em 1985, após um período morando em New York, procurava um espaço para alugar quando por indicação de amigos conheci o estúdio do Sergio Fingerman, que estava de mudança para a Vila Madalena. Entrei em contato com o proprietário para alugá-lo, mas ele queria apenas vendê-lo, e acabei comprando o imóvel.
?Lá morei, trabalhei, namorei, cozinhei, casei, sobrevivi a enchentes, plantei árvores, cuidei de cachorros e escrevi um livro. Lá nasceu meu filho Arthur, fiz os cursos “Desenho com Fernando Stickel” e 1ª Oficina de Design de Automóvel”, fiz festas, preparei exposições, fiz 21 reformas, negociei, transformei, hospedei amigos, pintei o imóvel de inúmeras cores, conheci vizinhos, bem e mal humorados, e finalmente cedi gratuitamente o espaço por dois anos, para que a Fundação Stickel lá construísse, com projeto de Sandra Pierzchalski, o “Espaço Fundação Stickel” e realizasse 9 exposições de arte, estreando com a exposição “Arte e Ilusão” de Luiz Paulo Baravelli em outubro 2005.

Chegado o momento de sair do imóvel e vendê-lo, iniciou-se longo e complexo processo, envolvendo a consolidação de vários terrenos e uma negociação onde ao final dois interessados disputavam o negócio, uma incorporadora interessada em construir um prédio, e a Comunidade Shalom, sinagoga progressista interessada em construir sua nova sede.

Um belo dia conversando com o jovem e simpático rabino Adrian Gottfried sobre a negociação, eu disse a ele:
– Adrian, vou vender minha casa pelo melhor preço, mas prefiro vender a vocês, pois este terreno está impregnado de muitas boas vibrações… E assim, foi, para minha alegria a melhor proposta veio da Shalom e fechamos o negócio.

Entreguei as chaves do imóvel em 31 dezembro 2006. Na desmontagem do espaço, tal qual um corpo doando órgãos, distribuí aos amigos e pessoas próximas, luminárias, plantas, caixilhos, telhas, grades, portas, louças e metais, etc… etc… O final de ciclo de um imóvel que cumpriu plenamente sua função, pública e privada. Algo que desaparece para dar lugar a algo novo. É o saudável ciclo da vida.

Vencedores do concurso de arquitetura promovido pela Shalom, o projeto de arquitetura da nova sinagoga foi de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, da Brasil Arquitetura. Em 2011 fui convidado para a inauguração do novo prédio, tive muito prazer de participar da cerimônia, onde encontrei inclusive alguns amigos.

Agora, 17 anos depois, em um espaço mais uma vez projetado por Sandra Pierzchalski, a Fundação Stickel repete o convite ao mestre Baravelli, que apresentará seus trabalhos no novo Espaço Fundação Stickel, na Rua Nova Cidade 195 – Vila Olímpia, São Paulo.

é isso, por fernando stickel [ 8:10 ]

fulvio pennacchi


Minúscula tela de Fulvio Pennacchi, dimensões 4 x 8 cm, óleo sobre placa.

é isso, por fernando stickel [ 18:09 ]

faleceu claudia nadas


Faleceu nossa querida Claudia Nadas, colega da 5ª Turma do MBA em Gestão e Empreendedorismo Social na Fundação Instituto de Administração – FIA, Programa de Empreendedorismo Social e Terceiro Setor – CEATS 2009.
Claudia tinha 57 anos, advogada, casada com o François com quem tinha as filhas Sophie e Isabelle. Claudia nos deixou prematuramente… que faça uma linda viagem.

é isso, por fernando stickel [ 8:49 ]

covid


Até segunda-feira passada eu escapei da Covid 19. Foi um dia em que tive muito sono, dormi profundamente na televisão à noite. Acordei na terça-feira com dor no corpo, uma sensação bem diferente do usual, desconfiado fiz o auto-teste do Covid: POSITIVO!!!


Uma semana depois, teste NEGATIVO!!!

é isso, por fernando stickel [ 11:32 ]

schiller x stickel

Conheci a fotógrafa Beatriz Schiller em Nova Iorque quando morei lá em 1985. Éramos vizinhos da 18 Street, ela no East e eu no West.

Naquela época eu me dedicava 100% às artes plásticas e produzi uma série de trabalhos, que a Beatriz fotografou.

A vida seguiu e quase 40 anos depois voltamos a nos falar agora, que ela veio ao Brasil para o lançamento de seu novo livro.

Aproveitamos para trocar nossos livros, Beyond the Flag x Clássicos. Obrigado Beatriz, adorei!

é isso, por fernando stickel [ 15:58 ]