aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

Arquivo: julho de 2007

dois bairros

hort.jpg
Pela manhã, no b airro da Freguesia do Ó, a recém concluida horta do “Projeto Mulheres de Talento”, o Marco que executou, e a arquiteta Sandra Pierzchalski que idealizou.

ce.jpg
À tarde, os céus da Vila Madalena, a partir da nova sede da Editora Terceiro Nome.

é isso, por fernando stickel [ 20:41 ]

rosas de ouro

rosas.jpg
Sociedade Rosas de Ouro, na marginal do Tietê com ponte da Freguesia do Ó.

é isso, por fernando stickel [ 12:10 ]

eduardo cimitan lunardelli

cimitan.jpg
Encontrei no mundo real, depois de muitos anos, o meu amigo Eduardo Lunardelli, ele e a mulher Paulinha se abalaram lá de Floripa para participar da passeata.
O Eduardo é um dos blogueiros mais ativos e interessantes que conheço, ele sofre de FUROR BLOGUEIRO cronico, aparentemente sem nenhuma consequência grave…
Eduardo já preparou no blog dele uma bela e completa reportagem sobre a passeata.

é isso, por fernando stickel [ 23:00 ]

vila olímpia em pb

ceu21.jpg
Almoçamos hoje um belíssimo bacalhau, acompanhados de um casal de amigos e duas garrafas de vinho tinto, chegamos em casa por volta das 15:30, aquele frio brabo e a cama me chamando para uma adequadíssima siesta.
Ao contrário, saí na rua cinza, gelada, chuvisquenta para fotografar a minha querida Vila Olímpia. Os vapores do álcool se foram e ficaram algumas fotos na fascinante técnica do Preto&Branco.

é isso, por fernando stickel [ 0:53 ]

pb

sandra8.jpg
Experiência em PB.

é isso, por fernando stickel [ 12:40 ]

estúdio

estud1.jpg
Não posso dizer que não tenha saudade das tardes de artes, sózinho no meu estúdio.

é isso, por fernando stickel [ 15:53 ]

reconstituição

airbus.jpg
Uma excelente reconstituição gráfica do acidente com o Airbus da TAM, feita pelo jornal espanhol El Pais.
Nesta versão tem lógica a guinada forte para a esquerda, uma vez que o pneu esquerdo entra na grama e é portanto mais freado que o direito, ainda sobre o asfalto.

é isso, por fernando stickel [ 14:39 ]

cigarras

A maior concentração de cigarras que jamais ouvi, cada árvore desta reserva natural, o “Parco Naturale della Maremma”, na Toscana, deve ter milhares de cigarras, um barulho deliciosamente infernal!

é isso, por fernando stickel [ 12:00 ]

diederichsen

avos-diederichsen.jpg
Meus avós maternos, Maria Elisa (Lili) e Ernesto Diederichsen, em Campos do Jordão, cerca de 1943. Minha mãe continua garimpando e organizando as fotos da família, vai precisar ainda de muito esforço de restauro, etc.. mas os resultados começam a aparecer.

é isso, por fernando stickel [ 12:27 ]

via apia antica

apia.jpg

Evitando falar dos transportes aéreos, fonte permanente de desgosto e irritação, vamos voltar à TERRA e à Via Apia Antica, estrada principal do Império Romano.
Hoje lá trafegam pedestres, bicicletas, pouquíssimas motocicletas e alguns carros, só trânsito local.
Andamos cerca de 6 km, saindo um pouco além do Coliseum e das Termas de Caracala, até a casa de nossos amigos, na periferia de Roma.
Passeio agradabilíssimo, cheio de monumentos e ruínas, árvores, casas sofisticadas, e fazendas!

é isso, por fernando stickel [ 10:50 ]

luz ácida

assem.jpg
O “Palácio Anchieta”, sede da Câmara Municipal de São Paulo no Viaduto Jacareí, sexta-feira à tarde, feéricamente iluminada com luz ácida.

é isso, por fernando stickel [ 10:10 ]

o jardim

jardim2.jpg
O antes, o meio e o depois no “Projeto Mulheres de Talento”, a foto de baixo é de Novembro 2006, a de cima tomada ontem.
As obras efetivas da reforma na casa iniciaram-se em 1 Março 2007.

é isso, por fernando stickel [ 8:47 ]

sandra pierzchalski arquiteta

horta3.jpg
A arquiteta Sandra Pierzchalski se concentra em terminar a horta do “Projeto Mulheres de Talento”, da Fundação Stickel, que tem inauguração prevista para 18 Agosto.

é isso, por fernando stickel [ 8:15 ]

boa noite

ponte.jpg
.

boa noite

.

é isso, por fernando stickel [ 23:48 ]

cansei

tar1.jpg
.

cansei

.

é isso, por fernando stickel [ 8:51 ]

montgolfiera

balao.jpg
Na Toscana voamos no mais primitivo objeto voador, e talvez o mais seguro.
Passeamos sobre San Gimignano na “Montgolfiera” que é como os italianos chamam o balão de ar quente, uma das experiências mais lindas que jamais tive.
Juntamente com o nosso, voaram mais dois balões, na mesma hora e no mesmo local, em alguns instantes ficamos a poucos metros de distância um do outro!
Na descida, a tradição do Champagne permanece, e o café da manhã toma-se ali mesmo, no meio do campo em cima da cestinha do balão.

é isso, por fernando stickel [ 13:05 ]

festa em roma

festa2.jpg
Na festa de aniversário do nosso amigo Jay em Roma.

é isso, por fernando stickel [ 12:33 ]

disse marcio franzoni

Sobre o caos aéreo, comentário do meu amigo Marcio Franzoni, piloto profissional, ex-Varig, hoje voando na China:

“O desastre maior deste desastre de ontem é que ele é um desastre cuja ocorrência era apenas uma questão de cedo ou tarde. Infelizmente ficou trágicamente evidente que ocorreu ainda mais cedo do que o esperado…
Madruguei hoje assistindo estarrecido pela CNN e Internet aqui em ShenZhen, P R China, onde estou voando agora, as imagens das labaredas pintando de amarelo e ocre a cabeceira 17 de Congonhas. Pousei lá inúmeras vezes, na minha, na nossa, “velha” Varig. Hoje sou um dos inúmeros pilotos experientes “exilados” pela Babilônica incompetência Brasileira. Embora agora longe do Brasil, passei quase 20 anos voando na Varig no Brasil, 10 dos quais “na Internacional” nos mais de 20 como Comandante, e por isso assisto a estas imagens dominado por uma indigesta mistura de choque, tristeza e revolta como se ainda estivesse voando aí.
O choque é até previsível diante de imagens do inferno de chamas e corpos sendo retirados dos destroços, e a tristeza também é de certa forma natural, pois é consequencia dos dramas que sempre pontuarão as nossas vidas, salientado a falibilidade inerente à nossa condição de humanos. Mas a dor mais incômoda de todas para mim é a da revolta. Uma TREMENDA revolta diante deste absurdo “Apagão” aeronáutico Brasileiro que até recentemente destruía apenas patrimônios como a Varig, mas agora avança célere ceifando vidas e gerando perdas humanas irreparáveis, e ainda pior, na maior parte EVITÁVEIS!!!!!
Poucas outras atividades humanas brincam tanto com as nossas emoções quanto a aviação. Voar, viajar, cruzar o céu entre nuvens rumo a lugares exóticos, uma experiência fascinante possibilitada por tecnologias desenvolvidas e incorporadas a estas nossas máquinas maravilhosas, e normalmente trazendo conforto e segurança na “trip” dos nossos sonhos, ou apenas a uma trivial viagem de negócios.?Mas também poucas outras atividades são tão intensa e simultâneamente dependentes das forças da natureza, infraestrutura física e tecnologia, interesses econômicos, treinamento e fatores humanos, horários, e acima de tudo da capacidade de TODOS os responsáveis por cada setor em administrar tudo ao mesmo tempo, enquanto uma aeronave avança como uma flecha a 900km/h rumo ao seu destino.
É um desafio contínuo, 24 horas por dia, 365 dias por ano, faça chuva ou sol, para que tudo isso não termine em tragédia…
Só que mais esta tragédia recente prova que este não é o caso no Brasil de hoje. E o cidadão Brasileiro precisa urgentemente realizar que o maestro maior desta “Orquestra” precisaria estar executando a sua “partitura” com muita competência para que não tivessem morrido hoje os nossos colegas, familiares e amigos. E que este “Maestro” é, ou deveria ser, o Governo que elegemos democráticamente.
Nós pilotos sabemos que ao nosso colega comandante do vôo de ontem caberá a sua parcela de “culpa”. Sempre nos caberá alguma como responsáveis últimos da operação de uma aeronave, jamais negamos este fato e muitas vezes também “pagamos” com as nossas vidas pelos erros eventualmente cometidos! Mas o que os Brasileiros precisam urgentemente entender é que a segurança e a pontualidade do seu vôo depende de uma complexa e extensa “corrente” de diferentes eventos e responsabilidades que precisam funcionar uníssonos e com alto grau de profissionalismo.
No Brasil quem implementa, administra, regulamenta e fiscaliza a infraestrutura dos aeroportos e das empresas, e controla o nosso espaço aéreo é o Governo; assim como é ele também o poder concedente das linhas para as empresas. E mais: este mesmo Governo ainda cobra UMA FORTUNA em taxas do já aviltado contribuinte-passageiro e das empresas pelo utilização de seus péssimos serviços. Ou seja, PAGAMOS duas vezes para brincarem com as nossas vidas!!!
Cabe a nós Brasileiros exigir que este pateta megalômano e ignorante travestido de Presidente pare de brincar com as nossas vidas perseguindo, processando e prendendo pilotos e controladores como se responsáveis fossem pelo estrondoso fracasso do Estado Brasileiro entregue ao seu comando. E a indignação de todos os comentários que ouvi ontem na Internet/CBN me reacendeu uma pequena esperança de que a sociedade talvez reagirá desta vez a mais este descalabro governamental. A ÚNICA esperança de futuro para o nosso país é realizarmos que cabe a todos nós Brasileiros reagir à sujeira política que destrói e mata no nosso país!
O Brasil é grande demais, lindo demais para deixarmos que um energúmeno e sua corja PTista e de sua “base de sustentação” entranhada nos diferentes órgãos públicos responsáveis pelo assassinato de ontem continuem matando impunemente. Não podemos admitir que mais esta tragédia e sofrimento causado às famílias sejam em vão!!!!”

é isso, por fernando stickel [ 9:27 ]